Será que dá pra ganhar dinheiro montando um negócio da cozinha da minha casa com pouco investimento? Essa pergunta passa pela cabeça de muitas pessoas que desejam empreender ou precisam de uma renda extra. E a resposta é sim. Se você tem habilidades na cozinha e consegue se ver trabalhando todos os dias na produção de gostosuras, o mercado tem muitas possibilidades. Em tempos de crise é comum que os negócios de alimentação sigam crescendo, já que querendo ou não temos sempre que comer, não é mesmo?
Para começar um novo negócio na área de alimentação é importante pesquisar o mercado de sua região, levantar os custos e sua capacidade de produção, estudar sobre boas práticas de manipulação de alimentos, pensar em como vai divulgar seu negócio. Se estiver precisando de ajuda organizar seu novo negócio, vale consultar aqui o programa Oficina de Ideias. Outra questão importante é como se diferenciar em um mercado tão concorrido. Pense em novidades que pode trazer, de receitas diferentes até um agrado a mais no atendimento ao cliente.
Pra te ajudar a dar o pontapé inicial, conheça esta seleção de ideias para começar na cozinha da sua casa com pouco investimento.
LEIA TAMBÉM:
15 ideias de negócio para mães que querem trabalhar em casa
17 ideias de negócio para começar na cozinha da sua casa
#1 Restaurante Secreto
Esse modelo é comum nos EUA, mas pouco conhecido por aqui. Surpreenda seus clientes. Crie um espaço bem bonito na sua casa. Se você tiver um quintal melhor ainda. Você pode trabalhar com poucas mesas e atender somente reservas para evitar perdas. Venda exclusividade e seja caloroso com as pessoas. Prepare uma comida especial para incentivar a propaganda boca a boca. Uma boa divulgação nas empresas próximas a sua casa é fundamental.
#2 Cozinhaterapia
Esta dica também veio de fora. É um modelo de happy hour diferente. São pessoas que se reúnem para cozinhar em pequenos grupos e depois consomem o que preparam ou levam para compartilhar com a família em casa. Conhecido como cook & go este serviço está focado na experiência do cliente e é destinado a quem busca relaxar depois do trabalho, conhecer pessoas ou simplesmente comer algo gostoso.
#3 Comida Natural
Cuidar da saúde e se alimentar de forma equilibrada está em alta. Explorar nichos como o da alimentação saudável pode te trazer bons resultados.Monte um cardápio que atenda as famílias. Pense no sistema de entregas. Você pode ser uma opção na sua cidade pra quem está cansado de pedir sempre a mesma coisa no delivery.
#4 Drinks
Quem disse que na cozinha só se faz comida? Você pode atuar com bebidas artesanais feitas com ingredientes especiais. Você pode aceitar encomendas ou atuar em festas e eventos. É um mercado ainda pouco explorado. Caju, mel, pimenta, batidas de côco… existem infinitas possibilidades para se trabalhar com drinks de cachaça.
#5 Feira em casa
Se você possui pouca grana, mas mora perto de algum mercado atacadista como o CEAGESP, em São Paulo, ou a CADEG no Rio, você pode atuar com encomendas de hortifrutigranjeiros. Você pode oferecer cestas prontas, frutas e vegetais descascados e cortados etc.
#6 Doces da vovó
Bolo de côco, pudim de pão, doce de abóbora… quem não tem na memória alguma cena da infância em que estavam presentes doces como esses? Algumas comidinhas têm apelo emocional. Entre nesse clima e consiga bons resultados. Você pode fornecer por encomenda.
#7 Aulas de Culinária
Que tal oferecer serviços? Aulas de culinária têm sido muito procuradas por pessoas apaixonadas por cozinhar, crianças, casais… Além de saber cozinhar você vai precisar de talento para ensinar. A rotina de trabalho pode ser muito prazerosa para quem gosta de lidar com pessoas. Oficinas de cupcakes e brigadeiros dedicadas às crianças podem agregar valor ao seu trabalho.
#8 Chef em casa
Realizar jantares privados ou preparar pratos especiais nas festas de outras pessoas. O Personal Chef hoje é uma opção mais em conta que restaurantes e serviços de buffet. Não há limites para as suas criações. Você pode atuar com pratos populares como a Moqueca Capixaba ou com pratos mais sofisticados como Sushis e Sashimis.
#9 Picolés, Sacolés & Sorvetes
Esta proposta é ideal para quem mora em condomínios com muitas crianças. Vender sacolés, picolés e sorvetes pode lhe gerar uma renda complementar bem interessante. Invista em sabores de frutas e combinações doces.
#10 Lancheirinhas saudáveis
Seguindo a linha dos cuidados com a saúde, muitos pais buscam opções mais saudáveis para os lanches que seus filhos levam para a escola. Lanches saudáveis podem ser comercializados para as famílias em pacotinhos contendo o cardápio de uma semana ou você pode atuar como fornecedor das cantinas escolares que carecem de boas opções.
