4 coisas para fazer em seu negócio antes que o ano acabe

tempo-de-leitura Tempo de leitura: 3 minutos

Nem acredito que já passamos da metade do ano. Cada dia parece que o tempo passa mais rápido e na nossa rotina de mãe empreendedora uma parte do que planejamos para o ano parece que vai ficando mais difícil de alcançar. Mas a boa notícia é que ainda não é tarde demais. Com um pouco de organização e planejamento você ainda pode cumprir as metas que estabeleceu e organizar melhor seu negócio para o ano que vem.

4 coisas para fazer em seu negócio antes que o ano acabe

1- Escreva seus processos

Por mais cansativo que seja parar para escrever seus processos, essa é uma etapa muito importante do seu negócio. Documentar a forma como o trabalho acontece vai te ajudar a identificar todas as áreas do negócio e as tarefas que fazem parte de cada uma delas. Também vai te permitir perceber quais pontos precisam ser melhorados e diminuir o tempo desperdiçado quando precisa levantar uma informação.

Crie documentos que possam ser constantemente consultados e atualizados de forma fácil. Pode ser em formato de planilha, de apresentação ou mesmo para um primeiro passo em um texto simples. O mais importante é que você comece a gerar esses registros do seu negócio logo.

LEIA TAMBÉM:

Aprenda a criar metas inteligentes para seu negócio

Organize suas ações para conquistar o que deseja: conheça o 5W2H!

2- Organize suas finanças

Você já está nesta altura do ano e ainda não tem planilhas organizadas com seus resultados financeiros? Se a sua resposta foi sim, pare tudo agora e vá fazer isso. Organizar as finanças é essencial para avaliar a “saúde” do seu negócio como mãe empreendedora.

Para saber se seu negócio está bem ou não, você precisa conhecer seus custos, faturamento, lucro, datas em que recebe, contas para pagar, ticket médio dos clientes. E isso só é possível se você faz um controle constante das suas finanças. Eu sei que você pode dizer que faz esse controle no caderninho, mas convenhamos, a gestão do seu negócio merece mais que isso.

Você não precisa de nada muito elaborado. Planilhas simples de fluxo de caixa diário e mensal, controle de formação de seus preços, demonstrativo de resultados já podem te ajudar bastante a conseguir ter uma visão global de suas finanças te ajudando a identificar como diminuir custos ou onde investir para conseguir ganhos maiores.

 

 

3- Ajuste sua rotina

Se uma das maiores reclamações de toda mãe empreendedora é a falta de tempo para tudo, organizar a rotina é um passo essencial. Se você não está satisfeita com a forma como sua rotina está acontecendo precisa parar para pensar no que vai fazer para mudá-la ano que vem. Afinal tenho certeza que você sabe que não dá para viver mais tanto tempo nessa loucura.

Não espere que as coisas mudem sozinhas e nem espere que outras pessoas mudem por você. Precisa de mais tempo para trabalhar? Talvez seja o momento de colocar as crianças pequenas na escola ou em alguma atividade que possa te deixar mais livre. Esse tipo de decisão por exemplo não pode ser tomada de uma hora pra outra já que você precisa escolher o local,  saber valores ou seguir algum calendário de inscrição, definir como vai levar e buscar, se mais alguém vai te ajudar. Tudo isso vai depender de como você vai ajustando sua rotina desde já.

4- Pense aonde quer chegar

É comum a gente estabelecer metas para o ano em janeiro. As famosas listas que criamos para todas as áreas da vida. Mas com o ano seguindo acabamos deixando de lado essa forma de pensar. Como mães empreendedoras nos deixamos levar pelas 14523879 tarefas diárias e não paramos para pensar aonde queremos chegar.

Te proponho então que faça um exercício diferente esse ano. Comece já a separar um tempo para pensar em suas metas para o ano que vem. Certos objetivos precisam de mais tempo para serem alcançados e um ano pode ser pouco. Com a crise muitos negócios estão tendo resultados mais lentos. Em algumas situações você vai precisar inclusive já ir dando alguns passos ainda este ano se quiser conquistar esse objetivo ao longo de 2018. Então não perca tempo.

Gostou do artigo? Compartilhe nas suas redes sociais!

Está precisando de ajuda para começar seu negócio? Quer aprender como divulgar sua empresa? Conheça as soluções para as Mães Empreendedoras:

Cursos para Mães Empreendedoras 

Soluções para Mães Empreendedoras

Sobre a autora

Maria Cristina Bernardo

 

Mãe do Guilherme, do João e da Júlia. Pedagoga, Especialista em Sustentabilidade e Gestão de Pessoas, Blogueira . Mãe empreendedora que vem enfrentando há 9 anos todos os desafios de trabalhar em casa.

 

Fonte de imagens: Google

Clique aqui e receba dicas e conteúdos pra te ajudar com seu negócio e ainda conheça nossas empresas parceiras do Clube Mães Empreendedoras.

Anúncios

O que você achou? Deixe seu comentário aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s