5 fontes de inspiração para as empreendedoras

Ficamos tão ocupadas com o dia-a-dia do negócio, da casa, dos filhos, as contas pra pagar, os compromissos para comparecer, que parar para encontrar uma inspiração às vezes fica quase impossível.

Mas se a vida corrida anda atrapalhando sua inspiração natural, aqui vai uma ajudinha básica. Afinal, manter-se inspirada e observando o ambiente é fundamental para todas as empreendedoras. Quando empreendemos precisamos desenvolver um olhar mais amplo, holístico, uma visão do todo. Isso nos ajuda a direcionar melhor nosso planejamento e buscar os caminhos para alcançar nossas metas.

Conheça então 5 fontes que você pode usar para não deixar a peteca cair e ter boas inspirações para o seu negócio.

5 fontes de inspiração para as empreendedoras

1- As notícias

Muitas vezes, o noticiário é o último lugar que você acha que vai encontrar inspiração. Vemos tanta violência, corrupção, casos complicados. Mas por outro lado, há realmente um monte de oportunidades escondidas lá. Use a notícia para saber sobre o que está acontecendo em seu segmento de mercado. Como anda a indústria, quais as novidades da economia, como medidas do governo afetam você, o que há de novo por aí. Você nunca sabe o que pode despertar o seu interesse e é essencial para o empreendedor entender esse ambiente mais macro.

2-Sua rede

As pessoas em sua rede podem também ser uma boa fonte de oportunidades que você não tinha considerado antes. Já observou que tipo de produtos e serviços seus amigos e familiares vêm consumindo? O que está fazendo sucesso? Do que reclamam? Quando você está falando com os seus contatos, mantenha sempre seus ouvidos e sua mente bem abertos.

3-Histórias de outras empreendedoras

Quando você ouve as histórias de empreendedoras que superaram obstáculos difíceis e construíram um negócio bem sucedido, elas fazem você se perguntar o que pode ser capaz de realizar se você realmente quiser. Por outro lado, trocar ideias com outras empreendedoras que também passaram por dificuldades ajuda a entender que problemas são comuns a todos e fazem parte de montar um novo negócio. É uma maneira da gente se livrar daquela ideia de “será que é difícil só pra mim?”. Aqui na Mães Empreendedoras uma das formas mais legais de troca é o nosso grupo no Facebook e os bate-papos online que fazemos.

4-Seus clientes

O sucesso do seu negócio vai sempre depender do quão bem você entende seus clientes. Tire algum tempo para conversar com eles e conhecê-los. Eles podem ser capazes de te dar sugestões e olhar seu produto e negócio sob uma perspectiva que vai ajudá-la a identificar os problemas e pensar em melhorias.

5-Seus filhos

Nada é tão inspirador como o contato que temos com nossos filhos. Ter um tempo do dia dedicado a brincar com eles, conversar, ler uma história, rir juntos ajuda a renovar as energias e nos fortalecer nos momentos mais desafiadores. Eles resgatam nossos propósitos e ajudam a entender porque estamos nesse caminho. Afinal, os filhos são a maior inspiração para nos tornarmos mães empreendedoras.

Gostou do artigo? Está precisando de ajuda para começar seu negócio? Quer ajuda para divulgar sua empresa? Conheça as soluções para as Mães Empreendedoras:

Cursos para Mães Empreendedoras 

Envie um e-mail para mim: maria@maesempreendedoras.net.br

Sobre a autora

Maria Cristina Bernardo

 

Mãe do Guilherme, do João e da Júlia. Pedagoga, Especialista em Sustentabilidade e Gestão de Pessoas, Blogueira . Mãe empreendedora que vem enfrentando há 9 anos todos os desafios de trabalhar em casa.

 

Fonte de imagens: Google

Clique aqui e receba dicas e conteúdos pra te ajudar com seu negócio e ainda conheça nossas empresas parceiras do Clube Mães Empreendedoras.

Anúncios

O que você achou? Deixe seu comentário aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s