12 ideias de negócio para ganhar dinheiro com sua máquina de costura

Está em busca de uma ideia de negócio para empreender? Já pensou em ganhar dinheiro com sua máquina de costura?

Para ganhar dinheiro com costura o primeiro passo é gostar de costurar. Usar a criatividade e estar ligada nas tendências também é muito importante. Quanto mais criativas e bem-acabadas forem as peças que você oferecer, mais clientes irá conquistar.

Construir um diferencial é essencial em um mercado com tanta concorrência. Por isso se especializar em um tipo de costura e ser original vai te ajudar a ser mais reconhecida no mercado e evita a comparação de preço entre as suas peças e aquelas oferecidas pelas lojas fast fashion. Invista na sua formação como profissional e empreendedora e crie uma marca que tenha identidade própria. Sua assinatura criativa deve estar presente no seu negócio.

Passar horas produzindo à frente da sua máquina de costura vai exigir disciplina e organização. Ter um ateliê organizado vai colaborar para o sucesso do seu negócio. A organização vai evitar desperdício e permitir que você seja mais produtiva no seu dia a dia. Invista também na sua formação como empreendedora. Saber criar um negócio que atenda as necessidades dos clientes, aprender a precificar e montar uma boa estratégia de vendas vai ser determinante para o sucesso do seu negócio.

Para te inspirar a usar toda a sua criatividade e ganhar dinheiro com sua máquina de costura, a seguir você encontra uma lista com 12 ideias de negócio para começar com pouco investimento.

LEIA TAMBÉM:

17 ideias de negócio para começar na cozinha da sua casa

Qual é o diferencial do seu negócio?

12 ideias de negócio para ganhar dinheiro com sua máquina de costura

#1 Acessórios para casa e organização

Produzir acessórios úteis para organização e para a casa pode ser uma ótima linha para sua marca. Jogos americanos, bolsas térmicas, porta-controle remoto, organizadores de bolsas, cortinas e almofadas. Todos esses produtos ajudam a deixar o ambiente mais aconchegante e são grandes aliados para quem quer manter cada coisa em seu lugar. Use tecidos bonitos, capriche no acabamento.  Já pensou em enviar uma tag ou cartão com uma dica de organização junto com a peça? Esses pequenos detalhes mostram que você se preocupa com seu cliente.

#2 Bolsas e mochilas

Bolsas, mochilas e pochetes são itens básicos e práticos que fazem parte da rotina de homens, mulheres e crianças. Crie produtos resistentes, com divisórias, abuse das cores e estampas diferenciadas. Já pensou em aplicar detalhes em couto ou material sintético? Que tal usar somente tecidos ecológicos? São ótimas oportunidade de incrementar o produto se você já tem uma marca de bolsas e uma nova possibilidade para quem pretende construir um conceito de marca e começar no mercado.

#3 Moda fitness

Ter uma marca voltada para quem gosta de praticar atividade física é uma boa ideia para quem quer ganhar dinheiro com costura. Além dos tradicionais tops e shorts para academia e crossfit, você pode oferecer roupas confortáveis para quem pratica yoga, dança ou mesmo a confecção e customização de quimonos para lutas. Ofereça produtos de qualidade e fáceis de lavar.

#4 Patchwork, quilting e bordados

Técnicas específicas podem ser o grande diferencial do seu negócio de costura. Patchwork, quilting e diferentes estilos de bordados podem compor linhas especiais da sua marca. Para isso invista na sua formação e busque sempre novas inspirações para usar as técnicas. Mostre aos clientes que seu trabalho é fruto de estudo e dedicação e tem um viés artístico.

#5 Noivas

O mercado de casamentos movimenta milhões de reais e é um bom segmento para quem quer empreender. O vestido de noiva é um dos pontos onde as noivas mais investem e com certeza é a estrela do casamento. Montar um ateliê especializado em vestidos de noiva, madrinhas e damas pode ser uma ótima forma de ganhar dinheiro com costura. Mas para ter destaque no mercado você precisa ter um estilo próprio com peças que encantem as noivas mais exigentes. O atendimento também é um ponto essencial no negócio. Faça com que a noiva se sinta especial e única ao usar um vestido de noiva produzido por você.

