Ordem na Casa: 4 dicas do método Marie Kondo para você se organizar para trabalhar em casa

A série Ordem na Casa com Marie Kondo é um sucesso na Netflix e tem sido muito comentada também nas redes sociais. A série mostra como Kondo aplica seu método para manter a casa e a vida das pessoas mais organizadas.

Ao longo dos oito episódios, a série mostra a visita de Marie a diferentes famílias norte-americanas para ajudá-las a dar um jeito na bagunça e aos poucos vai ensinando como a organização pode ajudar as pessoas a verem a vida de outro jeito e se permitirem realizar mais. Então se você não viu ainda, prepare a pipoca e dê o play.

Excited Marie Kondo GIF - Find & Share on GIPHY

Marie Kondo ficou famosa no mundo todo em 2015, quando lançou o livro “A Mágica da Arrumação” (que já li e está aqui na minha estante porque sem dúvida me traz muita alegria). No livro ela conta os princípios que usa para organizar o ambiente e que vão permitir também uma mudança de rotina.

Com certeza o livro foi muito inspirador pra mim e para a minha rotina de mãe empreendedora que trabalha em casa com três filhos.  Você imagina como é fácil né? Só que não..rs

O ensinamentos de Kondo me ajudaram, juntamente com outras fontes e a minha experiência a criar o treinamento Mom Office (pra conhecer mais clique aqui) que hoje ajuda várias mulheres a se organizarem também para trabalharem em casa nos seus negócios.

E como o método KonMari pode te ajudar a se organizar para trabalhar em casa como mãe empreendedora?

Preparei aqui uma lista com 4 dicas valiosas que vão ser úteis nessa missão:

#Dica 1- Isso me traz alegria?

A primeira dica de Marie é uma espécie de ritual em que você precisa identificar se algo realmente te traz felicidade. É abraçar cada peça de roupa ou objeto e se perguntar “Isso me traz alegria?” e guardar tudo que pareça bem e feliz no seu espaço.

Para trabalhar em casa sem dúvida é preciso desapegar de itens e de hábitos e esse “filtro da alegria” pode ser uma forma interessante de começar.

# Dica 2- Um lugar pra cada coisa, cada coisa em seu lugar

Segundo Kondo devemos ter espaços específicos para cada tipo de coisa em nossa casa. E nunca guardar em outro lugar que não aquele em que definimos. Essa ideia de voltar cada coisa para o lugar que pertence ajuda a manter o controle do ambiente e facilita inclusive a reposição.

Essa noção é muito importante para quem trabalha em casa e precisa organizar separadamente os itens do trabalho. Manter um ambiente em ordem e voltado exclusivamente para o negócio vai ajudar muito na produtividade.

#Dica 3- Não gaste dinheiro à toa com itens de organização

Pra colocar ordem na casa, Marie Kondo prefere usar itens reaproveitados do que sair gastando uma grana em vários itens de organização. Invista naqueles que vão te ajudar a manter à vista e fácil de alcançar o que vai ser guardado e que sejam práticos e funcionais no seu dia a dia.

Assim, não tem desculpa para não manter seu home office de mãe empreendedora arrumado. Não precisa investir muito. Reaproveite caixas e gavetas e compre itens específicos só quando forem essenciais para a sua realização de tarefas diárias. Quem trabalha com produtos mais volumosos, talvez precise de mais itens. Mas lembre-se que um estoque grande pode ser sinal de desperdício.

#Dica 4: Desapegue-se e bola pra frente!

Muitas vezes ficamos presas às recordações. Até os livros ficam ali se empoeirando para o dia que tivermos tempo de ler.

Se você está nessa fase que não conseguiu cumprir algumas metas e deixou acumular coisas e livros, pare de se torturar com o passado. Comece a olhar para frente e ver quantas possibilidades ainda existem.

Guarde as recordações boas, jogue fora os excessos. O que não deu pra ser feito, deixa pra lá. Comece uma nova leitura e vá construindo novas memórias com a sua realidade. Não deixe as tralhas te atrapalharem de seguir em busca do que você quer para o futuro.

Continue no blog:

Como organizar o ambiente para trabalhar em casa

15 ideias de negócio para mães que querem trabalhar em casa 

Por: Maria Cristina Bernardo

Anúncios

O que você achou? Deixe seu comentário aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s