7 dicas para te ajudar a criar o nome perfeito para o seu negócio

Escolher um nome para um novo negócio é algo que gera muitas dúvidas para as empreendedoras. Afinal, o nome vai ser a sua identidade, como seu negócio vai ser reconhecido e algo que vai te acompanhar por um bom tempo.

Há empresas que trabalham com essa definição de naming, mas para as mães empreendedoras começando pequenos negócios muitas vezes trabalhando em casa, é um custo muito difícil de assumir. Mas há algumas técnicas que podem te ajudar a dar esse primeiro passo para definir o nome do seu negócio. Para te ajudar a saber por onde começar e colocar a cabeça para pensar, a seguir trago 7 dicas  super úteis para descobrir como criar um nome ideal para a sua empresa.

Dicas para criar o nome perfeito para o seu negócio

Dica 1- Pense na identidade do seu negócio

Primeiro pense: se seu negócio fosse uma pessoa, quais seriam suas características? Crie uma lista que possa te servir de guia.

Dica 2-  Inspire-se na sua estratégia

O nome da empresa precisa refletir o que a empresa é e aonde quer chegar. Deve pensar no presente, mas também no futuro. Por isso evite nomes que falem de coisas muito datadas ou que sejam restritos demais. Também leve em conta qual é o segmento, a área de atuação da sua empresa. Negócios de artesanato e alimentação podem ter nomes mais criativos, negócios de consultoria ou de saúde, por exemplo, podem exigir algo menos informal.

Dica 3- Faça uma associação de sobrenomes

Você pode usar a combinação de sobrenomes, partes de um sobrenome com uma palavra ou uma sigla que represente o sobrenome. Isso vale para sobrenomes diferenciados, que sejam fáceis do público lembrar e de escrever e que não tenham nenhuma conotação negativa. Vale destacar que usar o sobrenome é bacana para determinados segmentos, em outros pode parecer muito formal.

Dica 4- Crie uma associação direta

Pense em nomes que estejam diretamente ligados ao que o seu negócio faz. Vale também pensar em opções em outros idiomas. Uma associação direta é sempre de mais fácil recordação pelas pessoas.

Dica 5- Faça uma associação indireta criativa

Use a criatividade e pense em termos indiretos que remetam a ideia principal do seu negócio. Mas cuidado para não criar algo tão distante ou complicado que vá te fazer passar um tempão explicando as pessoas do que se trata e o que o nome significa.

Dica 6- Esse nome pode ser registrado? 

Antes de definir o nome é bom ver se o mesmo encontra-se disponível para registrar seu site ou sua marca . Para isso, faça uma pesquisa no Registro BR e no INPI.  Para as redes sociais, caso o nome não esteja disponível, é possível pensar em pequenas variações, mas se puder ser mais exclusivo melhor. É importante lembrar que certos nomes podem existir já em outros segmentos. Aí vale a análise se quer algo bem exclusivo ou se nesse caso não há problema em ter o nome em outro tipo de empresa que não é sua concorrente.

Dica 7- Pense nos usos do nome do negócio

Uma boa forma de testar se o nome é bom para o negócio é começar a imaginar esse nome em situações práticas. Imagine que você está se apresentando em um encontro de networking, como você se apresentaria: “Oi, eu sou a Maria, minha empresa é a ………”. Ficou sonoro, agradável, de fácil entendimento para as pessoas? Outra situação que você pode pensar é na utilização do nome em cartões, banners digitais ou mesmo em uma placa da sua marca em uma loja ou escritório físicos.

Gostou do artigo? Está precisando de ajuda para começar seu negócio? Quer ajuda para divulgar sua empresa? Conheça as soluções para as Mães Empreendedoras:

Cursos para Mães Empreendedoras 

Envie um e-mail para mim: maria@maesempreendedoras.net.br

Sobre a autora

Maria Cristina Bernardo

 

Mãe do Guilherme, do João e da Júlia. Pedagoga, Especialista em Sustentabilidade e Gestão de Pessoas, Blogueira . Mãe empreendedora que vem enfrentando há 9 anos todos os desafios de trabalhar em casa.

 

Fonte de imagens: Google

Clique aqui e receba dicas e conteúdos pra te ajudar com seu negócio e ainda conheça nossas empresas parceiras do Clube Mães Empreendedoras.

Anúncios

2 thoughts on “7 dicas para te ajudar a criar o nome perfeito para o seu negócio

  1. Amei as dicas. Criar o nome do próprio negócio é muito complicado! Estou no mundo do empreendedorismo há menos de um ano e já precisei mudar de nome uma vez pois não fiz uma boa escolha na primeira vez… Obrigada pelo conteúdo riquíssimo!

    Curtir

O que você achou? Deixe seu comentário aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s