6 dicas para vender mais em datas comemorativas

O Brasil é cheio de datas comemorativas em seu calendário. Festas como o dia dos pais, dos avós, das crianças e até festas religiosas ou regionais podem ser aproveitadas para dar um empurrão no seu negócio. Para isso é importante se planejar e traçar estratégias para aproveitar bem as datas. Descubra  6 dicas que vão te ajudar a ganhar dinheiro e vender mais em datas comemorativas.

6 dicas para vender mais em datas comemorativas

1 – Foque em datas compatíveis com seu negócio

Vamos começar pelo bom e velho calendário. Faça uma pesquisa na internet ou pegue uma folhinha com todos as datas do ano.  Uma dica é este site que mostra o calendário sazonal. Veja quais datas você pode relacionar aos seus produtos. Por exemplo: Se você vende roupas infantis, quais datas você poderia aproveitar e qual você deve deixar de lado? Dia das Crianças, Natal, Festas Juninas ou mesmo Dia do Rock podem ser boas opções. Já o Dia dos Namorados pode ficar de fora da sua lista. Não esqueça feriados religiosos e festas muito grandes como Carnaval e Réveillon.

2- Comece cedo

Uma boa dica para explorar datas comemorativas é se planejar com muita antecedência. Você vai conseguir preços melhores nos fornecedores e poder organizar melhor a criação ou produção do que vai vender. Além disso vai ter mais tempo de estruturar sua campanha e sair na frente da concorrência.

3- Crie produtos especialmente para a festa

Use e abuse das cores, dos símbolos, de tudo que remeta a festa que você vai usar. Se você vende roupas infantis,  por exemplo,  pode aproveitar o Dia dos Pais para criar uma linha especial de camisetas ou bodies com frases do tipo “Sou do Papai”. Se não der para produzir um item novo, monte kits especiais para a data combinando itens que você já tem.

4- Prepare o seu site

 Crie abas específicas no seu site e pop-ups para a data. Pense no conteúdo que é interessante para o seu cliente. Elimine cliques e cadastros desnecessários. Mantenha o seu conteúdo atualizado e sem erros de português. Informações importantes como preço, prazo de entrega e tamanhos devem estar divulgadas e destacadas em sua página. O ideal é que todo o processo desde a entrada no site até a finalização da compra não ultrapasse 3 etapas.

5- Crie uma campanha nas redes sociais

Outro ponto importante é ir levantando o clima da festa em suas redes sociais e no seu blog se for o caso. Fotos com dicas para a data, frases e imagens divertidas, artigos com o tema, eventos criados por você, promoções especiais… Tudo isso ajuda a chamar atenção do público para a necessidade de compra naquela data.

Se você precisar de ajuda para criar postagens ou para divulgar seu negócio na internet conheça os serviços de Criação de Conteúdo para Redes Sociais.

6- Atenda MUITO bem

Depois de todo esse esforço não vá bobear na hora do atendimento. Faça de tudo para deixar seu cliente satisfeito. Seja educada, responda a todas as dúvidas e facilite a vida do seu cliente naquilo que for possível da compra até a entrega. O mais indicado é você pensar na experiência completa do seu cliente.  Uma vez bem atendido o cliente certamente vai lembrar de você em uma nova data especial. Isso é super importante nas lojas virtuais e redes sociais.

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Sobre a autora

Maria Cristina Bernardo

 

Mãe do Guilherme, do João e da Júlia. Pedagoga, Especialista em Sustentabilidade e Gestão de Pessoas, Blogueira . Mãe empreendedora que vem enfrentando há 9 anos todos os desafios de trabalhar em casa.

 

Fonte de imagens: Google

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