4 atitudes que podem afastar clientes e como evitá-las

Perder clientes é um dos medos de toda mãe empreendedora. Por isso é muito importante colocar a experiência do cliente em primeiro lugar no seu negócio. Já pensou descobrir que você está afastando clientes em potencial por conta de erros que está cometendo?

A seguir te mostro 4 atitudes que podem estar prejudicando as suas vendas e como evitá-las.

 4 atitudes que podem afastar clientes e como evitá-las

Falta de resposta

Reuniões, e-mails, mensagens de Whatsapp, mensagens nas redes sociais. Tudo isso precisa ser respondido e atendido respeitando prazos. Se você marcou um reunião e chega atrasada sem avisar ao cliente, você passa a imagem de que atraso é uma prática do seu negócio.

Clientes sempre esperam que você dê respostas e cumpra prazos. E-mails e mensagens também precisam seguir uma certa frequência. Um bom padrão são 24 horas. Evite acumular mensagens na sua caixa de entrada. Programar uma mensagem automática de resposta pode ser uma forma de avisar seu cliente seu prazo para resposta e deixá-lo mais tranquilo.

Tornar as coisas difíceis 

Facilite sempre a experiência do cliente. Evite criar burocracias demais na contratação do seu serviço. Tenha diferentes formas de contato e um atendimento simplificado. Use formas de pagamento que atendam as necessidades do seu público.

Quando cometer um erro, assuma o problema e tente resolver em poucas etapas. Ninguém quer errar, mas isso faz parte da vida de quem empreende. Somos seres humanos e podemos cometer enganos. O seu profissionalismo está em reconhecer e dar uma solução de forma satisfatória para o cliente.

Falta de profissionalismo

Você já entrou em um negócio e dois funcionários estão falando sobre outro colega de trabalho ou mal da empresa? Já recebeu a promessa de um atendimento e não foi atendido como deveria? Foi atendida por uma vendedora mal humorada? Já entrou na rede social de um negócio e viu fotos pessoais que nada tem a ver com aquele contexto?

Tudo isso mostra falta de profissionalismo e acaba gerando desconfiança nos possíveis clientes. Cuide para que você e seus parceiros e funcionários mostrem profissionalismo. Isso vale para o que falam, o que vestem e como se comportam no atendimento aos clientes. Cumpra o que prometer.

Evite misturar sua vida pessoal, opção religiosa ou política nas redes sociais. Se nada disso tem a ver com seu negócio não tem que estar lá. Nada de colocar fotos inadequadas. Se você não iria trabalhar de camisola, por que vai colocar uma foto assim na rede social do seu negócio? Evite gírias e informalidade demais na forma de falar com as pessoas. Nada de respostas mal humoradas, seja sempre simpática e tenha paciência com as dúvidas.

Os clientes querem confiar nas pessoas e nas empresas para as quais dão dinheiro. A honestidade é um fator muito importante. Isso mostra o caráter das pessoas envolvidas, os valores da empresa. Também é essencial mostrar simpatia. Todo mundo quer ser bem tratado.

Não escutar o público

Perguntar aos seus clientes em potencial sobre as necessidades deles é muito importante. Descobrir o que seu cliente espera encontrar e precisa é essencial para construir uma boa experiência e um negócio na medida para ele.

Escute o que seu público deseja, quais sugestões e até reclamações eles possam ter sobre seus produtos e seus negócios.  Assim você terá mais chance de construir um negócio de sucesso.

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Sobre a autora

Maria Cristina Bernardo

 

Mãe do Guilherme, do João e da Júlia. Criadora de conteúdo digital, Pedagoga, Especialista em Sustentabilidade e Gestão de Pessoas. Mãe empreendedora que começou a empreender há 10 anos e hoje tem como missão ajudar outras mulheres a desenvolverem seus negócios e alcançarem sua independência.

 

 

Fonte de imagens: Google

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