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O que verificar nos freios?

Como revisar os freios?

Revisão dos freios: Pré-assentamento das pastilhas

É preciso verificar se não há algo solto, quebrado, se existem trincas ou fissuras. Efetuar a medição do disco de freio para identificar se está abaixo da espessura mínima recomendada. Caso esteja abaixo, os discos devem ser trocados”, afirma.

Como identificar problemas nos freios?

Pedal muito duro ou muito suave

Quando o pedal do freio está muito duro, pode ser que haja falhas no disco ou no fluido do freio. Já quando o pedal do freio está suave demais, indo até o assoalho quando acionado, a falha pode estar nas pastilhas do freio ou no cilindro mestre.
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Quando revisar freios?

Após os 20.000km a manutenção deste sistema deve ocorrer mediante uma avaliação técnica a cada 5 ou 10 mil km ou caso seja percebido alteração no uso do freio.
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Quais as peças que compõem o sistema de freio?

Os principais são:

  • pedal de freio;
  • cilindro mestre, responsável pelo fornecimento de fluido para o circuito hidráulico;
  • mangueiras flexíveis e tubos de metal, nos quais os fluidos de freio circulam;
  • pistões;
  • alavanca do freio de mão;
  • pastilhas de freio.

O que indica falha nos freios?

“Quando a procedência das peças do sistema de freio é duvidosa, o condutor deve redobrar a atenção sempre que perceber ruídos ou desconforto nos pedais, pois, geralmente, estes são os primeiros sintomas que indicam a necessidade de uma revisão e possível substituição dos componentes”, ressalta.

O que pode causar defeito no sistema de freios do veículo?

O mais provável é um desgaste dos componentes do freio, ou seja, as pastilhas se desgastaram ou as lonas traseiras tiveram sua espessura muito reduzida provocando, portanto, esse aumento do curso do pedal. Então, a solução é simples: basta a oficina substituir esses componentes.

Quais são os problemas mais comuns no freio a disco?

Alterações no pedal

O acúmulo de resíduos ou o desgaste irregular no disco de freio prejudica o contato da pastilha com a superfície e, como consequência, a frenagem. Isso costuma ser sentido no pedal, que pode ficar muito duro e obrigar o condutor a pisar com muito mais força.

Como saber se as lonas do freio está ruim?

Isso, caso o motorista note que:

  1. Há trepidação no pedal de freio;
  2. O veículo demora cada vez mais para parar por completo;
  3. Há fuga do ar comprimido em outras partes do freio;
  4. A superfície das lonas do freio se encontram com rachas e sua espessura está fina demais;

O que é o servo do freio?

A função do servo de freio é ampliar a força aplicada pelo motorista no pedal de freio. O processo ocorre por meio da diferença de pressão entre o vácuo gerado pelo motor ou bomba de vácuo e a pressão atmosférica, amplificando a força de atuação sobre o cilindro mestre e proporcionando maior conforto ao motorista.

O que é o servo freio?

O servo freio é uma espécie de bomba de vácuo ou uma bomba hidráulica, que tem a seu cargo a funcionalidade de multiplicar a força do pedal de travão (freios), auxiliando, assim, a condução do condutor. Sem o mesmo, torna-se muito difícil a redução da velocidade, dado que seria necessário aplicar muita força no pedal.

O que acontece se o ABS falhar?

Trepidações ao frear

Quando esse limite é extrapolado, todo o sistema fica prejudicado. Além dos discos, os cubos das rodas também podem ser os responsáveis pelas trepidações.

O que acontece se o disco de freio está ruim?

Quando esse componente fica gasto por conta do uso normal do carro, a segurança da direção fica comprometida, pois o veículo pode não frear corretamente em momentos de emergência. O sistema de freio é elaborado para parar o automóvel assim que o motorista o aciona, por isso, merece cuidado especial na hora da revisão.

Quando freio faz barulho na roda dianteira?

Sem dúvidas, a principal razão para um barulho de ferro raspando na roda dianteira é o desgaste das pastilhas de freio. Quando esses componentes atingem o limite máximo, a parte metálica passa a encostar diretamente no disco de freio e ocasionar o ruído inconfundível.

Quantos km dura a lona de freio?

Diversos fabricantes afirmam que as lonas de freio aguentam até 50 mil quilômetros rodados — enquanto as pastilhas do freio de disco são menos resistentes e não suportam nem metade disso. Por outro lado, vale a pena lembrar que as lonas sofrem menos atrito que as pastilhas, prolongando sua vida útil.

Como saber se o cilindro mestre de freio está ruim?

Os problemas do cilindro mestre

Um dos sintomas mais comuns deste problema consiste no pedal ficar baixo quando se está com o veículo parado e o pé no pedal de freio, como em um semáforo por exemplo. Outro sinal é a aparição de vazamentos ou pontos úmidos pelas linhas de freio.

O que faz o freio fica baixo?

O mais provável é um desgaste dos componentes do freio, ou seja, as pastilhas se desgastaram ou as lonas traseiras tiveram sua espessura muito reduzida provocando, portanto, esse aumento do curso do pedal. Então, a solução é simples: basta a oficina substituir esses componentes.

Como saber se o disco de freio ainda está bom?

Confira, a seguir, os três principais sinais do desgate dos discos de freio.

  1. Vibrações – Quando vibrações ocorrem ao frear o veículo, isso pode indicar problemas no disco de freio. …
  2. Dificuldade para frear – Outro sinal importante que demonstra algum tipo de problema no disco de freio é a dificuldade para frear.

Como saber se o disco está gasto?

Veja quais são!

  1. Vibrações. Quando o automóvel sofre trepidações ao frear, o motivo desse problema são pastilhas danificadas, que causam deformidades na estrutura dos discos (desgastes e/ou tricas) e geram vibrações. …
  2. Barulhos. …
  3. Pedal muito duro ou suave. …
  4. Ruídos agudos. …
  5. Luzes do painel. …
  6. Quilometragem. …
  7. Espessura dos discos.