3 passos essenciais para administrar bem o seu dinheiro

Saber como administrar bem o seu dinheiro é muito importante para que você alcance sua independência. Quando você fica muito preocupada e enrolada com as contas, acaba se desesperando e isso atrapalha a administração correta das finanças. Nesta situação a chance de você entrar em uma enrascada é grande e isso pode atrapalhar a sua vida pessoal e também sua vida como mãe empreendedora.

Para evitar se enrolar quando o assunto é dinheiro é preciso ter disciplina, organização e controle. Isso não quer dizer que você precise de ferramentas complexas, mas que você pratique ações no seu dia a dia que te mantenham por dentro de como e onde seu dinheiro está sendo gasto, como você pode economizar e o quanto você tem disponível.

A seguir vou listar pra você 3 passos que são essenciais para que você possa cuidar bem do seu dinheiro no dia a dia.

LEIA TAMBÉM:

5 hábitos financeiros essenciais para o sucesso do seu negócio

Como começar um negócio com pouco dinheiro

3 passos essenciais para administrar bem o seu dinheiro

Passo 1: Conheça suas contas

Conhecer os seu gastos é o primeiro passo para cuidar do seu dinheiro. É importante que você saiba quais despesas fazem parte da sua vida. Quais são as contas que você tem que pagar todo mês?

Outro ponto importante é  fazer um controle diário do que entra e do que sai. Você pode anotar em uma planilha ou mesmo fazer um caderno simples com as colunas, entradas, saídas e total. O mais importante é se manter atenta e tornar isto um hábito. Anote todos os gastos, por menor que sejam.

Passo 2: Identifique suas dívidas

Ninguém gosta de ter dívidas. Estar endividada gera um estresse danado que vem acompanhado muitas vezes de uma sensação de fracasso e de que não há solução e muitas pessoas acabam nem querendo saber o tamanho do problema. Mas esse tipo de sentimento não pode te impedir de saber afinal o quanto você deve para encontrar uma solução.

Para poder quitar suas dívidas, o primeiro passo é saber exatamente quanto você deve, para quem você deve e quais os prazos e as taxas de juros cobradas. Só com essas informações levantadas e organizadas, você vai conseguir saber por onde começar. A dica é sempre começar a pagar as dívidas com os maiores juros.

Passo 3: Encontre os ralos

Quando você têm o controle das suas contas consegue identificar em que você mais gasta e até a pensar se é possível diminuir o custo de uma conta recorrente. Por exemplo, será que não é possível mudar o plano de assinatura da tv ou celular? Muitas vezes os pequenos gastos arbitrários se acumulam e se tornam também um importante ralo para o seu dinheiro. Ao anotar tudo você vai conseguir saber se está desperdiçando comprando itens desnecessários.

Administrando bem o seu dinheiro e encontrando os ralos que levam seu rico dinheiro embora, você economiza e pode direcionar seu dinheiro para coisas que te fazem mais feliz. Já pensou não gastar com bobagens que você não usa ou nem tanta importância e ter dinheiro sobrando para investir em você e nos seus sonhos? Comece hoje.

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais!

Está precisando de ajuda para começar seu negócio? Quer aprender como divulgar sua empresa? Conheça os cursos para as Mães Empreendedoras clicando aqui.

Clique aqui e receba dicas e conteúdos do Mães Empreendedoras pra te ajudar a ter sucesso com seu negócio diretamente no seu e-mail.

Envie um e-mail para mim: maria@maesempreendedoras.net.br

Sobre a autora

Maria Cristina Bernardo

 

Mãe do Guilherme, do João e da Júlia. Criadora de conteúdo digital, Pedagoga, Especialista em Sustentabilidade e Gestão de Pessoas. Mãe empreendedora que começou a empreender há 10 anos e hoje tem como missão ajudar outras mulheres a desenvolverem seus negócios e alcançarem sua independência.

 

 

Fonte de imagens: Google

Anúncios

O que você achou? Deixe seu comentário aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s