Síndrome de Burnout: 5 atitudes para evitar o esgotamento como mãe empreendedora

tempo-de-leitura Tempo de leitura: 4 minutos

Você se sente exausta com as muitas atividades da rotina de mãe empreendedora? Já sentiu como se um grande estresse tomasse conta do seu corpo e da sua cabeça? Você precisa se prevenir para evitar a Síndrome de Burnout.

A Síndrome de Burnout envolve um alto grau de estresse com as atividades. É conhecida como a síndrome do esgotamento profissional. Pessoas com Burnout se sentem exaustas, mas não conseguem descansar e muitas vezes se sentem desamparadas e desesperadas desde a hora em que acordam. Podem enfrentar irritabilidade, dificuldade de concentração, lapsos de memória, ansiedade, depressão, pessimismo e baixa autoestima. Dor de cabeça, enxaqueca, cansaço, sudorese, palpitação, pressão alta, dores musculares, insônia, crises de asma, distúrbios gastrintestinais são manifestações físicas que podem estar associadas à síndrome. Segundo números da International Stress Management Association (Isma) no Brasil, 72% dos brasileiros sofrem alguma sequela devido ao nível de estresse, sendo que 32% estão em nível de Burnout.

LEIA TAMBÉM:

Empreender e ser mãe: como não se perder das suas prioridades

Você tem resiliência como empreendedora?

Como mães empreendedoras acumulamos multitarefas nos cuidados com a casa, os filhos e o trabalho. E se tentamos ser perfeitas podemos ser tomadas de um grande sentimento de frustração e impotência questionando o sentido e o valor do que estamos fazendo. Como resultado acabamos exaustas, física e mentalmente. No entanto, podemos tomar algumas atitudes que fazem muita diferença para prevenir o esgotamento. Conheça 5 atitudes para evitar a Síndrome de Burnout como mãe empreendedora.

5 atitudes para evitar a síndrome de Burnout como mãe empreendedora

1. Reconecte-se com seu propósito

É realmente importante descobrir o porquê do que você está fazendo. Quando você se sente ansiosa ou atolada com o estresse, afaste-se do que está fazendo, respire profundamente e volte a se conectar com seu propósito.  Como empreendedora sempre haverá momentos em que você duvida e pensa em desistir. Quando você se reconecta com seu propósito, com algo maior para te motivar e inspirar, você terá mais energia, mais foco e mais perspectiva para enfrentar os obstáculos.

2. Dê os primeiros passos

Há momentos em nossa trajetória como mães e empreendedoras que duvidamos de nossas habilidades para fazer algo realmente significativo. É fácil se deixar abater e sentir-se sobrecarregada quando nos comprometemos a realizar algo novo, começar um novo negócio ou mesmo fazer uma mudança em nossa empresa. O que temos que lembrar é que não precisamos ter necessariamente todo o caminho definido. Nada de ficar ansiosa tentando dar conta de tudo ao mesmo tempo e ter um plano perfeito, sem falhas para seguir. O que precisamos fazer é descobrir os primeiros passos que podem ser dados em direção ao nosso objetivo. Para isso é sem dúvida importante se planejar, estudar e contar com orientação se for preciso. Depois de começar, com certeza conseguiremos ver adiante e o próximo passo aparecerá com mais clareza

Para te ajudar com os primeiros passos do seu negócio ou novo projeto conheça a Oficina de Ideias Mães Empreendedoras.

3. Troque ideias e participe de uma rede

Não podemos fazer tudo sozinhas e pode ser muito mais fácil se contamos com apoio para alcançar nossos objetivos e nos sentirmos menos cansadas. Não saber as respostas e pedir ajuda não nos torna incapazes ou incompetentes, pelo contrário. Com certeza há pessoas ao seu redor que querem te ajudar  e tudo o que você precisa fazer é perguntar. Procure outras mães empreendedoras, peça ajuda, troque ideias. Esse movimento pode ser muito rico e produtivo e ajudar a aliviar seu estresse com o negócio e a vida de mãe.

Faça parte do grupo Mães Empreendedoras no Facebook e se quiser conversar  envie um e-mail para mim: maria@maesempreendedoras.net.br

4. Concentre-se só no que está fazendo

Quando foi a última vez que você esteve totalmente concentrada a uma só atividade? Com as muitas tarefas e opções do dia a dia é fácil a gente se perder fazendo pelo menos uma três atividades ao mesmo tempo. O resultado é que não conseguimos aproveitar cada momento como deveríamos. Ser multitarefa pode ser pesado demais para muitas mulheres e isso não deve ser visto como sinal de fraqueza. Todas temos limites que precisam ser respeitados. Comece a praticar atenção plena com uma rotina simples que você faz todos os dias, como se pentear, dar banho no seu filho ou enviar um e-mail de trabalho. Ao passar pela rotina, concentre-se no que seu corpo está sentindo em cada momento. Uma vez que essas tarefas simples podem manter sua plena consciência, mude essa consciência para as outras tarefas em sua vida. Aprender a se concentrar e mergulhar em uma atividade pode fazer uma grande diferença para diminuir o estresse diário.

5.Mude a rotina

Será que se você mudar algo em sua rotina não vai se sentir melhor? Em certos casos pequenas mudanças na rotina podem gerar mais tempo. Avalie a possibilidade de propor uma nova dinâmica para as suas atividades diárias e profissionais. Delegue uma atividade ou mesmo deixe de fazer algo por um tempo. Mude seu cronograma. Tente criar um espaço na rotina em que possa não se dedicar a nada “útil” para ninguém.  Pode ser um tempo para não pensar em nada, para se exercitar, para ouvir uma música. Por menor que seja esse tempo já vai servir para você se sentir um pouco mais leve.

 

Gostou do artigo? Compartilhe nas suas redes sociais!

Está precisando de ajuda para começar seu negócio? Quer aprender como divulgar sua empresa? Conheça as soluções para as Mães Empreendedoras:

Cursos para Mães Empreendedoras 

Soluções para Mães Empreendedoras

Sobre a autora

Maria Cristina Bernardo

 

Mãe do Guilherme, do João e da Júlia. Pedagoga, Especialista em Sustentabilidade e Gestão de Pessoas, Blogueira . Mãe empreendedora que vem enfrentando há 9 anos todos os desafios de trabalhar em casa.

 

Fonte de imagens: Google

Clique aqui e receba dicas e conteúdos pra te ajudar com seu negócio e ainda conheça nossas empresas parceiras do Clube Mães Empreendedoras.

Anúncios

O que você achou? Deixe seu comentário aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s