Como usar o WhatsApp Business no seu negócio

tempo-de-leitura Tempo de leitura: 5 minutos

Você já usa o WhatsApp Business no seu negócio? Sabia que essa nova ferramenta pode te ajudar a vender mais?

O WhatsApp Business foi criado para permitir uma comunicação mais profissional com o público. Diferentemente do WhatsApp comum, ele tem recursos específicos para quem usa o aplicativo como forma de atender os clientes e fazer vendas.

Ele pode ser usado como recurso por empresas de diferentes tamanhos. Desde os profissionais liberais e microempreendedores até empresas de grande porte. Você pode cadastrar apenas um número no WhatsApp Business. Uma dica é usar dois chips em seu celular, um com seu número pessoal e o Whatsapp padrão e outro direcionado apenas para o uso do Whatsapp Business.

Também é importante ter uma estratégia clara de como pretende usar o recurso. Será para atendimento ao cliente? Você pretende criar uma lista de transmissão com conteúdos e promoções?

Para te ajudar a entender melhor como funciona o WhatsApp Business, quais as melhores práticas e como ele pode te ajudar.

Como usar o WhatsApp Business no seu negócio

Recursos do WhatsApp Business

Personalização de foto, mensagem, contato e status: 

Você pode personalizar uma mensagem sobre sua empresa, definir horários de atendimento, e-mail, site , foto e até atualizar status com fotos e vídeos. Tudo isso ajuda a profissionalizar o contato, deixando claro quem você é e quando esta disponível para atendimento. Além disso permite veicular promoções exclusivas e mostrar bastidores no seu status.

Envio de mensagens de saudação e respostas rápidas:

As mensagens padronizadas de saudação e respostas rápidas ajudam a agilizar a comunicação com os clientes que entram em contato. Seu atendimento fica mais padronizado, permite enviar instruções simples e evita que o cliente fique esperando uma resposta simples. Na hora de configurar, capriche na escrita da mensagem. Não use uma linguagem muito informal, mas também não seja tão séria e nem pareça um robô.

 Envio de mensagem de ausência:

Esse tipo de mensagem é usada  quando alguém entra em contato fora do horário de funcionamento da empresa. Configurar mensagens como “Não estamos disponíveis no momento” ou “Retornarei em breve” evita que o cliente envie várias mensagens sem saber em que momento será atendido.

Uso de etiquetas nas mensagens:

No WhatsApp Business você pode marcar as mensagens e os clientes com etiquetas ( as tags). Isso facilita a sua organização dos contatos. As etiquetas podem te ajudar a identificar a origem do contato e em que estágio do funil de vendas o cliente está por exemplo. Isso vai te ajudar a fazer uma comunicação mais eficiente com os clientes.

WhatsApp Web:

É possível baixar o aplicativo no computador e acessar, enviar e receber mensagens na tela do PC. Isso pode facilitar muito o uso no dia a dia.

Estatísticas:

No WhatsApp Business  você pode acessar o relatório disponível no aplicativo que permite acompanhar informações como número de mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas. Assim pode acompanhar se suas campanhas e comunicação geral está sendo efetiva.

Link curto:

Você pode compartilhar o link curto no seu site, seu e-mail e suas postagens nas redes sociais para que as pessoas tenham acesso direto ao seu número e possam te enviar mensagem, sendo mais prático para o cliente.

Listas de transmissão:

Além das mensagens por clientes, você pode organizar uma lista de transmissão. Neste caso você envia uma mensagem única que será encaminhada a todos os contatos cadastrados na lista, mas cada um receberá e poderá responder individualmente. A lista permite até 256 destinatários. Não é como um grupo em que as pessoas podem ter contato com as outras, o que fica bem difícil de administrar em um negócio. A lista de transmissão facilita sua comunicação e permite o envio de conteúdos e promoções.

4 dicas para usar WhatsApp Business a favor do seu negócio

Use uma linguagem adequada ao seu público. Uma dica e manter o mesmo tom das redes sociais da sua marca. O mais legal do uso do WhatsApp Business é a possibilidade de uma maior aproximação com os clientes. Mostre que tem uma pessoa por trás do atendimento, isso é ótimo para gerar confiança.

Só adicione contatos que autorizaram o envio de mensagens para não ser bloqueada ou denunciada. Isso é essencial para o envio de mensagens comerciais. Nunca compre mailings prontos.

Fique atenta à frequência de mensagens. Não há um padrão estabelecido de quantas mensagens devem ser enviadas por semana. Mas cabe aqui o bom senso para não criar antipatia com a sua marca. A frequência ideal vai depender da demanda e interesse do seu público.

Use o recurso para divulgar promoções e conteúdos únicos. Monte uma estratégia de vendas exclusiva para seus contatos do Whatsapp.

 


CONTINUE NO BLOG:

5 formas de medir seu sucesso nas redes sociais

Como funciona o feed de notícias do Facebook

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais!

Está precisando de ajuda para começar seu negócio? Quer aprender como divulgar sua empresa? Conheça os cursos para as Mães Empreendedoras clicando aqui.

Clique aqui e receba dicas e conteúdos do Mães Empreendedoras pra te ajudar a ter sucesso com seu negócio diretamente no seu e-mail.

Envie um e-mail para mim: maria@maesempreendedoras.net.br

Sobre a autora

Maria Cristina Bernardo

Mãe do Guilherme, do João e da Júlia. Criadora de conteúdo digital, Pedagoga, Especialista em Sustentabilidade e Gestão de Pessoas. Mãe empreendedora que começou a empreender há 10 anos e hoje tem como missão ajudar outras mulheres a desenvolverem seus negócios e alcançarem sua independência.

 

 

 

Fonte de imagens: Google

 

Anúncios

O que você achou? Deixe seu comentário aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s