3 dicas de ouro para trabalhar em casa com os filhos

tempo-de-leitura Tempo de leitura: 3 minutos

Ser produtiva e se manter focada trabalhando em casa é um desafio enorme na vida de uma empreendedora. Quando você soma a isso tudo o cuidado com filhos pequenos fica quase impossível…Bem, eu disse quase. Aqui em casa são 3 filhos e 2 negócios e está tudo sob controle. Pelo menos na maior parte do tempo.

No entanto, administrar um negócio homebased envolve tanta coisa que precisa ser feita que pode ser difícil para as novas empreendedoras descobrirem como fazer tudo ao mesmo tempo.

Por isso, preparei aqui três dicas de ouro para você se organizar e conseguir trabalhar em casa com os filhos. São três ações práticas que vão te ajudar a organizar o seu dia e não perder o foco daquilo que é importante para o seu negócio.

LEIA TAMBÉM:

Empreender e ser mãe: como não se perder das suas prioridades

10 dicas para começar ou incrementar seu negócio

3 dicas de ouro para trabalhar em casa com os filhos

#Dica 1 – Descubra o seu melhor horário

Cada pessoa tem seu próprio horário de funcionamento. Nosso nível de energia varia ao longo do dia com seus altos e baixos comandados pelo nosso relógio biológico. Além disso, as mães empreendedoras ainda precisam considerar os horários da família para conseguirem definir um horário de trabalho.

Neste ponto preciso te pedir para esquecer o modelo de trabalho de 8 h às 17 h e começar a descobrir qual é o seu melhor horário. Seja verdadeira com você mesma e se pergunte quantas horas por dia você precisa se dedicar ao seu negócio para que ele se transforme em uma fonte de renda importante para você e não se transforme apenas em um hobbie. Serão 4 h, 5 h ou 6 h? Você decide de acordo com suas metas.

Feito isso, encontre uma maneira de encaixar este tempo na sua rotina diária. Leve em conta tudo que é importante para você. Se brincar com a sua filha antes da escola é sagrado, então dedique-se ao trabalho no período da tarde. Se a noite você funciona melhor… tudo bem. Mas vai precisar descansar de manhã para não se sobrecarregar com a rotina.

Outro ponto muito importante é saber o horário em que seu público está mais disponível e encaixar sua rotina nesse formato. Por exemplo, no meu caso percebo que há maior interatividade com o público e os clientes no período da tarde e uma parte da noite. Assim, optei por tirar as manhãs para estar mais próxima com meus filhos e quando necessário resolvendo assuntos pessoais ou da dinâmica da casa. Já à tarde a concentração é quase exclusiva com o trabalho. No período da noite esse tempo é compartilhado entre vida pessoal e trabalho.

Dica 2 – Priorize suas tarefas e evite interrupções

Uma das coisas mais importantes na carreira de uma empreendedora é se concentrar naquilo que te faça crescer. O ideal é priorizar suas tarefas em função dos resultados esperados. Por isso você realmente precisa ter clareza sobre o que realmente faz diferença para o seu negócio no momento e aonde quer chegar.

Produzir e entregar os produtos aos clientes, gerenciar seu marketing, ler e responder e-mails e mensagens, manter o acompanhamento e controle das finanças, organizar a agenda, estudar para o desenvolvimento do negócio…todas essas são tarefas constantes na vida das empreendedoras.

Como nosso tempo é escasso e ainda precisa ser dividido entre outras funções, ter prioridades se torna essencial pra dar certo. A Matriz Urgente-Importante pode te ajudar a organizar suas tarefas e priorizar o que realmente vai te ajudar a crescer e vender mais.

Trabalhar em casa definitivamente não é fácil. Confesso que boa parte deste artigo foi escrita com uma mão só enquanto minha filha descansava no meu colo. Mas ainda assim pode ser tão ou mais produtivo do que trabalhar para outras pessoas confinada em um cubículo qualquer. Para isso, é preciso ter um acordo bem claro com a sua família, inclusive com as crianças de que durante o horário de trabalho a mamãe não está disponível. Não é fácil, todo dia alguém vai colocar esta regra à prova, mas é uma etapa fundamental para trabalhar em casa com os filhos.

Dica 3 – Crie métodos e instruções para você mesma

Empreender em muitos casos é uma aventura solitária. Para manter as tarefas em dia e fazer uma autocrítica sobre o seu desempenho é muito importante manter controles fáceis e funcionais para você não se perder.

Uma forma de fazer isso é criar métodos, processos e instruções para você mesma seguir. Ter isso definido pode parecer meio chato de fazer em um primeiro momento, afinal é muito mais fácil deixar tudo só na nossa cabeça. O problema está exatamente nisso. Nossa cabeça é falha, temos muitos outros assuntos pra dar conta ( imagina só a rotina de 3 filhos?!) e podemos esquecer de etapas importantes do trabalho. Esse tipo de organização evita o desperdício de tempo e até de dinheiro.

Quer um exemplo de método? Faça um quadro com as tarefas a fazer de um lado e o que já foi feito do outro. Desta forma, você consegue descobrir o que precisa ser feito rapidamente. Um aplicativo que pode te ajudar nisso é o Trello.

Registre o passo a passo da produção do seu produto. Materiais, ferramentas, etapas, tempo…tudo isso vai funcionar como um modelo de processo e vai facilitar sua rotina.

Fotografe seus produtos terminados e embalados para você poder comparar e verificar se está esquecendo algum item. Esse é um ótimo exemplo de instrução para seguir.

 

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais!

Está precisando de ajuda para começar seu negócio? Quer aprender como divulgar sua empresa? Conheça as soluções para as Mães Empreendedoras:

Cursos 

Criação de conteúdo para redes sociais

Envie um e-mail para mim: maria@maesempreendedoras.net.br

Sobre a autora

Maria Cristina Bernardo

Mãe do Guilherme, do João e da Júlia. Pedagoga, Especialista em Sustentabilidade e Gestão de Pessoas, Blogueira . Mãe empreendedora que vem enfrentando há 9 anos todos os desafios de trabalhar em casa.

 

 

Fonte de imagens: Divulgação

Clique aqui e receba dicas e conteúdos pra te ajudar com seu negócio e ainda conheça nossas empresas parceiras do Clube Mães Empreendedoras.

Anúncios

2 comentários em “3 dicas de ouro para trabalhar em casa com os filhos

  1. Oiee…descobri vc por acaso..Também sou mãe de três meninos e tudo isso é muito novo pra mim…estou estudando a possibilidade de fazer um blog…mas…Ainda to muito perdida,também não tenho nenhuma formação acadêmica,não por onde começar….rsrs…eu adorei vários assuntos q vc tratou aqui…Parabéns…gostaria de ter um norte….uma direção também…rsrs

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Josenira. Você não precisa de formação acadêmica para empreender. É normal a sensação de ficar perdida no começo mas com organização, conhecimento e planejamento você consegue sim. Aproveita que as inscrições do Oficina de Ideias estão abertas, é só acessar em bit.ly/oficinadeideias2018 . Vai te ajudar muito. Qualquer dúvida manda um e-mail pra mim: maria@maesempreendedoras.net.br. Beijos,

      Curtir

O que você achou? Deixe seu comentário aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s