As lições de Palmirinha Onofre: um exemplo de mãe empreendedora que se tornou uma das cozinheiras mais queridas do Brasil

tempo-de-leitura Tempo de leitura: 4 minutos

A vovó Palmirinha Onofre conta como enfrentou as dificuldades para criar as filhas e se tornou um sucesso com suas receitas

Palmirinha Onofre hoje com 86 anos é um exemplo de mulher batalhadora que viu na sua habilidade como cozinheira uma forma de romper uma realidade de violência e de dificuldade financeira que sofria para criar suas filhas.  A vovó que já trabalhou por quatro anos ao lado de Ana Maria Braga no Note e Anote, da Record e por mais de dez na TV Gazeta, antes de atuar no canal pago Fox Life de 2012 a 2015, hoje é garota-propaganda, autora de livros e revistas de culinária e possui um site e canal no Youtube com suas deliciosas receitas.

Ainda na infância em São Paulo, começou a escrever sua história repleta de lutas. Aos 6 anos, por conta de dificuldades familiares foi adotada por uma francesa, com quem aprendeu uma maravilhosa receita de pudim de leite condensado.  Já casada e com três filhas, novas batalhas: a coragem de se separar do marido e criar as meninas sozinha. Ela viveu uma rotina de agressões e com problemas financeiros para cuidar das filhas. Foi quando Palmirinha percebeu que poderia ganhar mais dinheiro para sustentá-las com seus sonhos recheados de creme, sua receita de maior sucesso até hoje.

LEIA TAMBÉM:

17 ideias de negócio para começar na cozinha da sua casa

Empório da Papinha: mãe cria negócio de sucesso pensando na alimentação saudável da filha

Seguindo sua intuição como mãe empreendedora,  em uma época em que não se falava sobre isso, começou a cozinhar para fora. Quando começou, suas filhas Tania, Sandra e Nanci tinham 14, 12 e 10 anos respectivamente. “Eu precisei vender sonhos para complementar meu salário e conseguir comprar um blusão do uniforme da escola, porque duas filhas minhas começaram a estudar no mesmo horário e elas, as 3, só tinham 1 para usarem.” conta Dona Palmirinha.

Para ela trabalhar e dar conta de cuidar da casa e das filhas também não foi fácil. “Eu tive ajuda de muita gente e quando a minha filha mais velha já podia me ajudar, fomos contornando para que tudo desse certo. Eu chegava do trabalho e deixava tudo pronto para que elas pudessem ficar bem e ir para a escola no dia seguinte.”

Palmirinha Onofre

Em tempos de crise é comum que os negócios de alimentação sigam crescendo. Para começar um novo negócio na área de alimentação é importante pesquisar o mercado de sua região, levantar os custos e sua capacidade de produção, estudar sobre boas práticas de manipulação de alimentos, pensar em como vai divulgar seu negócio e realizar um bom atendimento ao cliente.

O trabalho como empreendedora na área de alimentação exige dedicação. “Cozinha não é fácil, é indispensável que a pessoa goste de cozinhar. No meu caso, a necessidade fez com que eu me arriscasse no meu próprio negócio de salgados, mas no começo eu tinha outros empregos e levava a venda dos salgados junto. Eu fazia jornada dupla de trabalho.” conta Palmirinha para o Mães Empreendedoras.

Ao longo de tantos anos em sua trajetória como mãe e avó empreendedora, Palmirinha Onofre aprendeu muito e venceu desafios pessoais e profissionais que são uma inspiração, uma verdadeira receita de vida para todas nós. E faz questão de dar um conselho importante para todas as mulheres que estão começando a empreender. “Eu acredito que a mamãe empreendedora tem que optar por algo que ela realmente goste e que se dedique a aprender sempre.”

 

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais!

Está precisando de ajuda para começar seu negócio? Quer aprender como divulgar sua empresa? Conheça as soluções para as Mães Empreendedoras:

Cursos para Mães Empreendedoras 

Soluções para Mães Empreendedoras

Envie um e-mail para mim: maria@maesempreendedoras.net.br

Sobre a autora

Maria Cristina Bernardo

 

Mãe do Guilherme, do João e da Júlia. Pedagoga, Especialista em Sustentabilidade e Gestão de Pessoas, Blogueira . Mãe empreendedora que vem enfrentando há 9 anos todos os desafios de trabalhar em casa.

 

Fonte de imagens: Divulgação

Clique aqui e receba dicas e conteúdos pra te ajudar com seu negócio e ainda conheça nossas empresas parceiras do Clube Mães Empreendedoras.

Anúncios

O que você achou? Deixe seu comentário aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s