6 filmes inspiradores que toda mãe empreendedora deve assistir

tempo-de-leitura Tempo de leitura: 15 minutos

Muitas mulheres têm histórias que podem servir de aprendizado para nossa trajetória como mães empreendedoras. Preparei aqui uma lista com dicas (e trailers!) de alguns filmes muito interessantes que trazem histórias assim, recheadas de lições para o nosso dia a dia de mulheres a frente de um negócio. Para você aproveitar, se divertir e se inspirar!

LEIA TAMBÉM:

5 fontes de inspiração para as empreendedoras

Empório da Papinha: mãe cria negócio de sucesso pensando na alimentação saudável da filha

6 filmes inspiradores que toda mãe empreendedora deve assistir

 

 #1- Erin Brockovich

Erin Brockovich, vivida pela atriz Julia Roberts, é mãe solteira de três filhos e está desempregada. Preocupada com sua família e com toda a cidade ela enfrentou sozinha uma poderosa empresa de energia responsável por causar sérios danos ambientais na região e com isso mudou a legislação ambiental no país. O filme foi baseado na história real de Brockovich, que hoje é consultora e ativista ambiental. A persistência e o talento de Erin para engajar pessoas em torno de uma causa foi determinante para que ela conquistasse seu objetivo e é uma lição para todas as empreendedoras.

#2- Coco antes de Chanel

A atriz Audrey Tautou dá vida à estilista francesa Coco Chanel antes da fama. Após viver anos em um orfanato, a protagonista trabalha como cantora e costureira em um bar. Sua história começa a mudar quando seu incrível talento para criar chapéus é descoberto.  Seu caminho não é nada fácil e ela trabalha duro para romper com os conceitos da época, inspirando-se no vestuário masculino e liberando as mulheres do uso do corselete. A inovação e sua determinação são aprendizados importantes para todas as mulheres a frente de um negócio.

#3- Julie & Julia

Duas personagens são as protagonistas que dão vida a essa história. Julia, interpretada por Meryl Streep, era casada com um diplomata, passou a viver na França e quis começar uma nova carreira até que tornou-se uma chef de sucesso. Julie, vivida pela atriz Amy Adams, trabalhava numa central de apoio às vítimas do ataque de 11 de setembro e resolveu fazer algo diferente. Comprou um livro e decidiu preparar todas as receitas, o que fez com que sua vida tomasse um novo rumo. Julie & Julia fala da importância de se ter objetivos na vida, de perseverar e de mulheres obstinadas. Também mostra maridos que apoiaram suas esposas em suas trajetórias. O filme nos ensina que somos capazes de mudar nossa história a qualquer momento como empreendedoras.

#4-Não sei como ela consegue

Kate Reddy, interpretada por Sarah Jessica Parker, é uma mulher contemporânea que divide seu tempo entre os afazeres domésticos, o papel de mãe e de profissional bem sucedida e sofre com a falta de tempo e a culpa. O filme Não sei como ela consegue mostra o esforço que muitas mulheres fazem para serem, ao mesmo tempo, mães presentes e boas profissionais.

5. Joy: O Nome do Sucesso

O filme conta a história real de Joy Mangano, interpretada pela atriz Jennifer Lawrence, empresária norte-americana que construiu sua carreira a partir da invenção de um produto de limpeza revolucionário. No fim dos anos 1980, ela trabalhava como vendedora de bilhetes de avião e vivia com os dois filhos, a avó e o ex-marido em meio a sérios problemas financeiros e a uma rotina em que tinha que dar conta de tudo. Aos poucos, ela descobre que o caminho para a sua felicidade era  se dedicar ao seu talento como inventora. Joy vence dois obstáculos em sua trajetória que muitas empreendedoras enfrentam: a competitividade do mundo dos negócios e a desvalorização feminina no mercado de trabalho.

#6- Estrelas Além do Tempo

O filme Estrelas além do Tempo conta as histórias de três mulheres cujo esforço foi essencial para que os Estados Unidos dessem início à corrida espacial. A matemática Katherine Johnson, a primeira engenheira negra da Nasa Mary Jackson, e a também matemática da agência Dorothy Vaughan são vividas pelas atrizes Taraji P. Henson, Janelle Monáe e Octavia Spencer. Em pleno período de Guerra Fria, as três tiveram que trabalhar ainda mais que outros profissionais da NASA para serem notadas por serem mulheres e negras. O longa mostra o preconceito e a importância das mulheres se posicionarem e lutarem por espaço e reconhecimento.

Gostou do artigo? Compartilhe nas suas redes sociais!

Está precisando de ajuda para começar seu negócio? Quer aprender como divulgar sua empresa? Conheça as soluções para as Mães Empreendedoras:

Cursos para Mães Empreendedoras 

Soluções para Mães Empreendedoras

Sobre a autora

Maria Cristina Bernardo

 

Mãe do Guilherme, do João e da Júlia. Pedagoga, Especialista em Sustentabilidade e Gestão de Pessoas, Blogueira . Mãe empreendedora que vem enfrentando há 9 anos todos os desafios de trabalhar em casa.

 

Fonte de imagens: Google

Clique aqui e receba dicas e conteúdos pra te ajudar com seu negócio e ainda conheça nossas empresas parceiras do Clube Mães Empreendedoras.

Anúncios

O que você achou? Deixe seu comentário aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s