Você tem medo de vender? Descubra os 3 motivos por trás disso!

Uma ideia na cabeça e depois de muito planejamento e ação você consegue enfim abrir em um negócio. Mas aí você descobre que depois de tudo isso, ainda vai ter de convencer outras pessoas. Você vai precisar vender! E é aí que muitas mães empreendedoras paralisam.

Sem perceber acabamos sendo dominadas por pensamentos ruins que funcionam como crenças limitantes do que queremos fazer e com isso você se autosabota e desiste. É como um círculo vicioso que se você não interromper, vai te atrapalhar muito no caminho do seu negócio.

Vender o seu produto e cobrar dinheiro por isso passa a ser uma das grandes dificuldades que as mulheres empreendedoras encontram quando abrem um negócio.

Mas por que isso acontece? Por que afinal você tem medo de vender?

Vamos discutir a seguir três motivos pelos quais você tem medo de vender e como vencer essa dificuldade e ganhar mais dinheiro sem culpa.

3 motivos por trás do seu medo de vender

Motivo 1: Você acha que não merece ganhar dinheiro

O primeiro passo para entender e vencer o medo de vender é pensar que você merece e precisa ganhar dinheiro com seu negócio e não há mal nisso. Ganhar dinheiro é importante para você, para quem trabalha com você, para a economia do país. 

Você ainda tem aquela visão antiga e preconceituosa de que mulher que gosta de dinheiro é interesseira ou fútil? Espero que não! Afinal é através do que recebemos com o nosso trabalho que podemos nos sustentar e sermos independentes. Querer melhorar de vida é muito bom. E buscar isso através do trabalho é motivo de orgulho.

Além do mais, uma empresa só existe se puder se sustentar financeiramente. Tudo o que você acredita só vai acontecer se os seus clientes financiarem seus sonhos. Não há nada errado isso.

Pessoas com autoestima baixa acham que não merecem receber algo em troca do seu trabalho. Pensam que por gostar do que fazem não é justo cobrar, mas não é assim que devemos pensar se queremos ser empreendedoras.

Se você trabalha e não ganha dinheiro isso não é um negócio, mas sim um hobby que você ama. Mesmos os negócios sociais de alguma forma precisam ganhar dinheiro para fazer acontecer.

Você precisa entender de uma vez por todas que se você pensou, criou, produziu e entregou você merece ganhar dinheiro com seu trabalho. Simples assim.

Motivo 2: Você não quer enganar ninguém

Um segundo ponto que está por trás desse medo de vender é pensar que está de alguma forma sendo desonesta com as pessoas. Não que você pense isso claramente, mas é uma crença escondida bem lá no fundo.

 Quem vende não engana ou faz mal para as pessoas, muito pelo contrário.

A gente cresce no Brasil com a visão que empresário é corrupto, ganancioso e egoísta. Sabe aquele empresário de novela da Globo que fica sempre atrás de uma mesa (nunca trabalha de verdade diga-se de passagem) e só está tramando e fazendo maldades? Pois é, mesmo sendo só um personagem de TV, muitas vezes esse tipo de imagem errada fica na cabeça das pessoas. 

Mas e o noticiário? No noticiário acompanhamos infelizmente vários casos de corrupção, mas que não mostram a maioria dos empreendedores no Brasil. Tenho certeza que você sabe da sua honestidade e conhece um monte de outras mães empreendedoras honestas e que só estão querendo fazer coisas positivas com seus negócios no mundo.

Vender não é enganar!

Motivo 3: Você acha que não conseguir vender é um fracasso pessoal

Se você criou uma marca, escolheu os materiais, fabricou suas peças, divulgou nas redes sociais e não vendeu o suficiente… você tem um problema de marketing. Só isso.

Não conseguir vender não é uma falha de caráter ou qualquer outro tipo de defeito de fabricação seu. Não se trata de um fracasso pessoal!

Você só não sabe vender de forma adequada o seu trabalho. E isso se aprende. 

Há diversas técnicas e ferramentas de marketing que podem ser usadas no seu negócio e que vão te ajudar a dar um novo rumo nas suas vendas. Cabe a você pesquisar, fazer cursos, ir atrás de conhecimento ( tem muito por aqui no Mães Empreendedoras, viu?!) para mudar o que é preciso.

Vender não é um fracasso seu, mas um erro de estratégia que pode ser corrigido.

 

E agora que já descobriu os motivos por trás do seu medo de vender, o que você vai fazer?

Vença a insegurança, deixe pra lá crenças antigas e o sentimento de que não pode dar certo e invista no seu crescimento como mãe empreendedora.

Boas vendas!

Continue no blog:

Como vender mais em tempos de crise: 10 passos para te ajudar!

7 dicas para fazer fotos incríveis e aumentar as vendas da sua loja virtual

Por: Maria Cristina Bernardo

Empreendedorismo feminino e trabalho em casa

O que você achou? Deixe seu comentário aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s