Como organizar o ambiente para trabalhar em casa

Organizar o ambiente é um dos passos essenciais para ter sucesso como mãe empreendedora que trabalha em casa.

Ter um ambiente próprio para seu trabalho vai te ajudar a manter o foco no seu negócio e isso vai fazer com que você consiga realizar muito mais tarefas.

A escolha do melhor ambiente da casa para instalar seu home office (ou mom office como eu gosto de chamar) vai depender do tamanho da sua casa e de como você organiza sua rotina. Para te ajudar a caprichar na organização preparei algumas orientações que você confere a seguir.

LEIA TAMBÉM:

20 ideias de negócio para mães que querem trabalhar em casa

Técnica Pomodoro: como aumentar seu foco trabalhando em casa

Como organizar o ambiente para trabalhar em casa

Deixe o espaço com a sua cara

A decoração deve ter sua cara: mais formal ou descontraída, com mais ou menos cores, quem decide é você. O importante mesmo é que tenha a sua personalidade e te deixe feliz. Isso não quer dizer necessariamente que você precise de móveis caros. Você pode inclusive reutilizar um móvel já usado com uma outra pintura ou mesmo montar do seu jeito. A minha mesa de trabalho, por exemplo, é feita com cavaletes e um tampo de mesa (que eu mesma envernizei) comprados em uma loja de construção e reforma.

Além dos itens organizadores, vale usar também objetos decorativos e afetivos como um enfeite ou um porta-retrato. Também gosto muito de flores e plantas e recomendo, dão uma vida toda especial ao ambiente. Você pode deixar uma cafeteira ou garrafa de água perto. Ter livros de consulta para o seu trabalho completam a eficiência do ambiente.

Caso você queira pintar uma parede inteira, azul, lilás e verde são as cores mais indicadas, já vermelho e laranja causam mais agitação.

 

Crie um ambiente ergonômico

De nada adianta montar um home office lindo, se você for ficar com dor nas costas todo final do dia. Prefira uma cadeira ergonômica que te deixe confortável mas ao mesmo tempo com a coluna na postura correta, não esqueça do apoio para os braços se você usa muito o computador ou máquina de costura por exemplo.

Também evite ao máximo trabalhar na cama  já que essa não é a posição ideal para passar horas trabalhando. De tempos em tempos levante. Se for possível acrescente uma poltrona confortável para servir de ponto de apoio e descanso nos intervalos. Trabalhar por horas seguidas sem descanso faz mal à saúde.

Use a entrada de luz natural

O ideal é montar a sua mesa de trabalho perto da janela permitindo a entrada diária de luz natural. A iluminação natural traz um ar mais leve e ajuda a te manter motivada. A iluminação natural é ótima inclusive para fazer vídeos para postar nas redes sociais do seu negócio.

Para horários noturnos ou dias mais nublados é sempre bom contar também com uma luminária voltada para a área em que você trabalha.

Meu “mom office”!

Torne o ambiente prático e versátil

Organização e praticidade são o segredo do sucesso para empreendedoras que trabalham em casa. Categorize os itens que vai usar e utilize um espaço dedicado a cada uma das categorias. Use organizadores próximos à sua mesa, pastas, prateleiras.

A ideia é ter apenas o que é necessário (nada de acumular tralha!) identificado e sempre à mão. Seu dia a dia precisa ser prático para que você consiga alcançar tudo o que precisa sem muito esforço evitando a perda de tempo e o desvio da concentração. Crie o hábito de manter tudo no lugar diariamente, para que você não perca tempo re-organizando o espaço.

Se puder invista na versatilidade. Como as casas e os apartamentos hoje em dia são pequenos nem sempre há um espaço reservado apenas para o seu trabalho. Então usar móveis que possam ter outra função em ocasiões especiais pode ajudar a aproveitar melhor o ambiente.

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais!

Está precisando de ajuda para começar seu negócio? Quer aprender como divulgar sua empresa? Conheça os cursos para as Mães Empreendedoras clicando aqui.

Clique aqui e receba dicas e conteúdos do Mães Empreendedoras pra te ajudar a ter sucesso com seu negócio diretamente no seu e-mail.

Envie um e-mail para mim: maria@maesempreendedoras.net.br

Sobre a autora

Maria Cristina Bernardo

 

Mãe do Guilherme, do João e da Júlia. Criadora de conteúdo digital, Pedagoga, Especialista em Sustentabilidade e Gestão de Pessoas. Mãe empreendedora que começou a empreender há 10 anos e hoje tem como missão ajudar outras mulheres a desenvolverem seus negócios e alcançarem sua independência.

 

 

Fonte de imagens: Google

Anúncios

O que você achou? Deixe seu comentário aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s