5 dicas para manter a fidelidade dos clientes

Conquistar novos clientes é um esforço constante das mães empreendedoras. Mas conseguir um novo cliente é sem dúvida mais difícil que manter os clientes que você já tem.

O cliente novo precisa passar por todo o processo de reconhecer a necessidade, conhecer a sua marca e escolher seu produto ou serviço. Ele passa por todas as etapas do seu funil de vendas para então efetivamente comprar. E esse processo de conquistar um novo cliente pode custar até 5 vezes mais do que manter um cliente que você já tem.

O cliente atual já passou por todo o processo de compra do seu negócio. Já sabe como funciona, já testou seu produto. Além da venda para o cliente atual ser mais fácil, uma coisa muito bacana é a possibilidade de que esse cliente te indique para outras pessoas, divulgando uma boa imagem do seu negócio.

Outro ponto é que seu cliente engajado pode te dar um retorno, um feedback muito verdadeiro sobre a qualidade do seu produto ou serviço. Se um cliente está comprando de novo com você, é sinal de que achou seu serviço ou produto bom. Se as pessoas não tornam a te procurar, é hora de você pensar e reavaliar o que pode melhorar. Pode ser algum problema com o produto, com o atendimento, com a comunicação ou até mesmo com a entrega.

Para te ajudar a manter a fidelidade e o encantamento dos clientes, aí vão 5 dicas simples, mas valiosas para ter clientes fiéis, engajados e felizes.  Afinal, eles são o maior capital da sua empresa.

5 dicas para manter a fidelidade dos clientes

1.Dê um tratamento especial e personalizado

Escreva diretamente pra ele, com newsletter exclusivas, cupons de desconto e vantagens. Também pode antecipar para eles lançamentos e ofertas e investir em conteúdo personalizado. Lembre-se de datas importantes, deseje feliz aniversário, boas festas. Faça com que seu cliente se sinta especial.

2. Mantenha um jeito pessoal na comunicação

O toque pessoal na comunicação da marca faz toda a diferença. Hoje em dia trabalhamos muito usando a Internet . O meio digital nos afasta do contato pessoal, mas pode ser bem humanizado se seus clientes reconhecerem que existe você, uma pessoa atrás da máquina. Converse de um jeito espontâneo, afinal todo mundo gosta ser reconhecido como uma pessoa e não só como um comprador.

3. Dê ao cliente o atendimento que ele busca

O atendimento diferenciado começa quando você trata o cliente como ele gostaria de ser atendido. Para isso precisa conhecer as necessidades e preferências dele. Lembre-se: não é o que você quer oferecer, e sim, o que o cliente está buscando.

4. Compartilhe conteúdos e informações relevantes com seus clientes

Use suas redes sociais, e-mails e visitas ao cliente para compartilhar conteúdos e informações relacionadas à solução que você apresenta. Se você vende roupas de criança, faça postagens sobre infância, brincadeiras. Você pode usar essas informações como forma de educar seu público para consumir seu produto ou serviço.

5. Crie maneiras de saber o que os clientes acham de você

É super importante receber o feedback dos clientes sobre o que você oferece. Quando você fala com um cliente, envia ou e-mail de satisfação ou visita, vai descobrir além da opinião sobre seu produto ou serviço, ideias e sugestões que podem ser muito importantes para construir e melhorar seu modelo de negócio.

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Sobre a autora

Maria Cristina Bernardo

 

Mãe do Guilherme, do João e da Júlia. Pedagoga, Especialista em Sustentabilidade e Gestão de Pessoas, Blogueira . Mãe empreendedora que vem enfrentando há 9 anos todos os desafios de trabalhar em casa.

 

Fonte de imagens: Google

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