Técnica Pomodoro: como aumentar seu foco trabalhando em casa

tempo-de-leitura Tempo de leitura: 3 minutos

Você sofre com as interrupções ao longo do seu dia de trabalho e acaba perdendo o foco da tarefa que está realizando? Então a técnica Pomodoro pode te ajudar.

A técnica Pomodoro surgiu como uma forma de aumentar o foco e a produtividade.  Ela foi criada nos anos 1980 pelo universitário italiano Francesco Cirillo, que queria ser mais eficiente nos estudos nos primeiros anos da faculdade. O nome dado à técnica foi escolhido porque Francesco usava um timer de cozinha em formato de tomate, muito comuns naquela época, que funcionava como um cronômetro. Pomodoro, em italiano, significa tomate.

LEIA TAMBÉM:

10 dicas de como se organizar trabalhando em casa

Seu problema é mesmo falta de tempo para trabalhar?

A técnica Pomodoro consiste em alternar momentos de muito foco com momentos de distração. O tempo é dividido em blocos de 25 minutos, os pomodoros,  em que você deve estar totalmente concentrada na realização da sua tarefa. Quando a timer indica que o tempo acabou é hora de se dar 5 minutos de descanso. Você pode usar esse tempo para ir ao banheiro, checar alguma mensagem ou comer alguma coisa. A cada quatro ciclos de pomodoros você faz uma pausa maior com 15 a 30 minutos.  Com isso ao final de um ciclo de 4 pomodoros você vai ter produzido com total concentração durante 100 minutos, isto é, 1 hora e 40 de realização plena de tarefas e em torno de 30 minutos de intervalos. Assim seu corpo e sua mente têm o descanso que precisam para seguir em frente com mais energia para o trabalho.

Veja como funciona:

Como utilizar o Pomodoro trabalhando em casa

Vários estudos mostram que não conseguimos manter a concentração durante longos períodos e que mudar de atividade por um tempo curto pode aumentar a criatividade.

Para se manter focada e produtiva trabalhando em casa como mãe empreendedora, primeiro você deve começar o seu dia definindo em uma lista tudo que precisa executar. Para que evite interrupções desnecessárias desligue as notificações do celular e separe todos os materiais que vão ser necessários para as tarefas a serem realizadas. Programe o timer no celular, no computador ou mesmo o tradicional timer de cozinha para tocar o alarme em 25 minutos e trabalhe nas suas tarefas.

Quando o timer tocar, faça uma pausa de 5 minutos e continue em outra tarefa. Se a tarefa durar menos de 25 minutos faça a próxima da lista, se durar mais, divida-a em partes menores para serem concluídas dentro dos ciclos. Caso lembre de algo que precisa ser feito, anote no seu bloco de notas, mas siga concentrada na tarefa.  A cada quatro pomodoros faça a pausa maior. Ao final do dia anote as atividades concluídas e quantos pomodoros realizou ao longo do seu dia.

Dica de aplicativo

Além do tradicional timer de cozinha, que pode incomodar um pouco pelo barulho, você pode usar um aplicativo que te ajuda a controlar seu tempo e facilitar o uso da técnica. Basta você colocar na loja de apps do seu celular a busca por “Pomodoro” que com certeza você verá diferentes opções gratuitas e pagas.

Uma dica de aplicativo gratuito é o Pomodoro Timer Lite.

 

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais!

Está precisando de ajuda para começar seu negócio? Quer aprender como divulgar sua empresa? Conheça os cursos para as Mães Empreendedoras clicando aqui.

Clique aqui e receba dicas e conteúdos do Mães Empreendedoras pra te ajudar a ter sucesso com seu negócio diretamente no seu e-mail.

Envie um e-mail para mim: maria@maesempreendedoras.net.br

Sobre a autora

Maria Cristina Bernardo

Mãe do Guilherme, do João e da Júlia. Criadora de conteúdo digital, Pedagoga, Especialista em Sustentabilidade e Gestão de Pessoas. Mãe empreendedora que começou a empreender há 10 anos e hoje tem como missão ajudar outras mulheres a desenvolverem seus negócios e alcançarem sua independência.

 

 

 

Fonte de imagens: Google

Anúncios

O que você achou? Deixe seu comentário aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s