5 formas de medir o sucesso das suas redes sociais

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Ter sucesso com as redes sociais do negócio é um dos objetivos que toda empreendedora quer alcançar. Ter uma marca reconhecida e perfis que “bombam” nas redes sociais tem sido o caminho para muitas empreendedoras venderem mais e fazerem seus negócios decolarem.

Construir perfis que consigam esse sucesso não é uma tarefa fácil mas é totalmente possível se você tiver as técnicas certas. O crescimento do perfil do seu negócio vai exigir de você tempo e conhecimento. Então se você é dedicada e quer mesmo alcançar esse objetivo vai precisar estabelecer maneiras de medir esse sucesso. Afinal, como saber se você está no caminho certo com as redes sociais do seu negócio?

Para te ajudar, nesse post você vai encontrar 5 formas de medir o sucesso nas suas redes sociais. Você vai aprender quais são elas e como identificá-las facilmente nos seus perfis no Facebook e no Instagram. Pronta? Então vamos lá!

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5 formas de medir o sucesso das suas redes sociais

Você tem uma boa presença social?

Avaliar a sua presença social é a primeira forma de conseguir medir o seu sucesso nas redes sociais. Qual seu número de seguidores e fãs? Esse dado é um ponto inicial importante mas nunca deve ser considerado como único critério de avaliação porque não há um número padrão que possa ser considerado como meta para todo mundo. Saber se você tem um número relevante de seguidores e fãs vai depender de qual é o segmento do seu negócio, qual seu ninho de mercado e em qual rede social você está. As pessoas se comportam de formas diferentes em cada rede e isso deve ser considerado.

Além de identificar o número absoluto você deve avaliar a sua taxa de crescimento. Seu perfil está parado e não cresce ou tem crescimento diário e constante no número de seguidores e fãs? Uma taxa constante de crescimento mostra que você está no caminho certo.

Você está falando com o público certo?

Saber quem é o público que você deseja alcançar é um passo fundamental para a criação de conteúdo para as suas redes sociais. Você precisa saber quem é a persona ou avatar com o qual quer se comunicar. Tendo isso definido você pode identificar se está realmente conseguindo conquistar essas pessoas através das suas redes sociais.

Uma forma de descobrir se você está conseguindo alcançar o público certo é analisar as estatísticas das suas páginas. Você encontra facilmente os dados nas informações da sua fan page ou no seu perfil no Instagram.

Nesse exemplo do Facebook fica claro que a página está alcançando mais homens que mulheres principalmente da faixa de 25 a 34 anos nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Então se o objetivo do seu negócio quer conquistar pessoas da região sudeste do Brasil e é feito para homens jovens você está no caminho certo. Mas se seu objetivo era vender para mulheres de 35 a 44 anos é sinal de que você está errando na comunicação e na estratégia de crescimento das suas redes sociais.

O mesmo vale para o Instagram. Analisando as informações do seu perfil você consegue extrair informações de gênero, faixa etária e principais localizações incluindo países e cidades e tudo isso vai te ajudar a saber se você está realmente alcançando o público certo.

 

As pessoas se engajam com seu conteúdo?

Quando o seu conteúdo realmente interessa ao seu público seja porque resolve um problema ou porque o mantém informado ou feliz ele vai gerar engajamento.

Engajamento é o envolvimento, a interação do seu público com as suas redes sociais. Ter um bom engajamento é tão ou mais importante do que ter um número grande seguidores. No Facebook você pode analisar os dados da publicação verificando o desempenho, as reações, comentários e compartilhamentos. Comentar e compartilhar são ótimos para aumentar o alcance orgânico do seu post. A reação Amei é a mais valiosa.

No Instagram você pode acessar as informações de cada post e descobrir quantos likes, comentários, quantos vezes o conteúdo foi salvo, quantas pessoas visitaram o perfil e o total de alcance.Nas informações gerais do perfil você pode identificar também os posts com maior perfil classificando por tempo. Também é possível analisar os dados dos seus Stories.

Veja esse exemplo de um post no Instagram do Mães Empreendedoras. (para seguir clique aqui)

Clicando em “Ver informações” no post eu consegui saber que ele foi curtido por 1.400 pessoas, recebeu 704 comentários, foi salvo por 41 pessoas. Além disso gerou 222 visitas ao perfil e teve um alcance de 9.363 pessoas.

Seus seguidores visitam seu site?

Além de frequentar suas páginas, curtirem e compartilharem seu conteúdo seus seguidores precisam se sentir motivados a visitarem seu site que pode ser um blog ou uma loja virtual. Da mesmo forma devem se interessar em fazer parte da sua lista de e-mail ou Whatsapp ou mesmo baixar um material digital que você esteja disponibilizando.

Isso é o que você vai chamar de conversão. Se você faz uma chamada para ação ou call-to-action e seu seguidor realmente executa é sinal que você tem uma boa conversão através das redes sociais. Isso não quer dizer necessariamente uma venda. Pode ser que a sua chamada para ação tenha sido para um cadastro no e-mail ou para a leitura de um artigo. Mas se você cria o conteúdo do jeito certo e faz a chamada para a venda daquele produto você ode converter sim diretamente em mais vendas para o seu negócio. Uma forma de medir essa conversão no site é ver nas estatísticas do seu Google Analytics de onde vem os seus acessos.

Você recebe menções em outras páginas?

Sua página é marcada por outras páginas? As pessoas citam seu negócio ou te marcam para que você conheça algo novo que estão postando? isso é um bom sinal de relevância do seu perfil e te mostra que as pessoas estão lembrando de você e te considerando como alguém importante que gostariam de ter acompanhando também as suas páginas. No caso das menções de produtos isso mostra que os clientes estão satisfeitos e querem indicar seu negócio para outras pessoas. Da mesma forma fique atenta às menções negativas, elas podem ser prejudiciais às suas redes sociais e ao seu negócio. Tente responder o mais rápido possível e solucionar o problema daquele seguidor ou cliente.

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Sobre a autora

Maria Cristina Bernardo

Mãe do Guilherme, do João e da Júlia. Criadora de conteúdo digital, Pedagoga, Especialista em Sustentabilidade e Gestão de Pessoas. Mãe empreendedora que começou a empreender há 10 anos e hoje tem como missão ajudar outras mulheres a desenvolverem seus negócios e alcançarem sua independência.

 

 

Fonte de imagens: Google

 

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