Seu problema é mesmo falta de tempo para trabalhar?

Falar de mãe empreendedora é falar de organização do tempo. Como organizar seu dia para empreender é uma das questões mais abordadas no empreendedorismo materno.  Sem dúvida pensar em como se dividir entre tantas tarefas de nossa vida de mãe, mulher, dona de casa e empreendedora é mesmo desafiador ainda mais quando trabalhamos em casa.

Mas hoje quero levantar um outro lado dessa questão e te fazer algumas perguntas.

Será mesmo que o mais importante pra você agora é organizar o tempo?  Para que você precisa de tempo? Quanto tempo você precisa?

Em princípio você pode achar que essas perguntas não fazem sentido. Vai me dizer que você precisa se organizar. Que quer um tempo livre para ter seu negócio. Que já não dá conta de tantos afazeres no seu dia-a-dia, imagina para empreender.

Mas aí eu preciso de fazer uma última pergunta:

Você sabe mesmo aonde quer chegar com seu negócio?

Antes de pensar apenas em tempo, horas, como em um trabalho convencional é importante ir além e pensar no planejamento da sua empresa. Saber qual é o seu modelo de negócio, que desejos e necessidades dos clientes você pode solucionar. É preciso saber qual é o seu diferencial, desenhar como seu negócio vai gerar receita, quais serão suas atividades no dia-a-dia, que estratégias vai usar para encarar a concorrência e como vai divulgar e gerir seu negócio.

Só indo além da ideia e pensando no funcionamento de um negócio de verdade com metas de produção e faturamento, você vai poder saber afinal de quanto tempo precisa. Vai perceber inclusive que negócio não se faz em tempo livre, que vai exigir muito de você, porque só com dedicação e planejamento é possível ter sucesso. Você precisa saber realmente aonde quer chegar.

 Empreender mostra pra gente um novo jeito de ver as coisas, é uma nova atitude de vida. De um jeito ou de outro somos empreendedoras 24 horas por dia. Tenho visto essa mudança acontecer de um jeito muito especial com as mães empreendedoras que fazem parte do programa Oficina de Ideias. E fico cada vez mais convencida de que precisamos nos aprofundar mais nessa discussão com estudo, reflexões e muita mão na massa.

Então, se queremos ser mães empreendedoras realizadas mais do que criarmos tempo para nosso negócio, precisamos ir além e criarmos negócios de verdade para o nosso tempo.

Gostou do artigo? Está precisando de ajuda para começar seu negócio? Quer ajuda para divulgar sua empresa? Conheça as soluções para as Mães Empreendedoras:

Cursos para Mães Empreendedoras 

Envie um e-mail para mim: maria@maesempreendedoras.net.br

Sobre a autora

Maria Cristina Bernardo

 

Mãe do Guilherme, do João e da Júlia. Pedagoga, Especialista em Sustentabilidade e Gestão de Pessoas, Blogueira . Mãe empreendedora que vem enfrentando há 9 anos todos os desafios de trabalhar em casa.

 

Fonte de imagens: Google

Clique aqui e receba dicas e conteúdos pra te ajudar com seu negócio e ainda conheça nossas empresas parceiras do Clube Mães Empreendedoras.

Anúncios

O que você achou? Deixe seu comentário aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s