5 hábitos financeiros essenciais para o sucesso do seu negócio 

tempo-de-leitura Tempo de leitura: 3 minutos

Lidar com as finanças do negócio nem sempre é fácil. Para muitas mães empreendedoras esse é um desafio que pode atrapalhar muito o crescimento da empresa. Ter bons hábitos financeiros é importante para saber se seu negócio está atingindo os resultados esperados ou mesmo quanto é necessário investir para que isto aconteça.

É preciso ter informação financeira da sua empresa acessível para que você possa consultar. Crie planilhas que te ajudem nisso. Lidar com o gerenciamento do dinheiro é essencial para  que seu negócio sobreviva principalmente no começo. Como empreendedora você precisa saber que um real de receita não é um real de lucro e por mais que sua vida pessoal dependa dos ganhos que você tem com seu negócio, primeiro você precisa estar atenta aos compromissos financeiros da sua empresa. A seguir conheça 5 hábitos financeiros que são fundamentais para que você alcance o sucesso.

LEIA TAMBÉM:

Como começar um negócio com pouco dinheiro

Tudo o que você precisa saber para ser MEI

5 hábitos financeiros essenciais para o sucesso do seu negócio

1. Revise regularmente as suas finanças

Todo negócio tem um um fluxo natural de despesas e receitas. Dependendo da área que você atua, haverá épocas do ano em que você vai concentrar mais  seu faturamento e outras em que as vendas não são tão boas assim. Isso se deve muitas vezes à sazonalidade ou a duração de determinados contratos que faça com seus clientes. Em qualquer caso, as análises financeiras semanais e mensais são importantes como uma forma de compreender a frequência e a escala das suas vendas e até que ponto a sua empresa pode estar crescendo ou em risco por conta de clientes que pagam atrasado.

2. Mantenha um orçamento

Um orçamento é simplesmente uma expectativa de resultados comerciais. No nível iniciante, faça um orçamento no primeiro dia do mês para estimar a quantidade de receita que receberá nesse mês e quanto você pagará nas despesas. Em seguida, reveja o orçamento em comparação com os resultados reais no final do mês. Fazendo essa comparação, você será capaz de tomar decisões que te ajudem a atingir ou mesmo superar o que havia colocado como expectativa. Será que você não está com custos muito altos que precisam se revistos? Ou é o tempo de produção que te impede de ganhar mais? Quem sabe não é hora de investir mais em marketing para aumentar suas vendas por exemplo?

3. Fique em dia com os impostos

O dinheiro que você reservou para impostos não é realmente o seu dinheiro. Ele pertence ao governo. É por isso que é melhor deixá-lo de lado imediatamente e não confundir com a renda restante do seu negócio.  Se você é MEI, mantenha o pagamento de sua DAS em dia. Se sua empresa está enquadrada no Simples Nacional fique atenta aos prazos e carga tributária para cada atividade. No Brasil há impostos nas esferas municipal, estadual e federal que dependem da área de atuação da sua empresa.

4. Reduza suas dívidas 

Muitas vezes as empreendedoras adquirem dívidas no curto prazo para permitir a longo prazo a saúde e o crescimento para o seu negócio. No entanto, uma dívida desnecessária é um ralo para o seu dinheiro. Trabalhe para reduzir ao máximo suas dívidas. Uma dica é procurar concentrar sua dívida em uma só fonte e trocar dívidas mais caras por mais baratas. Por exemplo, é melhor pegar um empréstimo com alguém do que pagar os juros exorbitantes do cartão de crédito.

5. Pague a você mesma

Manter um pró-labore fixo como mãe empreendedora pode ser muito difícil principalmente no começo do seu negócio. Como a receita é instável e pequena acaba muitas vezes não sendo possível pagar todos os seus dividendos como dona do negócio. Mas mesmo que esse fixo não seja viável, você pode tirar dinheiro da sua conta comercial em intervalos regulares. Claro que isso vai exigir controle para pensar sobre o seu negócio e sua renda pessoal separadamente. Se além de empreendedora você for a profissional responsável pela execução do serviço ou pela produção do que você vende não esqueça de colocar o valor da sua mão-de-obra na sua formação de preço. Considere o salário de mercado que você pagaria se alguém com sua qualificação estivesse realizando esse serviço. Receber pelo que você produz é importante para que você se sinta recompensada e motivada a seguir.

Gostou do artigo? Compartilhe nas suas redes sociais!

Está precisando de ajuda para começar seu negócio? Quer aprender como divulgar sua empresa? Conheça as soluções para as Mães Empreendedoras:

Cursos para Mães Empreendedoras 

Soluções para Mães Empreendedoras

Sobre a autora

Maria Cristina Bernardo

 

Mãe do Guilherme, do João e da Júlia. Pedagoga, Especialista em Sustentabilidade e Gestão de Pessoas, Blogueira . Mãe empreendedora que vem enfrentando há 9 anos todos os desafios de trabalhar em casa.

 

Fonte de imagens: Google

Clique aqui e receba dicas e conteúdos pra te ajudar com seu negócio e ainda conheça nossas empresas parceiras do Clube Mães Empreendedoras.

Anúncios

Um comentário em “5 hábitos financeiros essenciais para o sucesso do seu negócio 

  1. Muito bom artigo, dicas simples que fazem a diferença. Na qualidade de Contador considero que ficar em dia com os impostos é o item que releva todo cuidado, por conta dos altos juros aplicados pelo governo, e a falta de pagamento implica na impossibilidade de obter certidões negativas.

    Curtido por 1 pessoa

O que você achou? Deixe seu comentário aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s