#11 Chás, ervas e alimentos funcionais
Muitos alimentos possuem benefícios à saúde comprovados. Diversos chás, ervas, grãos e frutos podem contribuir com o funcionamento do corpo. Não esqueça de consultar fontes confiáveis de informação e contar com ajuda de profissionais quando for necessário. Os sucos funcionais e detox são uma boa opção também.
#12 Quentinhas ou Marmitex
As quentinhas ou marmitex são consumidas por todo o país. Não conheço ninguém que nunca tenha pedido uma. Isso é uma boa dica para os empreendedores, mas você precisa fazer algo especial ou diferente para se destacar. Pense em algo diferente como uma saladeria, um estilo diferente como comida árabe ou mineira e até um modelo de marmita chic para atrair o público dos escritórios que está querendo economizar na conta do almoço.
#13 Prato de Domingo
Para aquelas que possuem um emprego e querem empreender para complementar o orçamento pode ser interessante se especializar nos pratos de final de semana. O famosíssimo frango acompanhado com farofa, polenta, salpicão e o que mais lhe vier à cabeça. Organização é o segredo para aquelas que possuem jornada dupla ou tripla. Para vender nos finais de semana distribua as tarefas de compra e preparo dos alimentos ao longo da semana.
#14 Petiscos
Petiscos também podem lhe dar um bom retorno. Uma comidinha simples que serve como lanchinhos quando vendida em unidades ou em centos. Existem empreendedores que entregam em casa porções sortidas junto com refrigerante. Você pode fornecer petiscos e salgados para lanchonetes, cafés e padarias que irão revender seus produtos. Assim você aumenta o seu volume de vendas.
#15 Bolos, salgados e doces para festas
Com crise ou sem crise todo mundo continua fazendo aniversário, noivando, casando, fazendo chá de bebês. Para atuar no mercado de festas fale com todo mundo, use seus contatos nas redes sociais e peça para a família e para os amigos divulgarem.Invista em bolos e doces decorados no tema da festa. Já para os salgados, tá certo que todo mundo adora uma coxinha, mas vale investir sempre em novas receitas, diferenciando assim seus produtos.
#16 Pães recheados
Pães recheados são uma boa dica, pois podem variar de sabor e tamanho sem alterar muito a forma de preparo. Você pode vender para coffee-breaks, lanches da tarde em escritórios ou mesmo em uma food bike. Busque receitas versáteis que produzem um resultado completamente diferente se você adicionar alguns ingredientes como azeitonas ou queijo. Isto otimiza recursos.
#17 Pizzaria
Pizzas são um modelo super conhecido. Não tem mistério. Pegue uma boa receita, capriche na embalagem, seja pontual e se esforce para atender bem o seu cliente. Invista no delivery. Mas fique atento: evite entrar em guerra de preços. Tente se diferenciar pela qualidade dos produtos e pelo atendimento. Cobrar preços muito baixos pode lhe trazer problemas no futuro.
Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais!
Está precisando de ajuda para começar seu negócio? Quer ajuda para divulgar sua empresa? Conheça as soluções para as Mães Empreendedoras:
Cursos para Mães Empreendedoras
Envie um e-mail para mim: maria@maesempreendedoras.net.br
Sobre a autora
Maria Cristina Bernardo
Mãe do Guilherme, do João e da Júlia. Pedagoga, Especialista em Sustentabilidade e Gestão de Pessoas, Blogueira . Mãe empreendedora que vem enfrentando há 9 anos todos os desafios de trabalhar em casa.
Fonte de imagens: Google
Clique aqui e receba dicas e conteúdos pra te ajudar com seu negócio e ainda conheça nossas empresas parceiras do Clube Mães Empreendedoras.
Dicas maravilhosas,grande ajuda.Sucesso!
CurtirCurtir
Oi Gicelia. Obrigada! Que bom que gostou. Fico muito feliz em ajudar. Siga acompanhando por aqui. Beijos
CurtirCurtir
Aqui em Salvador chamamos de geladinho, e estou pensando seriamente em pôr essa ideia em pratica!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que bom que gostou da ideia.É uma boa mesmo para esse verão em Salvador. Depois conta aqui como foi colocar a ideia em prática. Um abraço, Maria
CurtirCurtir
Ótimas dicas! Já comecei a produzir os dindins (sacolés como você chama) para vender. Um bom negócio para o calor de Fortaleza.
