Alguém copia o que você faz?

Eu sei que você é ótima no que você faz e que seus produtos são o fruto da sua inspiração, mas não deixe o orgulho te cegar. Todas nós temos nossas experiências, fuçamos novidades e lemos tudo o que sai sobre o nosso trabalho. Vamos construindo nosso conhecimento com base no que vemos, nas histórias que nos contam e nas experiências que vivemos.  Imitamos!

Sim, por mais que seja duro admitir faz parte da natureza humana imitar. É através da imitação e da experiência que uma criança aprende a andar e falar por exemplo. Claro que para isso ela teve que passar por outras etapas e desenvolver certas habilidades. Do mesmo modo, nós, mesmo adultas, usamos nossas experiências, imitamos e desenvolvemos nossa criatividade.

 A criatividade é a nossa capacidade de transformar nosso conhecimento de um jeito novo. Sem medo de errar, arriscamos e criamos algo com um jeitinho diferente. É essa criatividade que vai gerar novos objetos, produtos, poesias, músicas, comidas, negócios etc.  Inovamos, a partir do que já vimos. Assim tudo aquilo que criamos tem um pouquinho da criatividade de outros que vieram antes de nós. Quem nunca viu um produto na prateleira muito parecido com uma ideia que você teve alguns meses atrás?

A grande questão não é fazer a mesma coisa. Mc Donalds e Burguer King por exemplo, Samsung e Apple, Google e Yahoo, Havaianas e Ipanema, todas estas marcas fazem o mesmo tipo de produto da outra.  Então não se trata de disputar quem fez primeiro ou se é parecido. Imagine a dificuldade de um feirante, com mais um monte de barracas de banana ao seu lado. A verdade é que umas sempre vendem mais que as outras.

A questão é parar de reclamar da outra que viu e copiou a roupa, daquela que fez o doce com a mesma receita que a sua, da terceira que oferece o mesmo serviço que você e descobrir o seu diferencial. Claro que não estou dizendo aqui que tudo pode ser copiado. Então se criou algo realmente único, dedique-se a registrar sua patente, sua marca. Do mesmo modo, bote a boca no mundo se a imitação lesar você de alguma forma.

Mas o mais importante é não deixar que isso te abale e você deixe de ser criativa. Exercitar essa criatividade e quebrar o paradigma pra inovar nem sempre é fácil. Principalmente pra quem empreende sozinha. Bate a insegurança e temos medo de nos arriscar e às vezes queremos ser tão diferentes no que fazemos que acabamos criando algo que ninguém entende como funciona ou quer usar de verdade. E aí toda a sua originalidade não serve pra nada.

A inovação não tem receita pronta, mas pode ser simples e trazer excelentes resultados pra você.  Ouvir o cliente, oferecer um atendimento de qualidade, caprichar na produção dos seus produtos, produzir uma comunicação interessante para o público, criar uma experiência agradável para o consumo. Tudo isso vai mostrar o seu diferencial e eliminar qualquer concorrência que apenas copie o produto que você faz. O consumo vai muito além do produto ou serviço em si.

Por isso, seja sábia e tenha humildade com suas ideias super originais. Pare de se preocupar se as pessoas vão roubar ou copiar suas criações e concentre seus esforços em colocar a sua ideia em prática, melhorar a qualidade do seu trabalho e aperfeiçoar os seus produtos. Pense que se estão fazendo isso é porque você faz algo muito bom, afinal a gente só imita o que gosta e admira.

Gosto de uma frase do estilista italiano Guccio Gucci “Se a concorrência parou de te copiar é sinal que você não está fazendo um bom trabalho”. Então relaxe e se concentre em descobrir em que você é única e pode fazer melhor.

Gostou do artigo? Está precisando de ajuda para começar seu negócio? Quer ajuda para divulgar sua empresa? Conheça as soluções para as Mães Empreendedoras:

Cursos para Mães Empreendedoras 

Envie um e-mail para mim: maria@maesempreendedoras.net.br

Sobre a autora

Maria Cristina Bernardo

 

Mãe do Guilherme, do João e da Júlia. Pedagoga, Especialista em Sustentabilidade e Gestão de Pessoas, Blogueira . Mãe empreendedora que vem enfrentando há 9 anos todos os desafios de trabalhar em casa.

 

Fonte de imagens: Google

Clique aqui e receba dicas e conteúdos pra te ajudar com seu negócio e ainda conheça nossas empresas parceiras do Clube Mães Empreendedoras.

Anúncios

O que você achou? Deixe seu comentário aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s