6 lições de J.K. Rowling para as mães empreendedoras

tempo-de-leitura Tempo de leitura: 4 minutos

Este ano a famosa saga do bruxo Harry Potter completa 20 anos e nos mostra a história de uma mãe empreendedora muito inspiradora, a escritora J.K. Rowling.

Joanne Rowling havia se separado há pouco tempo, sofria de depressão por conta da morte da mãe e era mãe solo de uma bebê de apenas 4 meses. Ela vivia de ajuda social do governo da Grã-Bretanha. Em uma tarde em um café em Edimburgo começou a escrever a saga que se tornaria um grande sucesso mundial. O livro foi recusado várias vezes pelas editoras no começo. Ela viveu anos difíceis, mas sua determinação investindo no seu sonho mudaram para sempre sua história como mulher e profissional.

 Conheça 6 lições valiosas que podemos tirar da história da autora como mães empreendedoras.

LEIA TAMBÉM:

7 mitos e verdades sobre ser empreendedora

Tudo que você precisa saber para ser MEI

6 lições de J.K Rowling para as mães empreendedoras

Lição 1- Nem tudo está perdido

J.K. Rowling começou a escrever a história de Harry Potter no pior momento da sua vida. Tudo estava dando errado. Sua mãe havia falecido, o que tinha lhe causado uma depressão. Ela vivia sozinha com a filha Jessica de apenas 4 meses pois tinha acabado de se separar depois de vários conflitos com o marido. Tinha se mudado sozinha para outro país e buscava trabalho para se sustentar pois vivia em uma situação complicada com ajuda da assistência social do governo que se estendeu por vários anos.

E toda essa situação que poderia parecer o fundo do poço em vez de fazer com que ela desistisse de tudo, serviu como forma de se libertar para fazer o que amava e passar para o papel suas histórias. Muitas vezes vivemos histórias semelhantes, nos vemos em dificuldades financeiras, sem apoio da família, em depressão ou exaustas da rotina com os filhos. Mas antes de desistir e entregar os pontos temos que pensar que nem tudo está perdido e que por mais que uma situação pareça não ter solução é possível mudar para um novo caminho como mães empreendedoras.

Lição 2- Ser mãe não é motivo de fracasso

Infelizmente em nossa sociedade muita gente ainda enxerga a maternidade como algo que impeça a mulher de seguir uma carreira profissional. Há momentos em que precisamos estar sim mais perto dos filhos se queremos criar crianças saudáveis e felizes, mas ser mãe não é motivo de fracasso.

Jessica foi a inspiração e motivação para que J.K. Rowling não desistisse e fosse atrás do que queria. Depois disso ela casou novamente e teve mais dois filhos enquanto também escrevia os outros livros da série.. Os filhos não são o fim da sua carreira, o motivo do seu fracasso, mas a razão pela qual você deve lutar ainda mais por seu sucesso como mãe empreendedora.

Lição 3- Fazer o que gosta nem sempre é fácil

O caminho para emplacar a saga do pequeno bruxo não foi fácil para a autora. J. K. Rowling teve o primeiro livro recusado mais de dez vezes pelas editoras. Um dos motivos era inclusive o fato de ser escrito por uma mulher, já que alguns editores achavam que pais de meninos poderiam não querer comprar os livros por conta disso. Depois que foi publicado, “A Pedra Filosofal” ainda sofreu péssimas críticas em jornais até se tornar um grande sucesso.

Fazer o que a gente gosta, acreditar no sonho como mãe empreendedora, nem sempre é fácil. Na verdade, quase nunca é. Empreender exige da gente uma boa dose de resiliência para conseguir se reinventar diante das dificuldades dos negócios. Planejar, atender clientes, conseguir organizar as tarefas do negócio, vender mais, ganhar dinheiro. Tudo isso pode se tornar muito complicado mesmo quando fazemos algo que amamos e acreditamos.

Lição 4-  Sempre há algo novo que possa ser feito

Como já disse em entrevistas, J.K. Rowling jamais imaginava tamanha repercussão de seu trabalho. Tudo começou com um livro, que se transformou em uma série de filmes, peças, deu origem a outros livros e milhares de produtos.

Muitas vezes um negócio pode começar com um produto e se expandir para outras frentes. Uma ideia original pode se transformar em várias ideias, ampliando suas possibilidades como mãe empreendedora. Por isso não se apaixone pelo produto, mas procure criar um negócio  pensando muito mais na solução que ele traz para as outras pessoas.

Lição 5- Use a criatividade a seu favor

A criatividade foi uma grande aliada da autora, que transformou suas vivências e sua imaginação em uma aventura bem sucedida. E no dia-a-dia dos negócios é sempre muito importante usar a criatividade a nosso favor.

Seja na criação de produtos ou serviços, na forma de fazer a divulgação ou no atendimento direto do público pensar em soluções criativas ajudam a estabelecer um diferencial para sua empresa e a driblar as dificuldades quando não temos muito para investir. Em muitos casos a resposta para algo que queremos criar ou superar está mais perto do que a gente imagina. Use suas experiências, seu contato com os amigos, seus conhecimentos para pensar e resolver os desafios do seu negócio.

Lição 6- Fazer o que você ama ainda é o melhor caminho

Em uma cerimônia de formatura em Harvard, J. K Rowling falou sobre sua superação. “Fracassar significa se livrar de tudo que não é essencial. Eu parei de fingir ser o que não era para mim mesma e comecei a direcionar toda a minha energia no trabalho que era realmente importante para mim. Se eu tivesse sido bem sucedida em qualquer outra área, eu provavelmente nunca descobriria essa determinação que tenho dentro de mim.”

Como falamos aqui na lição 2, fazer o que a gente ama nem sempre é tarefa fácil, mas ainda é o melhor caminho quando nos tornamos mães empreendedoras. Um negócio com propósito faz com que você se encontre consigo mesma e  pode te levar para muito mais perto da vida que você sonha.

Gostou do artigo? Está precisando de ajuda para começar seu negócio? Quer ajuda para divulgar sua empresa? Conheça as soluções para as Mães Empreendedoras:

Cursos para Mães Empreendedoras 

Envie um e-mail para mim: maria@maesempreendedoras.net.br

Sobre a autora

Maria Cristina Bernardo

 

Mãe do Guilherme, do João e da Júlia. Pedagoga, Especialista em Sustentabilidade e Gestão de Pessoas, Blogueira . Mãe empreendedora que vem enfrentando há 9 anos todos os desafios de trabalhar em casa.

 

Fonte de imagens: Google

Clique aqui e receba dicas e conteúdos pra te ajudar com seu negócio e ainda conheça nossas empresas parceiras do Clube Mães Empreendedoras.

Anúncios

O que você achou? Deixe seu comentário aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s