10 dicas para a empreendedora planejar uma campanha de Black Friday

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Muitas pessoas estão esperando ansiosamente para fazer compras com desconto na sexta-feira, 23 de novembro, a famosa Black Friday. Esse termo foi criado pelo varejo norte-americano para se referir ao dia após o feriado de Ação de Graças. Nesta data, diversas lojas, físicas e virtuais, fazem uma ação coletiva com descontos enormes. Pensando nisso, o Elo7, maior marketplace de produtos autorais do Brasil, reuniu várias dicas para as mães empreendedoras se planejarem, incrementarem suas vendas e ainda fidelizarem seus clientes. Vem ver!

10 dicas para a empreendedora planejar uma campanha de Black Friday

1. Planeje sua campanha

Muitas lojas cometem o erro de não se planejarem com antecedência e apenas uma semana antes escolhem produtos aleatórios para oferecer descontos não calculados. A Black Friday pode ser uma ótima oportunidade para fidelizar um cliente novo ou antigo. Por isso, preocupe-se em garantir uma ótima experiência de compra e planeje quais produtos são estratégicos para aplicar descontos.

2. Defina uma meta

Não crie uma campanha promocional de Black Friday baseado no que outras lojas ou seus concorrentes estão fazendo. Escolha a opção que mais irá ajudar sua empresa, seja limpando estoque de mercadorias ou materiais, divulgando o lançamento de um novo produto ou impulsionando as vendas de um algo focado em um feriado específico, como Natal e Ano Novo.

3. Ofereça descontos reais

Os consumidores estão cada vez mais atentos em relação aos preços e descontos praticados pelas lojas, principalmente durante a Black Friday. Não vale oferecer a metade do dobro do preço! Imagina a frustração do seu cliente ao descobrir que foi enganado! A transparência é essencial para que as pessoas confiem em sua marca e comprem seus produtos. Vale reforçar que descontos de mais de 50% são muito atrativos nesta data!

4. Calcule os descontos dos produtos

Antes de oferecer os descontos nos produtos é importante calcular qual o preço que você pode oferecer, sem ter prejuízo. Afinal, não adianta nada você vender mais e não ter nenhum lucro com as vendas.

5. Planejamento do estoque

Por conta dos preços promocionais, é comum as lojas esgotarem o estoque de certos produtos ou completar a agenda de pedidos personalizados. Por isso, ao planejar o estoque dos produtos ou insumos que entrarão em oferta, analise quais você acha que terão maior saída e garanta um bom estoque deles.

6. Divulgação da promoção

Não basta só ter uma boa oferta, a forma que você divulga é muito importante. Dedique um bom tempo para produzir o conteúdo de divulgação da campanha. Cada rede social é diferente, por isso, se possível, evite usar a mesma publicação em todas elas.

7. Monte kits de produtos diversos

Uma boa estratégia para vender aqueles produtos de coleções antigas, ou que estão há um tempo parados em seu estoque, é criar kits promocionais. Ofereça diversas opções para atender aos diferentes gostos e bolsos!

8. Prazo de entrega

Não se esqueça que por conta do alto volume de entregas no final do ano, os Correios ficam mais sobrecarregados. Por isso, neste período, é importante aumentar o prazo de entrega para evitar algum transtorno.

9. Faça promoções com produtos desejados

Apesar do Black Friday ser uma ótima oportunidade para vender os produtos com pouca saída, não adianta oferecer desconto apenas nos produtos que ninguém quer comprar. Para incentivar ainda mais a compra, ofereça um bom desconto em alguns produtos com bastante saída. Assim, você aproveitará o maior tráfego em sua loja e aumentará as suas chances de concluir um maior número de vendas!

10. Atendimento e suporte ao cliente

Além de planejar a sua campanha promocional da Black Friday, é importante lembrar do pós-vendas. Muitas lojas tem um pico de vendas nessa data e acabam não conseguindo atender as mensagens e dúvidas no pós-vendas. Se for possível, amplie seu horário de atendimento ou peça ajuda para alguém com o atendimento.

 

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Sobre a autora

Maria Cristina Bernardo

Mãe do Guilherme, do João e da Júlia. Criadora de conteúdo digital, Pedagoga, Especialista em Sustentabilidade e Gestão de Pessoas. Mãe empreendedora que começou a empreender há 10 anos e hoje tem como missão ajudar outras mulheres a desenvolverem seus negócios e alcançarem sua independência.

 

 

 

Fonte de imagens: Google

 

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