CurtirCurtir
Que bom que gostou! Fico muito feliz em saber que foi um incentivo para os seus dindins. Pena que é longe. Mas quando for à Fortaleza vou provar. Sucesso no negócio e continue acompanhando por aqui 😉
CurtirCurtir
Achei muito interessante as dicas e criativas. Parabéns.Fiquei com uma dúvida: Para o restaurante SECRETO precisa de alguma liberação ou alvará da Prefeitura?
Desde já agradeço.
Adriana Ugelli
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi Adriana. Obrigada! Que bom que gostou das dicas. Para esse tipo de atividade é bom verificar sim junto à Prefeitura da sua cidade sobre a viabilidade no seu bairro. Continue acompanhando por aqui. Beijos, Maria
CurtirCurtir
Moramos em Curitiba .
Sou Sandra Salomão.
Faço jantar árabes para eventos, festas, comorações,reuniões intimas,etc…..
Meu contato para reservar o dia do evento – 41 99137 2743
CurtirCurtir
Sabe me dizer quais aplicativo podem nos ajudar a divulgar os nossos produtos?
CurtirCurtido por 1 pessoa
Olá..achei ótimo o post só tenho uma dúvia! Eu montei em casa a 2 meses uma marmitaria, está indo tudo bem, tenho muitos clientes e eles só aumentam a cada dia. No começo atendia uma média de 5 pessoas por dia, hoje atendo até 20 pessoas por dia no almoço e pelo menos umas 5 ou 6 no jantar. Procurei na internet sobre a regularização deste serviço mas não encontrei nada! Vcs sabem se existe a possibilidade de fazer a regularização do meu negócio sem retira-lo da cozinha de casa? Como estamos crescendo rapidamente e pegando novos clientes estou começando a ficar preocupada com eventuais denuncias pois nesse caso eu teria que parar de cozinhar pois não tenho condições de retirar a marmitaria de casa no momento. Muito obrigada :*
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi Heloisa. Obrigada por compartilhar sua dúvida. Como a produção é artesanal e o consumo não é feito aí e sim através de entrega, em princípio não haveria problema. Mas recomendo que verifique os detalhes junto à prefeitura da cidade e aos órgãos competentes neste sentido, ok? Continue acompanhando por aqui. Beijos, Maria
CurtirCurtir
oi estou em duvida sobre como comecar um negocio aluguei um salao pequeno e para comecar tenho um fogao industrial,estufa,chapa com prensa,fritadeira,molheira,um balcao freezer,forno industrial em casa vendia bolo e paes mais estou meio em duvida e gostaria de uma sugestao por favor
CurtirCurtido por 1 pessoa
Agradeço pelas dicas!!
Trabalho com comida saudável, o nome é Tudo Saudável ;) . Amo cozinhar e me encontrei nesta área. Ontem participei de um curso de culinária vegetariana e vegana.
Madreveg, ótima. #TudoSaudável vai crescer ainda mais
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que bacana Sara. Parabéns pela iniciativa e pelo negócio. Boa sorte com o Tudo Saudável. Fico feliz que acompanhe por aqui. Continue seguindo o blog Mães Empreendedoras. Beijos, Maria
CurtirCurtir
Que bacana essa ideias. Com a crise que estamos enfrentando em nosso país precisamos nos reinventar o tempo inteiro.
beijão!!
CurtirCurtir
#13 Prato de Domingo
Eu estou pensando em montar algo nesse sentido, ou seja, oferecer pratos prontos nos finais de semana e feriados, para famílias (pessoas) que não querem cozinhar nem irem para restaurantes.
Os pedidos seriam feitos nas sextas, sábados, domingos e feriados.
Como faço para ter mais ideias de como montar e divulgar esse negócio?
CurtirCurtido por 1 pessoa
Gostei muito da opção de comida saudável, mas não sei como começar meu próprio negócio, tenho um filhote de 04 anos, penso em alimentos funcionais, alimentos para diabetes, hipertensos e celíacos. Tenho muitas ideias. Só não tenho que Oriente. Gostei da maneira de como foi colocada as proposta. Obrigado.
Marliane Uchoa
CurtirCurtir
Ideias muito bacanas! Parabéns! Estou pensando em atuar como Personal chef/cooking, pois tenho o curso técnico em Nutrição e adoro cozinhar…Além do mais não consigo voltar para o mercado de trabalho. Estou há dois anos desempregada. Vocês tem alguma ideia de onde posso fazer um cursinho profissional nesse assunto?
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que texto irado! Já entrei no seu blog antes, porém essa é a
primeira vez que escrevo um comentário. Coloquei teu blog nos favoritos para que eu
não perca os próximos artigos. Nos falamos em breve, abraço!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que ótimo!! Obrigada. Continue acompanhando por aqui. Um abraço, Maria
CurtirCurtir
Dicas incríveis. Parabéns pelos seu trabalho.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada!!! Que bom que curtiu! Continue acompanhando por aqui. Beijos, Maria
CurtirCurtir