Casal que empreende junto: como ter sucesso no amor e nos negócios

tempo-de-leitura Tempo de leitura: 3 minutos

Fugir da rotina e evitar situações de estresse são estratégias que os casais usam para manter um bom relacionamento. Mas e quando o casal empreende junto e convive em casa e no trabalho? Empreendendo juntos o casal vai ter muito tempo de convivência e necessidade constante de diálogo para fazer as tarefas do negócio, planejar e tomar decisões. E para evitar que o trabalho atrapalhe a relação, é preciso separar bens os papéis e respeitar as opiniões do outro. “É preciso muita coragem para embarcar nessa jornada e, acima de tudo, muita maturidade,” afirma a coach de carreira, mestre em administração, Daniela do Lago. Mas mesmo não sendo uma tarefa fácil, um negócio em família pode ter muito sucesso e fortalecer ainda mais união para o casal que desenvolve um projeto juntos, com propósito e amor.

LEIA TAMBÉM:

6 filmes inspiradores que toda empreendedora deve assistir

Dividir as tarefas em casa faz bem para toda a família

Se você é uma empreendedora que divide um negócio com seu companheiro ou companheira, confira 7 dicas da coach Daniela Lago para ajudar os casais que empreendem juntos a superarem os desafios:

Casais que empreendem juntos: como ter sucesso no amor e nos negócios

Trace metas em comum

Quando o casal tem metas em comum, consegue alinhar seus propósitos e colocar a energia necessária para o negócio dar certo. É mais fácil ter sucesso unindo forças em busca de um sonho que é dos dois.

Planeje a rotina e antecipe problemas

Segundo Daniela, traçar uma meta é fundamental para um projeto bem-sucedido, mas tirá-la do papel é o que possibilita sua concretização. Neste momento é preciso investir em muito planejamento, o que inclui prever situações difíceis. “Barreiras e desafios são comuns em qualquer negócio. O casal precisa estar ciente que enfrentará problemas e, na medida do possível, planejar como irão reagir às dificuldades.”

Use as diferenças a favor do negócio

Todo casal tem diferenças de ponto de vista e em vez disso ser um problema, as diferenças podem ser consideradas como vantagens para o negócio.”Casais inteligentes usam as diferenças a favor do negócio quando trabalham juntos,” afirma a coach.

Ok levar trabalho para casa, mas seja prática

Não adianta o casal impor regras impossíveis de serem cumpridas. Levar trabalho pra casa, por exemplo, muitas vezes é inevitável. “O ideal é tentar ser ágil na resolução dos conflitos profissionais, para que a situação não perdure e afete o clima do casal.”

Respeite os momentos de lazer

Ter vida social é fundamental para qualquer casal, mas para os que trabalham juntos isto se torna ainda mais importante. “Os dois precisam valorizar estes momentos e buscar de fato se desligar dos assuntos de trabalho. Estes ‘escapes’ ajudam a conduzir a rotina de forma mais prazerosa.”

Respeite papéis

É possível também que o amor seja a inspiração para um novo negócio.  Segundo Daniela, para o negócio fluir bem, é importante que cada um tenha seu papel e responsabilidade muito bem definidos, de acordo com o perfil e habilidades de cada um. Assim podem trocar conhecimentos, porém mantendo a autonomia individual em cada área.

Separe as finanças da casa e da empresa

Por fim, a coach chama a atenção para não misturar as finanças da casa com as da empresa. “Além de separar as finanças, mantendo o caixa da empresa saudável, é importante os sócios definirem pró-labores compatíveis com as funções que exercem e também definirem regras para retirada dos lucros. Isso evita estresse ao falar sobre dinheiro.

 

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais!

Está precisando de ajuda para começar seu negócio? Quer aprender como divulgar sua empresa? Conheça as soluções para as Mães Empreendedoras:

Cursos 

Criação de conteúdo para redes sociais

Envie um e-mail para mim: maria@maesempreendedoras.net.br

Sobre a autora

Maria Cristina Bernardo

Mãe do Guilherme, do João e da Júlia. Pedagoga, Especialista em Sustentabilidade e Gestão de Pessoas, Blogueira . Mãe empreendedora que vem enfrentando há 9 anos todos os desafios de trabalhar em casa.

 

 

 

Fonte de imagens: Google

Clique aqui e receba dicas e conteúdos pra te ajudar com seu negócio e ainda conheça nossas empresas parceiras do Clube Mães Empreendedoras.

Anúncios

O que você achou? Deixe seu comentário aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s