Qual é o diferencial do seu negócio?

Quando estamos começando um negócio pesquisamos muito para encontrar boas ideias e empresas que já dão certo no segmento que buscamos. Com isso acabamos pensando a nossa empresa do mesmo jeito que vemos no mercado. A gente pensa assim: “Se está dando certo vou fazer igual”. Mas empreender tem muito mais a ver com ousadia e risco. A empreendedora tem que ser criativa na hora de pensar em como executar sua ideia.

Para planejar um negócio temos  que pensar em qual será o nosso diferencial, o que podemos fazer de diferente ou mesmo em que podemos ir além. Se não pensarmos em como nos diferenciar, nosso negócio pode ser engolido pela concorrência, principalmente quando existem empresas da mesma área muito maiores  e com mais capacidade de investimento no mercado.

Exercitar essa criatividade e quebrar o paradigma pra inovar nem sempre é fácil. Principalmente pra quem empreende sozinha. Bate a insegurança e temos medo de nos arriscar e acabamos optando pelo caminho mais fácil, de fazer igual a todo mundo. Ainda mais quando vemos nossa caixa de e-mails lotada todos os dias de dicas e passos infalíveis para alcançar o sucesso, não é mesmo?

Mas a verdade é que planejar um negócio não tem receita pronta e única. A sua estratégia, o seu diferencial devem ser construídos de acordo com o público que deseja conquistar, com as oportunidades que o mercado está oferecendo e com o que você pode oferecer de um jeito único e especial.

Não caia na ideia de que só você sabe fazer alguma coisa. Melhor do que pensar assim, é pensar que o que você faz pode ser copiado, mas o que você é não. Por isso, concentre-se em descobrir em que você é única e pode fazer melhor. Afinal, por que os clientes vão escolher você e não outra empresa?

Para finalizar vou te propor um exercício bem simples: 3 perguntas básicas para você responder e pensar mais sobre o diferencial do seu negócio.

 1- Qual o principal problema ou desejo do seu público? 

2- Qual solução você pode apresentar para esse problema?

3- O que não está sendo feito pela concorrência que você poderia fazer melhor para criar essa solução em seu negócio?

Reflita e responda cada uma dessas três perguntas com atenção. Avalie e levante soluções que mostrem como você pode se tornar inovadora entre as tantas opções que temos por aí.

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Sobre a autora

Maria Cristina Bernardo

 

Mãe do Guilherme, do João e da Júlia. Pedagoga, Especialista em Sustentabilidade e Gestão de Pessoas, Blogueira . Mãe empreendedora que vem enfrentando há 9 anos todos os desafios de trabalhar em casa.

 

Fonte de imagens: Google

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