Como começar um negócio com pouco dinheiro

Você está empolgada para começar um negócio como mãe empreendedora. Você tem uma ideia e está disposta a assumir alguns riscos como deixar seu emprego e ficar sem renda por um tempo. Mas existe um obstáculo no seu caminho: você não tem muito dinheiro.

A falta de dinheiro para investir no negócio é sem dúvida um grande desafio a superar,  mas ela pode ser superada e não deve ser motivo para você desistir dos seus sonhos. Na verdade, é perfeitamente possível começar e crescer um negócio com pouco investimento financeiro se você souber o que está fazendo e aonde quer chegar(é isso que venho trabalhando com as mães empreendedoras na Oficina de ideias).

Para isso é importante que você saiba responder essa pergunta: Por que minha empresa precisa de dinheiro?

Cada empresa precisa de um montante de investimento diferente. Não existe um padrão para a criação de um negócio. Em geral, empresas do mesmo segmento demandam investimentos similares, mas tudo depende do tamanho da empresa e de como ela é organizada. Empresas diferentes têm necessidades diferentes.  Por isso, antes de começar o negócio é importante fazer uma primeira estimativa de quanto você precisa para assim pensar nas formas de levantar esse dinheiro.

Quanto dinheiro você precisa para começar o negócio?

Para fazer essa estimativa, é importante pensar em alguns pontos. Faça um checklist:

  • Vai precisar de registros para sua operação? A formalização e legalização do negócio são muito importantes.
  • Está comprando matérias-primas?  Do que e de quanto vai precisar?
  • Precisa de máquinas?
  • Precisa de computadores ou outros dispositivos?
  • Vai trabalhar em casa ou em um escritório? Do que vai precisar para montar o espaço?
  • Tem custos com Internet e telefone?
  • Vai fazer parte de alguma associação? Gastar com algum tipo de assinatura?
  • Quais cursos precisa fazer para te ajudar na administração e produção do negócio?
  •  Sabe quais são as taxas e impostos que precisa pagar? Vai contratar um contador?
  • Vai contratar alguém para trabalhar com você? Vai terceirizar algum serviço?
  • Quais são suas despesas operacionais? E sua verba de marketing?

Com essas perguntas respondidas, você tem três caminhos principais para começar um negócio com pouco dinheiro: reduzindo seus custos, começando um modelo mais básico do negócio ou aumentando o seu capital disponível a partir de outras fontes. Vamos pensar em cada uma das opções:

Reduzindo os custos

Sua primeira opção é mudar o seu modelo de negócio para exigir menos investimento.  Enxugar custos é essencial. Existem algumas despesas que você não será capaz de evitar, como impostos. Mas pode sempre pensar em reduzir outras como os gastos com Internet por exemplo. É possível achar um plano com boa velocidade um pouco mais barato?  Você pode começar trabalhando sozinha, sem contratar funcionários. Pode terceirizar algumas etapas para conseguir se concentrar no negócio e aumentar sua capacidade de produção.

Pense em parcerias que podem alavancar vendas e também reduzir despesas. A menos que seja muito essencial um espaço de escritório ou loja, você pode trabalhar a partir de casa criando um home office e operando uma loja virtual. Você pode pesquisar fontes mais baratas de compra de matérias-primas ou cortar linhas de produtos que sejam muito caras para produzir no começo do negócio.

Um modelo mais básico de negócio

Sua segunda opção é pensar em um modelo mais simplificado do negócio. Em vez de ir direto para o modelo maior e mais completo, você vai começar com apenas o básico. Você pode lançar um blog e um serviço de nicho por exemplo. Com o aumento das vendas e a entrada de alguma receita, você poderá investir  e construir o negócio que você imaginou aos poucos. O mais difícil é segurar a ansiedade, mas também é mais seguro do que arriscar tudo de uma vez.

Outras fontes de investimento

Você pode levantar o dinheiro que precisa a partir de outras fontes. Sem dúvida é a forma mais complicada afinal, na crise em que vivemos, nem sempre é tão simples ter esse dinheiro disponível. Mas com certeza ainda há boas opções de fontes para você:

Amigos e familiares– Não descarte a possibilidade de obter a ajuda de amigos e familiares se eles puderem. Quem sabe há alguém que possa ser seu sócio nessa empreitada.

Investidores-anjo– Esse tipo de investidor apoia ideias de negócios no início de sua geração. Eles normalmente investem em troca de propriedade parcial da empresa.

Crowdfunding–  É o financiamento coletivo. Uma forma de mobilizar pessoas a fazerem doações para viabilizar a sua ideia.

Incentivos governamentais– Dependendo do seu segmento há programas de incentivo do governo. Para isso fique atenta a editais.

Empréstimos bancários– Você pode tentar uma linha de crédito com o banco, mas é preciso ter muito cuidado com as taxas. Não vale a pena se enrolar toda.

Não existe receita pronta. Mas com criatividade, planejamento e força de vontade é possível sim construir um negócio com pouco e seguir em frente no sonho de ser mãe empreendedora.

Gostou do artigo? Está precisando de ajuda para começar seu negócio? Quer ajuda para divulgar sua empresa? Conheça as soluções para as Mães Empreendedoras:

Cursos para Mães Empreendedoras 

Envie um e-mail para mim: maria@maesempreendedoras.net.br

Sobre a autora

Maria Cristina Bernardo

 

Mãe do Guilherme, do João e da Júlia. Pedagoga, Especialista em Sustentabilidade e Gestão de Pessoas, Blogueira . Mãe empreendedora que vem enfrentando há 9 anos todos os desafios de trabalhar em casa.

 

Fonte de imagens: Google

Clique aqui e receba dicas e conteúdos pra te ajudar com seu negócio e ainda conheça nossas empresas parceiras do Clube Mães Empreendedoras.

Anúncios

O que você achou? Deixe seu comentário aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s