Vender comida dá dinheiro? 3 passos para te ajudar!

O Mães Empreendedoras vêm apoiando muitas mulheres a alcançar a realização profissional através do empreendedorismo. Muitas alunas abriram negócios em suas próprias casas para conseguir conciliar melhor a família e o trabalho. Você que está lendo este artigo talvez esteja pensando em abrir um negócio pela primeira vez. Vender comida é uma das primeiras opções para quem pensa em empreender.

São muitos os motivos que podem levar uma mulher a se tornar uma mãe empreendedora. Uma demissão, o fim da licença, a vontade de estar presente, o aumento das despesas. Eu sei o quanto é difícil a vida de quem está construindo uma família, cuidando de crianças pequenas, buscando ganhar seu dinheiro, reinventando o seu trabalho e querendo ser feliz. Por isso, vamos direto ao ponto. Sem enrolação.

Abrir um negócio de alimentação pode lhe trazer muito sucesso. Vender comida dá dinheiro e existem muitos exemplos de pessoas que começaram seus negócios sozinhas, com pouco dinheiro e conseguiram construir uma empresa lucrativa e sólida, melhorando a sua vida e da sua família.

O outro lado da moeda é que nem todo mundo consegue. Mas por que algumas pessoas ganham muito vendendo comida e muitas pessoas não ganham nada? A grande diferença está na forma como cada uma delas planejou o negócio antes. Não se trata apenas de ter uma comida gostosa, ter um negócio de alimentação de sucesso passa por saber fazer o negócio acontecer desde a rotina até a compra dos materiais e a produção.

A seguir vou te explicar 3 passos claros e objetivos que podem te ajudar a começar a ganhar dinheiro com comida. Seja para uma fábrica de salgadinhos, uma confeitaria, um delivery de marmitex ou qualquer outro negócio de alimentação. Não importa o tamanho do seu sonho ou da sua necessidade.

Vender comida dá dinheiro? 3 passos para te ajudar!

DESCUBRA O QUE AS PESSOAS QUEREM COMPRAR

Este pode ser um ponto um pouco difícil para aquelas empreendedoras que  já possuem uma ideia fechada na cabeça. Para o sucesso de um restaurante, delivery ou qualquer negócio do ramo de alimentação não importa o que acha que vai ser bom cozinhar, não importa o que você ama comer e nem em que tipo de lugar você gosta de comer.

Tudo o que importa é o que as pessoas que moram ou trabalham no lugar onde você pretende atuar estão querendo comer e até quanto estão dispostas a pagar.

O seu negócio deve ser criado para o seu cliente e não para você. Assim, você deve buscar uma comida e um serviço que sejam diferentes e atraentes aos olhos desse cliente. Por exemplo, tentar vender uma comida cara e sofisticada em uma cantina de escola, provavelmente não vai funcionar. A comida, o preço, a embalagem, a forma de entrega…tudo deve ser pensado para atender as necessidades do cliente que você quer conquistar

CRIE UM PRODUTO TESTE

Despois de descobrir o que fazer, chegou a hora de sair do mundo das ideias e transformar seu sonho em realidade. Mas você deve fazer isso rápido e usando pouquíssimo dinheiro.

Nessa etapa não compre estoque, não gaste com máquinas caras e não pegue dinheiro emprestado. Faça poucas unidades de um só produto para confirmar o interesse dos seus clientes. Se você tiver errado na etapa um e escolhido um produto que seus clientes não desejam é só parar e pensar em outra coisa.

Não gaste muito tempo e muito dinheiro antes de descobrir se seus clientes querem pagar pelos seus produtos. Exemplo: Se você deseja vender frango assado nos finais de semana, não compre frangueiras e muito menos alugue uma loja. Vá ao mercado compre 6 frangos e itens para uma farofa simples que você poderá preparar no fogão da sua casa. Comece a se divulgar e tente vender tudo por encomenda antes do final de semana. Mantenha essa rotina por algum tempo aumentando a quantidade de frangos em função do aumento dos pedidos.

Vá estudando como o cliente prefere que a entrega seja feita, o que faz mais sucesso, qual o melhor horário, de onde vem os seus clientes, porque as pessoas têm escolhido comprar com você. Todas essas informações vão te ajudar a entender como você deve organizar o seu negócio

CONSTRUA UMA ROTINA QUE FUNCIONE

Após ter certeza que acertou no produto está na hora de construir uma empresa de verdade. Mesmo que tudo seja feito por você é importantíssimo colocar todas as etapas do trabalho no papel. Receitas, listas de compras, listas com os itens que você não pode deixar de ter a mão quando está trabalhando como embalagens e guardanapos… tudo o que se relaciona com o seu trabalho deve estar escrito, organizado e sempre à mão.

Você talvez não tenha ideia de como é cansativo trabalhar vendendo comida. Quando o cansaço e o estresse batem é fácil esquecer um ingrediente ou inverter a ordem de uma receita. Além disso, seu novo negócio pode dar muito certo e nessa hora você vai precisar de ajuda. Como você vai dividir o trabalho com outra pessoa se tudo o que precisa ser feito estiver só na sua cabeça?

Continue no blog:

17 ideias de negócio para começar na cozinha da sua casa

As lições de Palmirinha Onofre para as mães empreendedoras

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais!

Está precisando de ajuda para começar seu negócio? Quer aprender como divulgar sua empresa? Conheça os cursos para as Mães Empreendedoras clicando aqui.

Clique aqui e receba dicas e conteúdos do Mães Empreendedoras pra te ajudar a ter sucesso com seu negócio diretamente no seu e-mail.

Envie um e-mail para mim: maria@maesempreendedoras.net.br

Sobre a autora

Maria Cristina Bernardo

 

Mãe do Guilherme, do João e da Júlia. Criadora de conteúdo digital, Pedagoga, Especialista em Sustentabilidade e Gestão de Pessoas. Mãe empreendedora que começou a empreender há 10 anos e hoje tem como missão ajudar outras mulheres a desenvolverem seus negócios e alcançarem sua independência.

 

 

Fonte de imagens: Google

Anúncios

O que você achou? Deixe seu comentário aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s