5 passos para fazer um bom controle de estoque

tempo-de-leitura Tempo de leitura: 3 minutos

Controlar o estoque do seu negócio é muito importante. Sobrar produtos demais ou faltar produtos pode se transformar em uma grande dor de cabeça e um gasto desnecessário para as pequenas empreendedoras. Estoque é dinheiro parado em mercadorias e você precisa gerenciar isso bem.

Para te ajudar, a seguir você encontra 5 passos que você pode começar imediatamente e que vão permitir que você controle e faça uma boa gestão do estoque do seu negócio.

5 passos para fazer um bom controle de estoque

Crie processos e registre tudo

Para controlar o estoque é importante criar processos. Isso significa criar um cadastro para cada item, que você deve atualizar conforme houver alguma mudança de status. Você deve usar informações como código e descrição, data de aquisição e de venda, além do preço pelo qual cada item foi vendido. Pode ser feito em uma planilha Excel,  em sistemas específicos ou mesmo em um caderno. O importante e até obrigatório é definir rotinas claras de atualização. Por exemplo: toda vez que um produto for vendido, entrar imediatamente na planilha e atualizar o status do produto e o estoque disponível na loja. Se você faz esse controle, também controla melhor os dados sobre as vendas do seu negócio.

Planeje sua produção

Um bom controle de estoque considera também um bom planejamento do que você quer produzir. Utilizando seu histórico de vendas e as promoções que pretende fazer, verifique no seu estoque se você possui os itens que precisa. Entenda, pela média, quantos itens são vendidos por mês, quinzena, semana ou dia. Se as quantidades serão suficientes, se precisa comprar algo ou se há itens que não pretende mais utilizar. No caso destes últimos, você pode negociar com fornecedores ou mesmo repassar para outras empresas.

Programe as compras com fornecedores

Crie um calendário com as datas de compra para cada item. Para isso é importante também conhecer como funcionam as entregas do seu fornecedor. De quanto em quanto tempo seu fornecedor te entrega os produtos? Depois de quanto tempo que você pediu ele consegue disponibilizar novamente? Será que não vale a pena mudar para um fornecedor com uma entrega mais rápida? Agendando essa reposição você pode até conseguir descontos e condições melhores nas negociações com os fornecedores.

Fique atenta aos produtos perecíveis

Se você trabalha com produtos que podem estragar antes que você venda, você terá prejuízo. Uma solução é organizar primeiro pela data de validade, o que você comprou primeiro deve sair primeiro. Pense também nas condições de armazenamento, um jeito de aumentar a durabilidade do produto. Lembre-se que esse tipo de produto, para evitar desperdícios, talvez exija que você faça compras menores com mais frequência.

Organize o espaço físico

Se você tem um estoque, precisa também garantir que a mercadoria desejada seja facilmente encontrada no seu espaço. De nada adianta você ter todas as informações sobre o produto, se não consegue achá-lo na hora que precisa. A organização permite que você avalie com precisão o espaço que precisa, ganhe tempo e evite gastos extras. Separe produtos em caixas e pastas transparentes, use etiquetas, organize prateleiras. Se você trabalha em casa dedique um espaço exclusivo para isso, mesmo que seja pequeno. O que não pode é misturar seus produtos com os brinquedos das crianças.

Gostou do artigo? Está precisando de ajuda para começar seu negócio? Quer ajuda para divulgar sua empresa? Conheça as soluções para as Mães Empreendedoras:

Cursos para Mães Empreendedoras 

Envie um e-mail para mim: maria@maesempreendedoras.net.br

Sobre a autora

Maria Cristina Bernardo

 

Mãe do Guilherme, do João e da Júlia. Pedagoga, Especialista em Sustentabilidade e Gestão de Pessoas, Blogueira . Mãe empreendedora que vem enfrentando há 9 anos todos os desafios de trabalhar em casa.

 

Fonte de imagens: Google

Clique aqui e receba dicas e conteúdos pra te ajudar com seu negócio e ainda conheça nossas empresas parceiras do Clube Mães Empreendedoras.

Anúncios

O que você achou? Deixe seu comentário aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s