#6 Every size

Existe um movimento muito forte hoje em dia que valoriza a mulher e mostra que é possível ser bonita com todos os tipos de corpo. Parte deste conceito está baseado em se criar roupas com caimento adequado para pessoas fora do padrão das passarelas e mais próximo da realidade da maioria das mulheres. Baixinhas ou muito altas, gordinhas ou super musculosas. Escolha um nicho e conquiste o seu espaço.

#7 Roupas de dormir

A hora de dormir pode ser a melhor hora para você ganhar dinheiro. Você pode se dedicar a produtos infantis como pijamas coloridos, modelos Tal mãe & Tal filha, sacos de dormir divertidos com calda de sereia,  tubarão ou corpo de jogador de futebol. Também há mercado para roupas adultas com apelo sensual ou ultraconfortável.

#8 Roupas étnicas

Investir na diversidade de culturas pode ser muito lucrativo. Roupa étnicas que valorizem a cultura negra são uma tendência. Turbantes e lenços supercoloridos, túnicas e vestidos com estampas inspirados na cultura africana fazem muito sucesso e são muito procurados. Em algumas regiões do país existem outras oportunidades em função da origem da população. Artigos de origem nordestina, japonesa e coreana são muito procurados em São Paulo, por exemplo.

Conheça o curso Oficina de Ideias e comece seu negócio com planejamento e do jeito certo!

#9 Enxoval do bebê

Essa é uma área em que parece que tudo que era possível já foi feito. Mas acredite, dá para ganhar muito dinheiro se você for criativa e mergulhar no diferente. Jogos de berço, roupas, sapatinhos de tecido, itens para decorar o quarto. Pense em estilos que você não encontraria nos shoppings. Temas alternativos chamam atenção e podem dar origem a produtos lindos. Outra opção interessante é quebrar os modelos antigos e inserir personagens como o pequeno príncipe negro.

#10 Brinquedos de pano

O universo de brinquedos que se pode fazer com uma máquina de costura é incrível. Bonecas de diferentes estilos, bichos de pelúcia, jogos, unicórnios-de-pau (eles são muito fofos!!!). O segredo aqui, mais uma vez, é fugir do padrão das lojas de brinquedos tradicionais. Ser autêntico é tudo. Investir em personagens da nossa cultura ou personalidades famosas fará com que seus produtos se destaquem mais e fuja da concorrência com produtos made in China.

#11 Pequenos Reparos

As roupas no Brasil sempre foram muito caras, mas nos últimos tempos a situação complicou ainda mais com o aumento do preço das peças e dos tecidos importados. A crise também contribuiu para que as pessoas tivessem menos dinheiro para investir no guarda-roupa. Nesse cenário que parece desfavorável surge uma grande oportunidade para aquelas empreendedoras dispostas a se dedicar aos pequenos consertos e ajustes de tamanho e caimento. Fazer bainhas, colocar botões, substituir zíper e uma infinidade de outras tarefas são muito demandadas por quem quer economizar com vestuário.
#12 Fantasias e artigos de festa
Essa ideia é para aquela empreendedora que adora viajar na criatividade. As fantasias podem se inspirar em personagens clássicos como Batman e Mulher Maravilha para as crianças e alguns mais moderninhos como LadyBug e DPA. Fantasias também atingem o público adulto como as divertidas Senhora Incrível e “La Casa de Papel”. Outra inspiração podem ser os Games e a Música. Uma forma de atuação pode ser produzir roupas para comemorações sazonais como Carnaval e São João. Em algumas cidades o mercado para esses produtos de temporada é tão grande que ocupam as empreendedoras pelo ano todo.

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais!

Está precisando de ajuda para começar seu negócio? Quer aprender como divulgar sua empresa? Conheça os cursos para as Mães Empreendedoras clicando aqui.

Clique aqui e receba dicas e conteúdos do Mães Empreendedoras pra te ajudar a ter sucesso com seu negócio diretamente no seu e-mail.

Envie um e-mail para mim: maria@maesempreendedoras.net.br

Sobre a autora

Maria Cristina Bernardo

 

Mãe do Guilherme, do João e da Júlia. Criadora de conteúdo digital, Pedagoga, Especialista em Sustentabilidade e Gestão de Pessoas. Mãe empreendedora que começou a empreender há 10 anos e hoje tem como missão ajudar outras mulheres a desenvolverem seus negócios e alcançarem sua independência.

 

 

Fonte de imagens: Google

Anúncios

O que você achou? Deixe seu comentário aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s