7 mitos e verdades sobre ser empreendedora

O empreendedorismo está atraindo um número cada dia maior de mulheres e mães. Empreender é uma experiência muito enriquecedora, mas cheia de desafios. E algumas ideias erradas sobre empreender acabam sendo muito divulgadas, sem que a gente reflita sobre elas.  E por serem tão faladas por aí fazem com que algumas vezes a gente se sinta mal por não alcançá-las.

Então se você escolheu o caminho de montar um negócio próprio como mãe empreendedora precisa conhecer o mundo do empreendedorismo como ele realmente é. Para te ajudar, preparei uma lista com mitos e verdades que fazem parte da vida das mulheres que empreendem.

7 mitos e verdades sobre ser empreendedora

Mito 1-Empreender é trabalhar pouco 

Isso tá muito longe de ser verdade. Quando você empreende, principalmente no começo de um pequeno negócio você precisa fazer várias funções ao mesmo tempo. Em geral, sem nenhum empregado. Tem que ser o marketing, financeiro, produção, venda, atendimento do cliente. É como se diz “ o bom de empreender é que você é responsável por tudo, o ruim de empreender é que você é responsável por tudo”. Você é 1001 utilidades, mas também pode desenvolver um negócio com a sua cara, seus valores e propósito, tomar as decisões do seu jeito, o que traz muita satisfação.

Mito 2 -A empreendedora não tem hora para os compromissos

Mesmo trabalhando em casa e podendo criar sua agenda, você vai sim ter compromissos com horários que tem que ser cumpridos, seja com clientes, parceiros e fornecedores e precisa se organizar pra isso. A grande diferença é a possibilidade de ter flexibilidade, e isso é tudo de bom quando temos casa e filhos.

Mito 3- Empreender é montar um império por dia

Quem dera!! Mas não é verdade. Para construir uma grande empresa precisamos de muitos passos. Começar um negócio exige dedicação, planejamento. E em geral, os negócios começam pequenos. Nem todo mundo é o Mark Zuckerberg e na minha opinião, nem tem que ser. Cada um deve montar o negócio de acordo com seus valores e seus objetivos. Se você quiser manter um negócio lucrativo, mas pequeno, não há problema nisso. Mas se você quiser construir algo maior, também não se limite. O importante é que ele seja sustentável financeiramente e te traga satisfação em produzir.

Mito 4- É fácil ter fila de clientes querendo seu produto ou serviço

Se fosse assim tão fácil…engana-se quem acha que é só montar o negócio que naturalmente todos vão querer. Conquistar o cliente, mostrar seus diferenciais, fazer com que ele se torne fiel é um processo. Você precisa investir tempo e um certo estudo para conhecer o perfil de público e como pode realizar um bom atendimento. Para isso também precisa se planejar e investir em divulgação.

Mito 5- Ter tempo livre integral para os filhos

Assim como já falei antes, você vai ter compromissos com o negócio. E com isso vai ter mesmo é que se dividir. Para facilitar crie uma rotina com os filhos, divida o tempo. Concentre-se quando está voltada para os negócios, eles entenderão. Mas também aproveite bastante sua flexibilidade e o tempo mais livre com eles.

Mito 6- Fazer só o que você gosta o tempo todo

Nada na vida é assim. Por mais que a gente queira ninguém consegue fazer só o que gosta o tempo todo. Como mães temos várias atividades que muitas vezes não são lá muito boas de fazer, não é? Como empreendedoras precisamos saber que vão ter determinadas áreas do negócio que podem não ser tão simples ou prazerosas. Eu, por exemplo, não gosto da burocracia, mas ela faz parte, não tem jeito. Por isso que digo que temos que ter um negócio com propósito, assim conseguimos superar mais facilmente essas chatices do dia-a-dia e focar no que nos faz feliz.

Mito 7- Não ter que prestar contas a ninguém

Sabe aquela história de que empreender é não ter chefe. Isso é, mas não quer dizer que você não tenha que se relacionar com clientes, fornecedores, parceiros e até família. E de certo modo, dar satisfações a eles também. A grande sacada é que com um bom trabalho esse relacionamento pode se construir de um jeito franco e leve, sem aquela cobrança chata de muitos chefes por aí.

E aí o que achou da lista? Tem mais alguma mito que incluiria nela?

Deixe seu comentário e compartilhe!

Gostou do artigo? Está precisando de ajuda para começar seu negócio? Quer ajuda para divulgar sua empresa? Conheça as soluções para as Mães Empreendedoras:

Cursos para Mães Empreendedoras 

Envie um e-mail para mim: maria@maesempreendedoras.net.br

Sobre a autora

Maria Cristina Bernardo

 

Mãe do Guilherme, do João e da Júlia. Pedagoga, Especialista em Sustentabilidade e Gestão de Pessoas, Blogueira . Mãe empreendedora que vem enfrentando há 9 anos todos os desafios de trabalhar em casa.

 

Fonte de imagens: Google

Clique aqui e receba dicas e conteúdos pra te ajudar com seu negócio e ainda conheça nossas empresas parceiras do Clube Mães Empreendedoras.

Anúncios

O que você achou? Deixe seu comentário aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s