Plano B: Como viver a mudança de carreira

Você já se imaginou mudando de carreira e seguindo um caminho completamente diferente profissionalmente? Talvez você imagine viver a sua profissão de um jeito diferente do que vive hoje, com mais possibilidades.

Na minha carreira aconteceu algo assim. Eu, quando pequena adorava a escola. Tirava notas altas, estava sempre entre as melhores alunas, era conhecida por quase todos os professores e fiz amigos que mantenho até hoje.

Hoje percebo que fui desenhando um plano profissional baseado nesta experiência que tive na escola. Decidi me tornar professora. Fiz vestibular para Pedagogia e continuei tendo ótimos resultados. Comecei a dar aulas e a vida acadêmica se apresentava como uma consequência natural da minha trajetória. O plano que havia feito estava funcionando perfeitamente, tudo se encaixava.

Mas aí algo extraordinário e totalmente não planejado aconteceu. Fiquei grávida do meu primeiro filho e os planos antigos simplesmente não me serviam mais. Meus horários mudaram, meus interesses mudaram e até meu círculo de amizade mudou. Eu já não era mais a mesma pessoa. Mas neste momento não sabia mais o que eu era. Eu agora era mãe, mas não queria ser apenas mãe. Eu queria trabalhar e ter sucesso, mas já não queria o mesmo trabalho e o mesmo sucesso.

LEIA TAMBÉM:

20 frases de motivação para as empreendedoras

10 dicas para começar o seu negócio

Nunca tinha pensado em ser dona de nada. Nunca tinha criado produto nenhum e nunca havia vendido qualquer coisa antes. Mas o assunto me interessou. Conheci algumas empreendedoras e a história delas era parecida com a minha. Tudo aquilo começou a fazer muito sentido para mim. Resolvi encarar o desafio de começar um caminho novo e encontrei de novo o sucesso e a felicidade no trabalho quando decidi começar a empreender.

Em alguns momentos lamento não ter descoberto o empreendedorismo antes. Poderia ter tido mais tempo, me preparado mais ou simplesmente ter encarado tudo isso antes da maternidade… Mas não foi assim que aconteceu. O caminho que segui na vida não foi o mais rápido e, certamente, não foi o mais fácil. Mas este caminho me trouxe a minha família, meus negócios, minhas alunas e milhares de mulheres especiais como você que me leem todos os dias. Vivo a minha profissão de um jeito novo e fiquei feliz de ser o exemplo de Pedagogia do Guia de Carreiras do portal G1 publicado ano passado.

Talvez exista algo no seu passado que você gostaria de mudar, mas não há como ter certeza se no final isso seria o melhor para você. Talvez você gostasse de ter tentado antes, mas pode ser que você ainda não estivesse pronta. Não se culpe por nada disso. Coisas maravilhosas podem acontecer na sua vida de uma forma totalmente inesperada. Muita coisa pode acontecer se você estiver aberta para o novo, para a vida.

Você não é o seu diploma, você não é a empresa em que trabalha, você não é o que escreveram no seu crachá e você também não é a sua idade. Ninguém é velha ou nova demais para a própria vida.

Você pode ser o que quiser, abandonar um caminho e seguir por outro experimentando uma nova carreira como mãe empreendedora, você pode ser tudo ao mesmo tempo ou, se preferir, pode ser uma coisa agora e depois outra. Seja por uma gravidez, uma demissão ou mesmo porque você quer investir mais nas suas paixões. O importante é saber o que deseja conquistar e traçar o planejamento desse caminho. Decidiu empreender? Dedique-se a aprender tudo que puder. Com dedicação e estudo é possível alcançar o sucesso.

Seja o que te dá prazer profissional e permita-se viver as muitas possibilidades de uma nova carreira.

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais!

Está precisando de ajuda para começar seu negócio? Quer aprender como divulgar sua empresa? Conheça os cursos para as Mães Empreendedoras clicando aqui.

Clique aqui e receba dicas e conteúdos do Mães Empreendedoras pra te ajudar a ter sucesso com seu negócio diretamente no seu e-mail.

Envie um e-mail para mim: maria@maesempreendedoras.net.br

Sobre a autora

Maria Cristina Bernardo

 

Mãe do Guilherme, do João e da Júlia. Criadora de conteúdo digital, Pedagoga, Especialista em Sustentabilidade e Gestão de Pessoas. Mãe empreendedora que começou a empreender há 10 anos e hoje tem como missão ajudar outras mulheres a desenvolverem seus negócios e alcançarem sua independência.

 

 

Fonte de imagens: Google

Anúncios

O que você achou? Deixe seu comentário aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s