6 mins read

Onde acontece a festa do Boi-Bumbá?

Onde e quando ocorre a festa do boi-bumbá de Parintins?

FESTIVAL FOLCLÓRICO DE PARINTINS – 28 de junho a 05 de julho de 2023. O Festival Folclórico de Parintins é uma das festas populares brasileiras mais importantes do nosso calendário. Desde 1965, acontece todos os anos na remota cidade de Parintins-AM, às margens do Rio Amazonas, distante 400 km em linha reta de Manaus.

Como acontece a festa do boi-bumbá?

A festa do Bumba Meu Boi se refere a morte e a ressurreição. A celebração desse milagre no qual na cultura folclórica um homem representa o boi se vestindo com uma armação de madeira, pano e usa uma cabeça de animal feita à mão. A festa do Bumba Meu Boi é uma das festas folclóricas mais importantes do Brasil.
Em cache

Onde é realizada a festa do boi Calemba?

O Boi Calemba Pintadinho de São Gonçalo do Amarante é um dos grupos mais tradicionais do Rio Grande do Norte, com 114 anos de existência.

Quando é comemorado a festa bumba meu boi?

dia 30 de junho

Milhares de pessoas lotaram a Avenida São Marçal, no bairro João do Paulo, em São Luís, para celebrar o bumba meu boi sotaque de matraca, na tradicional Festa de São Marçal, anualmente festejada no dia 30 de junho, data em que é celebrado o Dia Nacional do Bumba Meu Boi.

Onde é praticado o Festival de Parintins?

O Festival Folclórico de Parintins é uma festa popular que acontece todos os anos no município brasileiro de Parintins, no interior do estado do Amazonas. O festival é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Onde vai passar o Festival de Parintins 2023?

Pelo segundo ano consecutivo, a TV Cultura será a emissora oficial do Festival Folclórico de Parintins.

Onde foi criado o bumba meu boi?

Origem do Bumba meu boi

Segundo os historiadores, a manifestação teve origem na cultura dos países da Europa, especialmente da tradição luso-ibérica do século XVI, e foi trazida para o Brasil através de colonizadores portugueses, misturando-se à cultura dos países da África e indígena.

O que representa o boi na festa?

Figura mitológica nas mais diversas culturas, o boi era visto por escravos negros e indígenas como companheiro de trabalho, símbolo de força e resistência. É por isso que toda a encenação gira em torno dele.

Onde acontece a festa do Boi Garantido e Caprichoso?

O nome do festival remete ao lugar onde ele acontece, a ilha de Parintins, às margens do rio Amazonas. O evento se baseia em uma rivalidade iniciada há cerca de cem anos, quando dois grandes grupos começaram a representar nas ruas o folclore do boi-bumbá, uma variação do bumba-meu-boi do Maranhão.

Quem participa do bumba meu boi?

Personagens Humanos: o Capitão Boca Mole, um fazendeiro dono da festa; Bastião, ajudante do Capitão e amigo de Mateus, que em algumas versões aparece como filho do fazendeiro; Mateus, que dependendo da região é chamado de Chico, Pai Chico ou Pai Francisco; Arlequim, que aparece como pajem; Catirina, Catarina, Catita ou …

O que acontece na festa do bumba meu boi no Maranhão?

Diferente de outros estados nordestinos, embalados pelo forró, no Maranhão o destaque do São João é o bumba meu boi. Na festa, é realizado um cortejo com apresentações e é feita uma encenação através de uma narrativa conhecida como o Auto do Boi, podendo ter também competições entre os diferentes grupos.

Qual a diferença entre o Boi Garantido e o Caprichoso?

O folclore do boi-bumbá coloca frente a frente dois grupos: o Boi Caprichoso, que usa a cor azul, e o Boi Garantido, que usa a cor vermelha. A arena de espetáculos, batizada de “Bumbódromo”, é o palco para a rivalidade entre o Caprichoso e o Garantido, com apresentações completas.

Quanto custa ir ao Festival de Parintins 2023?

E por fim, na última noite (2 de julho), o Garantido abre o festival e o Caprichoso encerra a festa. Os preços dos ingressos para o Festival de Parintins 2023 custam entre R$ 980 e R$ 1.495.

Quais as curiosidades do bumba meu boi?

A tradicional festa do Bumba Meu Boi se espalhou por quase todas as cidades do interior do Maranhão e, com o tempo, cada localidade começou a fazer algumas adaptações na forma de brincar, criando os 5 “sotaques” diferentes que existem atualmente.

O que diz a lenda do bumba meu boi?

A lenda do Bumba Meu Boi é a seguinte: No Nordeste havia um casal que se chamava Catarina e Francisco, e ambos trabalhavam numa fazenda. Quando a esposa de Francisco ficou grávida, teve um desejo de comer língua de boi.

Quando é a festa do Boi Garantido e Caprichoso 2023?

Nos três dias de apresentação (30 de junho, 1º de julho e 2 de julho), o bumbá abordou a revolução popular expressa na cultura e nos saberes do povo amazonense, sendo esta a maior arma contra preconceitos e opressões.

Onde ver bumba meu boi em São Luís?

Feirinha São Luís movimenta Centro Histórico com cortejo de bumba meu boi e shows especiais.

Qual o maior Bumba-meu-boi do Maranhão?

Sotaque de matraca – é o mais popular e com maior numero de grupos no Estado, tendo surgido em São Luís e tem influência indígena.