Como organizar as tarefas diárias: 5 passos essenciais

Organizar as tarefas diárias pode ser um grande desafio quando você é uma mãe empreendedora que trabalha em casa.

Seu dia atende diferentes demandas e isso faz com que você precise de uma organização específica para garantir a sua produtividade. Para evitar que você não cumpra ou mesmo que sinta-se sobrecarregada com as tarefas diárias, é importante seguir alguns passos. Eles vão te ajudar a manter tanto as tarefas do trabalho quanto da sua vida pessoal bem claras e organizadas e isso faz toda a diferença para que você consiga se sentir bem ao longo do dia.

Para te ajudar nessa missão, elaborei uma lista com 5 passos essenciais para organizar as tarefas diárias e ter um dia mais produtivo.

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Como organizar as tarefas diárias

Anote a sua lista de tarefas

Tenha um lugar específico para anotar a sua lista de tarefas. No topo da lista devem estar as tarefas essenciais para o dia. Assim você começa por elas.Nada de ficar anotando em mil papeizinhos e confiando na memória. Além de você realmente poder esquecer, deixar sua mente livre de tarefas vai fazer com que você tenha mais espaço para a sua criatividade.

Se você gostar de escrever ou souber que nem sempre vai estar com um celular por perto, invista em uma caderno para isso. Recomendo um do tipo moleskine sem pauta que vai permitir anotações escritas, desenhos, colagens se for o caso. Deixe sempre uma caneta junto e faça ali a sua lista. Lembre-se de estar sempre com seu caderninho por perto.

Mas se você é totalmente conectada e gosta de aplicativos, a dica é usar um app de organização de tarefas. Existem vários no mercado. Um dos mais usados é o Evernote. Eu particularmente uso o Todoist e gosto muito. Os apps permitem que você controle quais tarefas tem pela frente de um jeito fácil.

Tenha uma agenda

A agenda deve ser um local para anotar seus compromissos com data e hora marcada. Aqueles que só podem ser feitos naquele dia ou momento. Ter uma agenda organizada vai te ajudar por exemplo a organizar pedidos com data para entrega ou mesmo visitas ao médico que precise fazer. Você pode adotar uma agenda única para compromissos pessoais e do trabalho ou separá-las.

Na hora de escolher o tipo de agenda para usar vale a mesma lógica das tarefas. Você pode optar por uma agenda física (existem várias lindas no mercado!) ou uma agenda digital. Eu utilizo a do Google, que é gratuita e tem recursos interessantes.

Faça ciclos de trabalho

Já falei aqui no blog sobre a Técnica Pomodoro (leia o post completo aqui). Ela propõe que você divida seu trabalho em ciclos que vão intercalar momentos de produção e de descanso.

Prever intervalos e momentos de descanso é muito importante. Por mais que você pense que vai dar conta de tudo sem parar, não vai. Isso vai apenas te deixar exausta e ao longo do dia até menos produtiva. Nos intervalos do trabalho aproveite para ver algo engraçado no celular, falar com alguém diferente, beber água ou mesmo sentar um pouco no sofá e ouvir uma música. Permita-se! Você não é uma máquina!

Divida uma tarefa grande em tarefas menores

Grandes tarefas muitas vezes acabam sendo procrastinadas (Você é uma procrastinadora? descubra aqui ) Adiar ou não realizar uma tarefa pode ser sinal de que você talvez precise transformar essa grande tarefa em tarefas menores.

Partir uma tarefa maior em etapas vai te dar uma visão mais clara de tudo que precisa ser feito e te ajuda a se sentir mais produtiva à medida que consegue ir cumprindo cada uma, passo a passo. E isso faz muita diferença no seu dia a dia.

Abra mão de algumas tarefas

Mulheres tendem a querer resolver o mundo sozinhas. Eu mesma muitas vezes me vi caindo nessa cilada. Seja por ansiedade ou por achar que ninguém mais vai dar conta acumulam tarefas que poderiam ser feitas por outras pessoas ou mesmo que não precisariam necessariamente ser realizadas.

Então olhe bem para a sua lista e veja o que pode ser delegado para outras pessoa, dividido com outra pessoa (cada um faz uma parte) ou mesmo que pode ser deixado pra lá. Isso vai fazer com que você se concentre apenas no que é realmente importante e aproveite melhor o seu tempo.

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Sobre a autora

Maria Cristina Bernardo

 

Mãe do Guilherme, do João e da Júlia. Criadora de conteúdo digital, Pedagoga, Especialista em Sustentabilidade e Gestão de Pessoas. Mãe empreendedora que começou a empreender há 10 anos e hoje tem como missão ajudar outras mulheres a desenvolverem seus negócios e alcançarem sua independência.

 

 

Fonte de imagens: Google

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