9 dicas essenciais para criar boas promoções 

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Criar uma promoção de vendas pode ser uma ótima estratégia para o seu negócio. Uma boa promoção aumenta as vendas e o faturamento, mas também pode servir para promover a marca, aumentar o cadastro de clientes, te ajudar a entender os interesses de consumo do seu público, testar lançamentos de produtos, etc. Você pode organizar uma promoção para incentivar a venda de determinado tipo de produto ou que seja direcionada para determinado perfil de clientes ou de região.

Mas criar uma promoção que seja realmente eficiente exige atenção em alguns pontos importantes. Para te ajudar nessa tarefa preparei uma lista com 9 dicas essenciais para uma promoção de sucesso. Faça seu checklist e boas vendas!

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9 dicas essenciais para criar boas promoções

#1- Escolha a promoção certa

Existem diferentes tipos de promoções que você pode criar. A mais clássica e comum é pensar em descontos percentuais. O produto, que custa X, passa a custar Y até determinada data. Mas você também pode usar outras formas de promoções. Tudo vai depender de qual é o objetivo da ação. E é como sempre digo aqui no blog, tudo vai depender de um bom planejamento.

Se você tem itens parados em estoque pode dar um desconto neles para que a saída aumente, já para aumentar o ticket médio, crie combos ou kits e faça uma combinação de produtos com maior e menor procura.

Outras boas opções de promoções são: sorteios (quem compra um produto ou participa de uma ação  ganha um produto); concurso cultural (quem escrever o melhor texto ou tirar a melhor foto ganha o produto), desconto cumulativo (quanto mais peças o cliente comprar, maior o desconto); cupom de desconto (presentear o cliente com desconto em uma próxima compra) e frete grátis (você assume os custos da entrega para o cliente).

#2- Aproveite as datas

É sempre bom aproveitar datas comemorativas para fazer as promoções. Além de datas como Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças e outras, é sempre bom criar promoções em datas que têm a ver com o que você vende. Se você trabalha com itens para bebês e mamães, por exemplo, pode oferecer promoções na semana do Dia da Gestante, 15 de agosto. Você também pode criar  semanas promocionais relacionados ao Dia do Cliente e a Black Friday por exemplo. Por isso programe-se com antecedência.

#3- Calcule seu desconto com cuidado

Se o seu objetivo é vender mais e com isso aumentar seu faturamento, calcule com atenção o desconto que você vai dar. Não elimine o lucro totalmente e tenha cuidado para não gerar prejuízos. Por isso antes de pensar em qualquer promoção você precisa conhecer bem cada ponto da sua formação de preço  naquele produto.

#4-Faça tudo de forma fácil e clara

Um dos problemas mais frequentes em promoções é a falta de clareza nas regras. Evite promover coisas que tenham uma mecânica complicada. O melhor é que em poucos passos o cliente possa usar o benefício.

No caso de sorteios, as redes sociais tem aplicativos que podem ajudar a deixar tudo ainda mais automatizado. Para concursos culturais deixe claro os critérios para seleção. Nunca é demais lembrar que honestidade é essencial para tudo em seu negócio e é claro também nas promoções. Seja transparente e preserve sua imagem e da sua empresa.

#5-Inspire-se no seu público

Crie uma promoção que seja a cara do seu público. Procure conhecer o que tem feito sucesso entre seus clientes, use as redes sociais a seu favor. Se sua marca é mais descolada por que não promover um concurso divertido? Incentive a participação das pessoas, peça que chamem os amigos, crie hashtags especiais para divulgar a promoção.

#6- Garanta o estoque

Controle seu estoque e verifique se há quantidade suficiente de produtos para atender o aumento das vendas. Se não é melhor verificar a produção ou negociar com os fornecedores possíveis entregas adicionais no período. Se nada disso for possível, comunique aos clientes que há um número limitado de itens.

#7-Dê a noção de escassez

Se você criar promoções o tempo todo ou mantiver um desconto por prazo indeterminado por exemplo, os clientes terão a sensação de que nunca valerá a pena comprar os produtos pelo seu preço original. Por isso defina claramente os prazos para que aproveitem aquela oportunidade única e dê aos clientes a noção de escassez.

#8-Capriche no atendimento

Se você está criando uma promoção é porque deseja tornar sua marca mais conhecida e ter mais clientes. Então de nada vai adiantar todo esse esforço se você não caprichar ainda mais no atendimento. Esqueça a ideia de que por estar em promoção o cliente deve aceitar qualquer coisa. Atenda a todos de forma especial.

#9- Aprenda com suas promoções

Sempre que fizer uma promoção aproveite para fazer uma análise. Procure verificar as etapas, ver como e quando as pessoas participaram, que tipo de público atraiu. Veja o que deu ou não certo. Use a experiência como aprendizado para se aperfeiçoar cada vez mais e criar promoções eficientes para seu negócio.

 

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Sobre a autora

Maria Cristina Bernardo

 

Mãe do Guilherme, do João e da Júlia. Pedagoga, Especialista em Sustentabilidade e Gestão de Pessoas, Blogueira . Mãe empreendedora que vem enfrentando há 9 anos todos os desafios de trabalhar em casa.

 

Fonte de imagens: Google

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