Empreender e ser mãe: como não se perder das suas prioridades

tempo-de-leitura Tempo de leitura: 4 minutos

Você já sentiu que está se dedicando muito ao negócio e não está indo tão bem como mãe? Muitas vezes se questiona porque não consegue empreender e ter tempo com os filhos? Saiba que você não está sozinha e isso é um problema comum a várias mães empreendedoras. Como empreendedora você provavelmente estabeleceu metas e cronogramas ​​considerando para onde você deseja que seu negócio vá no futuro. Mas nós não fazemos o mesmo para a maternidade.

As mães empreendedoras bem sucedidas em seus negócios sentem como se não fosse tão bem sucedidas com seus filhos. Há muita coisa em jogo quando você é mãe e empreendedora. Em primeiro lugar vivemos a eterna culpa materna (algo que devemos sem dúvida superar). Outro grande desafio é nos sentirmos presas pelo trabalho. Seu negócio e seus clientes têm necessidades e demandas que estão bem diante de você, exigindo sua atenção o tempo todo. Você está sempre pensando em um cliente potencial, em como dar conta da produção, em vender mais ou como cumprir seus muitos compromissos a cada dia. Trabalhando em casa você tem ainda mais dificuldade de se desligar das obrigações de trabalho. Além disso, seu negócio tem indicadores que vão apontar o que você precisa fazer, a maternidade não.  

LEIA TAMBÉM:

7 mitos e verdades sobre ser empreendedora

10 dicas de como se organizar trabalhando em casa

Às vezes até mesmo os melhores planos de organização do tempo (como trabalhar só à tarde e ter a manhã dedicada às crianças como eu procuro fazer ) podem sair completamente fora dos trilhos de repente. Crianças exigem muito da gente e dependendo da idade a demanda é maior, com um bebê,  por exemplo,os horários saem completamente do padrão. (Uma realidade que tem sido desafiadora para mim que hoje tenho dois meninos de 9 e 5 anos e ainda uma bebê de 5 meses seguindo amamentação exclusiva!).

Quando você faz um plano e não consegue cumpri-lo por algum motivo, pode ser muito difícil se recuperar e retomar as atividades do ponto onde parou. Essas mudanças podem causar estresse e infelicidade e a sensação de frustração em não conseguir se planejar e concretizar nada. Por conta disso você acaba se sentindo mais propensa em se concentrar mais em seu negócio porque ele é mais previsível e você está mais no controle.

Se você se identificou com o que falei até agora deve estar se perguntando como pode romper esse ciclo e se dedicar ao negócio e também aos filhos. Alguém contou uma história de que empreender é ter MAIS tempo com os filhos, eu mesma já me vi falando essa frase, mas acho que ela está errada para a maioria das mulheres. Afirmar que vai ter mais tempo pode gerar insatisfação para muitas mães que não vão conseguir isso, por isso prefiro falar em FLEXIBILIDADE de tempo com os filhos. Não vou te dizer que tenho nenhuma solução mágica porque há várias aspectos diferentes na vida de cada mulher, mas vou te dar três dicas que podem te ajudar nessa missão de ter mais flexibilidade para estar com a família. Você se sentirá mais conectada e presente no tempo em que está com seus filhos, afinal essa era sua prioridade no momento em que decidiu se tornar mãe empreendedora.

3 dicas para não se perder de suas prioridades como mãe empreendedora

#1- Estabeleça expectativas reais sobre você

Ajude seus filhos e seus familiares a saberem o que esperar de você. Se você vai apenas poder sentar para brincar no período da manhã mostre às crianças que isso vai acontecer assim. Se você não quer ser interrompida por seu marido enquanto está no seu home office terminando algo importante, deixe claro para ele que se a porta estiver fechada você não autoriza a entrada de ninguém por meia hora. Assim as cobranças diminuem e você vai se sentir mais satisfeita sem aquela sensação de que está sempre devendo algo, que deveria estar fazendo mais para eles. Do mesmo modo, no momento de traçar suas tarefas fique ciente de que você tem um limite e por mais que a gente queira dar conta de tudo, isso não é possível. Aprenda a abrir mão, dizer não e reconhecer até onde você pode se comprometer por dia.

#2- Defina um limite entre o tempo do trabalho e da família

Definir o tempo que será dedicado a cada atividade é essencial. Como disse é normal acontecerem fatos inesperados no meio da rotina, mas se você não tiver uma organização e um planejamento definidos você nem vai saber para qual atividade deve voltar. Estabeleça os horários de trabalho de acordo com sua demanda e reserve o tempo exclusivo para os filhos e a família. Neste tempo se desligue completamente do que possa te tirar dali. Nada de ver Whatsapp, checar e-mail ou falar com alguém ao telefone. Tenha certeza que tudo pode esperar e que se manter dedicada a uma só atividade por vez vai te deixar menos sobrecarregada e estressada.

#3- Planeje o tempo de qualidade

A gente sempre escuta sobre a importância de ter o tal tempo de qualidade com os filhos, mas quando chega na hora muitas vezes mal sabemos o que fazer com esse tempo. Sente-se, livre-se de estresse e distrações, e faça uma lista com algumas atividades de qualidade que você pode fazer no tempo que estabeleceu com as crianças ( 30 minutos, uma hora…). Coloque coisas em sua lista que te façam sentir bem como mãe. Não pense só em algo que seu filho vai gostar, mas algo que vocês dois gostem de fazer juntos. Assim, você terá uma lista de atividades que pode seguir quando estiverem juntos, não vai perder tempo tentando decidir o fazer e vai conseguir se sentir mais feliz e ao mesmo tempo saber que está cumprindo bem seu papel de mãe.

Gostou do artigo? Está precisando de ajuda para começar seu negócio? Quer aprender como divulgar sua empresa? Conheça as soluções para as Mães Empreendedoras:

Cursos para Mães Empreendedoras 

Soluções para Mães Empreendedoras

Envie um e-mail para mim: maria@maesempreendedoras.net.br

Sobre a autora

Maria Cristina Bernardo

 

Mãe do Guilherme, do João e da Júlia. Pedagoga, Especialista em Sustentabilidade e Gestão de Pessoas, Blogueira . Mãe empreendedora que vem enfrentando há 9 anos todos os desafios de trabalhar em casa.

 

Fonte de imagens: Divulgação

Clique aqui e receba dicas e conteúdos pra te ajudar com seu negócio e ainda conheça nossas empresas parceiras do Clube Mães Empreendedoras.

Anúncios

O que você achou? Deixe seu comentário aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s