Quem são as mães empreendedoras? Conheça o perfil das mulheres que estão empreendendo no Brasil [INFOGRÁFICO]

Muitas mulheres tem buscado no empreendedorismo um novo caminho para suas vidas profissionais. É o que revela uma pesquisa feita aqui pelo Mães Empreendedoras no mês de fevereiro de 2019. A pesquisa teve 150 respondentes nessa primeira fase e levantou dados importantes para conhecermos melhor nossa história e o perfil das mães empreendedoras.

Ainda hoje as mulheres não ocupam tantos cargos de liderança nas empresas, têm dificuldade de ascensão nas carreiras, inclusive por conta da maternidade, e possuem salários menores do que os homens no mercado. Diante dessa realidade, onde o preconceito e a disparidade de oportunidades ainda são grandes desafios, o empreendedorismo surge como uma possibilidade diferente para a vida profissional das mulheres, especialmente as mais jovens.

Segundo a pesquisa, a maioria das novas empreendedoras são da geração Y (85%) e começaram a empreender para estar mais perto dos filhos (52%), já que muitas sentem que perdem chances de trabalho por serem mães.

Além do desejo de viver mais plenamente a maternidade, o sonho de ter um negócio próprio (16%) e a necessidade de ganhar dinheiro (17%) também pesaram na decisão.

Por não terem experiência como empreendedoras, muitas sentem dificuldade à frente da gestão dos negócios, especialmente no marketing da empresa (40%). Outro grande desafio é a organização para trabalhar, problema apontado por 32 % das respondentes, já que a maioria das mulheres trabalha em casa e no seu dia a dia a mulher acaba acumulando papéis como dona de casa e profissional.

Mas o empreendedorismo feminino veio para ficar e segue crescendo no Brasil. As novas empreendedoras estão na Região Sudeste, com destaque para o estado de São Paulo (33%), vendem principalmente produtos pela internet e apostam em negócios da indústria criativa, sendo 22% no segmento de artesanato, 20% na área da moda e 18% no segmento de alimentação. Há também um crescimento do número de mulheres nas áreas de comunicação e marketing digital, carreiras que nasceram e se expandem com o avanço da internet e redes sociais nos últimos anos.

No infográfico a seguir podemos conhecer os detalhes e compreender melhor nossa realidade como empreendedoras.

 

Continue no blog:

Plano B: como viver a mudança de carreira

Você está desempregada? Empreender pode ser uma saída

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais!

Está precisando de ajuda para começar seu negócio? Quer aprender como divulgar sua empresa? Conheça os cursos para as Mães Empreendedoras clicando aqui.

Clique aqui e receba dicas e conteúdos do Mães Empreendedoras pra te ajudar a ter sucesso com seu negócio diretamente no seu e-mail.

Envie um e-mail para mim: maria@maesempreendedoras.net.br

Sobre a autora

Maria Cristina Bernardo

 

Mãe do Guilherme, do João e da Júlia. Criadora de conteúdo digital, Pedagoga, Especialista em Sustentabilidade e Gestão de Pessoas. Mãe empreendedora que começou a empreender há 10 anos e hoje tem como missão ajudar outras mulheres a desenvolverem seus negócios e alcançarem sua independência.

 

 

Fonte de imagens: Google

Anúncios

O que você achou? Deixe seu comentário aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s