Você quer ter um hobby ou um negócio?

Você já ouviu milhares de vezes que você tem de buscar um trabalho que te dê prazer, onde você ame o que faz e o resultado final faça sentido para você. Acontece que empreender não é só isso.

Existem muitas mulheres por aí que detestam seus trabalhos, mas vão deixando as coisas rolarem até aparecer algo melhor. Outras até gostam do trabalho em si; mas já estão saturadas do ambiente, da burocracia e do tempo perdido no trânsito.

Talvez para algumas destas mulheres a ideia de ganhar seu dinheiro sem ter de lidar com o chefe, sem as intrigas de escritório e quem sabem sem nem precisar sair da sua própria casa pareça o sonho perfeito. A tentação de poder estar com seus filhos o tempo todo, mas sem ter de enfrentar a barra de ser dona de casa. É poder postar uma selfie tomando café no sofá. Melhor impossível.

A questão é que manter um negócio dá muito trabalho, te exige esforço e dedicação. Se você trata o seu negócio como se fosse um hobby, então ele vai ser divertido por um tempo, vai te dar um dinheirinho e, provavelmente, não irá muito além disso. Mas se você tomar as atitudes certas ele pode sim se transformar em algo maior, um projeto de vida.

Para te ajudar nesse caminho, criei uma lista com 5 ações práticas que você pode tomar no seu dia a dia para ter um negócio que seja muito mais que um hobby.

LEIA TAMBÉM:

4 séries da Netflix para quem quer construir um negócio de sucesso

Plano B: Como viver a mudança de carreira

1. Seja comprometida

Administrar um negócio não é uma tarefa que você faz quando sobra tempo, quando o filho dorme ou quando bate uma inspiração. Empreender é um trabalho de formiguinha. Você precisa estar focada e ser muito determinada para seguir os passos que vão fazer seu negócio se desenvolver.

2. Defina objetivos

O objetivo de um negócio é muito diferente do objetivo de um hobby. O hobby você faz por diversão, com o único intuito de se sentir bem enquanto faz aquilo. Já estar à frente de um negócio precisa de uma nova visão. Precisa estar atrelado a alguma ambição, um desejo profundo de realizar e ver o projeto acontecer e crescer. Você precisa querer chegar a algum lugar.

3. Vá além das dicas

Na minha jornada de mentora de pequenos negócios eu perco a conta das mensagens eu recebo todos dias pedindo uma dica. É uma dica de qual negócio dá mais dinheiro, outra dica de como vender mais… Eu sempre procuro ajudar todas aquelas que me procuram, mas deixo bem claro: não dá pra viver só de dica.

Dicas são boas para seu aprendizado diário. Mas se você quer construir algo que mude a sua situação financeira, melhore a qualidade de vida da sua família e ainda te traga a realização pessoal que você tanto sonha; não existem atalhos.

Você só vai conquistar tudo isso se houver dedicação à sua preparação para ser bem-sucedida. Tem que estudar todos os dias. Tem que ler. Tem que fazer cursos que te ajudem de verdade.

Muita gente quebra a cara porque acha que empreender é só sair fazendo. Se toda profissão exige algum tipo de qualificação, por que para ser empreendedora não seria preciso? Hoje você vai precisar dedicar o seu tempo e o seu dinheiro para se tornar a empreendedora de sucesso que você quer ser no futuro.

4. Ganhe dinheiro

Qual a principal diferença entre um negócio e um hobby? Dinheiro.

Se você não tem clientes, você não tem um negócio. O que você faz é apenas um hobby.

Pode ser que você ainda esteja apenas começando e ainda não conseguiu seu primeiro cliente, mas isso precisa ser um objetivo. Uma meta com prazo definido para acontecer. Você precisa gerar lucro para manter sua família e o seu negócio por um longo tempo.

5. Descubra o seu talento.

Empreendedoras de sucesso precisam descobrir o que sabem e o que não sabem fazer. Muitas vezes amar fazer algo e saber fazer algo são coisas muito diferentes. Se você não domina determinado assunto, não há como transformar isso no seu negócio. Eu adoro cantar, mas você e nem ninguém me pagaria para fazer isso.

Para ser bem-sucedida você precisa encontrar o equilíbrio entre aquilo que você faz muito bem, as coisas que você ama fazer e o que as pessoas estão dispostas a comprar.

Assuma esses compromissos e pratique essas ações no dia a dia. Você vai ver que pode ir muito além.

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais!

Está precisando de ajuda para começar seu negócio? Quer aprender como divulgar sua empresa? Conheça os cursos para as Mães Empreendedoras clicando aqui.

Clique aqui e receba dicas e conteúdos do Mães Empreendedoras pra te ajudar a ter sucesso com seu negócio diretamente no seu e-mail.

Envie um e-mail para mim: maria@maesempreendedoras.net.br

Sobre a autora

Maria Cristina Bernardo

 

Mãe do Guilherme, do João e da Júlia. Criadora de conteúdo digital, Pedagoga, Especialista em Sustentabilidade e Gestão de Pessoas. Mãe empreendedora que começou a empreender há 10 anos e hoje tem como missão ajudar outras mulheres a desenvolverem seus negócios e alcançarem sua independência.

 

 

Fonte de imagens: Google

Anúncios

O que você achou? Deixe seu comentário aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s