Você está desempregada? Empreender pode ser uma saída

A mais recente Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) divulgada pelo IBGE apresentou um cenário onde o emprego formal com carteira assinada perde espaço para o trabalho por conta própria e a informalidade.

Apesar de uma pequena redução, o Brasil continua com a preocupante marca de 13 milhões de pessoas desempregadas. Este valor considera apenas aquelas pessoas que não trabalham, mas procuraram emprego no período em que responderam à pesquisa.

Os dados do governo são muito criticados, pois não incluem pessoas que apesar de não trabalharem não buscavam emprego no mês em que foram consultadas. Se incluirmos estas pessoas, chegamos a um total assustador de 65,6 milhões de brasileiros fora do mercado de trabalho. Esta parcela da população não possui renda e contribui para o agravamento da crise econômica.

Outro ponto que chama atenção nesta pesquisa é o número de pessoas que estão buscando formas alternativas de geração de renda. Foi estimado em 37 milhões o número de pessoas que trabalham na informalidade. Este fato se deve à dificuldade de arcar com os custos da abertura de uma empresa e também ao fato de muitos destes empreendedores não se reconhecerem neste papel.

LEIA TAMBÉM:

20 ideias de negócio para mães que querem trabalhar em casa

7 mitos e verdades sobre ser empreendedora

Muitas pessoas estão buscando abrir um negócio por necessidade com o objetivo de substituir ou complementar o salário de um emprego formal. Não há nada necessariamente errado neste tipo de iniciativa, mas é importante que estas pessoas busquem uma preparação adequada para que não fracassem na sua tentativa e prejudiquem ainda mais a sua situação financeira.

Em um cenário de crise, além da escassez de vagas, aumenta a fragilidade de muitos grupos de profissionais. As mulheres, por sua vez, têm sua posição no mercado ainda mais complicada, seja pela possibilidade de engravidar ou por já serem mães com filhos pequenos.

Começar a empreender é então uma das saídas encontradas pelas mulheres que não têm expectativa de retomar a função que exerciam anteriormente. Muitas mulheres acabam aproveitando o momento do desemprego para irem em busca de uma nova oportunidade de carreira, transformando suas habilidades em negócio.

Se esse é o seu caso saiba que o caminho não é fácil mas que pode ser uma ótima opção para a sua vida. Para que você possa fazer uma boa transição de desempregada a empreendedora e seu novo negócio tenha bons resultados e seja uma nova fonte de geração de renda é preciso planejamento e estudo. Com dedicação e orientação , você pode transformar um negócio criado por necessidade em uma possibilidade de alcançar sua independência financeira e proporcionar a realização profissional que não foi conquistada no emprego.

Já pensou que empreender pode ser uma saída? Já traçou seu plano B? Me conte a sua história aqui nos comentários ou me envie um e-mail.

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais!

Está precisando de ajuda para começar seu negócio? Quer aprender como divulgar sua empresa? Conheça os cursos para as Mães Empreendedoras clicando aqui.

Clique aqui e receba dicas e conteúdos do Mães Empreendedoras pra te ajudar a ter sucesso com seu negócio diretamente no seu e-mail.

Envie um e-mail para mim: maria@maesempreendedoras.net.br

Sobre a autora

Maria Cristina Bernardo

 

Mãe do Guilherme, do João e da Júlia. Criadora de conteúdo digital, Pedagoga, Especialista em Sustentabilidade e Gestão de Pessoas. Mãe empreendedora que começou a empreender há 10 anos e hoje tem como missão ajudar outras mulheres a desenvolverem seus negócios e alcançarem sua independência.

 

 

Fonte de imagens: Google

Anúncios

O que você achou? Deixe seu comentário aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s