9 dicas para criar descrições incríveis dos produtos na sua loja virtual

A forma como você escreva a descrição de um produto em sua loja virtual é algo muito importante quando você quer vender pela internet.

A descrição do produto é como se fosse a forma como vendedora fala com você em uma loja física. Com certeza, você já comprou produtos porque o vendedor apresentou bem para você e outros, que mesmo que achasse bacanas, você não levou por total falta de identificação com o que o vendedor disse.

Caprichar nessa descrição vai melhorar a experiência do cliente em sua loja virtual. Outro ponto que é importante para as vendas pela internet é pensar no seu posicionamento no Google. Para garantir uma boa posição no Google com os produtos que vende e o nome da sua loja você precisa se preocupar também  em ter no seu texto boas palavras- chave.

Para te ajudar nesse desafio,  você vai encontrar a seguir 9 dicas de como escrever descrições incríveis para seus produtos. Leia com atenção cada uma delas e analise quais mudanças pode fazer para dar um up em sua loja virtual.

9 dicas para criar descrições incríveis dos produtos

#1 Seja detalhista na descrição técnica

É indispensável informar as características técnicas do produto como material, duração, tamanho, medidas, peso, funções, acessórios, cores, sabores, voltagem, garantia e outras informações relevantes para o cliente.  Uma descrição técnica bem feita permite que o cliente conheça melhor o produto.  Saber exatamente as medidas do que você considera P ou M ajuda muito na compra de uma roupa por exemplo.  Isso evita também complicações na hora da devolução em caso de troca.

#2 Seja clara com seu público

Seja clara na forma de descrever os produtos. Não adianta usar palavras rebuscadas ou super descoladas se não for assim que seu público se refere aquele produto. Para escrever algo na internet e ter visibilidade pense sempre na forma como o outro buscaria aquilo. Como seu público chama os produtos. O Google privilegia  produtos com descrição única e original, e pune conteúdo duplicado.

#3 Pense na utilidade dos produtos

Mostre aos clientes como e onde ele pode usar seus produtos.  Dê exemplos de situações cotidianas para que o cliente possa imaginar o produto já em sua casa e resolvendo as suas necessidades.

#4 Use boas palavras-chave

Você pode utilizar a ferramente de palavras chave do Google Adwords pra te ajudar nessa tarefa. Pesquise quais palavras as pessoas buscam que estão relacionadas com o nicho de mercado em que atua e com o produto que está descrevendo e coloque estas palavras no seu texto.

#5 Fale a língua dos clientes

Quando escrever leve em consideração quem é o  público que quer alcançar com sua loja virtual.  A linguagem utilizada deve ser diferente quando direcionada para determinados públicos, como crianças, idosos, mulheres. Estabelecer essa conexão emocional falando a língua dos clientes vai fazer com que o consumidor se interesse ainda mais pelo produto.

#6 Destaque as vantagens

Ao demonstrar as vantagens do produto você permite que o cliente perceba o quanto ele pode fazer diferença em sua vida, tornando-o essencial. Com isso você consegue valorizar o produto. Deixe claro para o cliente como ele se sentirá melhor depois que tiver aquele produto em suas mãos. Utilize a linguagem persuasiva mas também tenha cuidado para não ser chata, excessiva e em nenhuma hipótese minta. Um vídeo de demonstração também pode ser uma boa ferramenta para mostrar o quanto seu produto é bom.

#7 Associe a uma linda imagem

Caprichar nas fotos e imagens dos produtos também faz muita diferença. De nada vai adiantar um texto incrível se a qualidade da foto ou imagem não for boa. Somos muito visuais. Se puder utilize aquelas em alta resolução pois o cliente vai ter a certeza de que o produto que está comprando é o mesmo que chegará na sua casa. Isso evita insatisfação.

 #8 Mostre a opinião de quem já comprou

Ao expor as opiniões de quem já comprou na própria página do produto, você colabora para que o cliente possa verificar se é aquilo que ele realmente está à procura e se as pessoas ficaram satisfeitas. Além disso, ele se identifica com quem já teve problemas e encontrou no produto as soluções que procurava.

#9  Incentive o compartilhamento

 As pessoas adoram compartilhar o que encontram de bom na internet. Estimule os visitantes da sua loja a compartilharem sobre seus produtos.  Uma pessoa pode comprar com você e conhecer mais pessoas que se interessariam pelo seu produto. Uma grávida por exemplo que esteja fazendo o enxoval do seu filho e tenha outra amiga grávida pode compartilhar um body lindo que viu como uma dica para a amiga.

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Sobre a autora

Maria Cristina Bernardo

 

Mãe do Guilherme, do João e da Júlia. Pedagoga, Especialista em Sustentabilidade e Gestão de Pessoas, Blogueira . Mãe empreendedora que vem enfrentando há 9 anos todos os desafios de trabalhar em casa.

 

Fonte de imagens: Google

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