Como vender mais em tempos de crise: 10 passos pra te ajudar!

Não está fácil pra ninguém. Muitas mães empreendedoras  estão preocupadas com a baixa nas vendas. Em tempos de crise, manter as vendas em alta é um desafio ainda maior para quem empreende.  A maneira como as pessoas consomem acaba mudando e você precisa atrair clientes mostrando mais do que apenas um bom produto.

A crise é aquele momento em que só permanece no mercado quem tem mesmo um bom planejamento, uma boa estratégia de vendas e aquela dose de persistência. Para te ajudar na sua estratégia de vendas, nesse artigo você encontra 10 passos que vão fazer seu negócio ganhar mais e você conseguir vender até para aquelas clientes que juram que não tem dinheiro.

#1 Lembre-se que a vida continua – Não desanime! O momento está mais difícil, mas o dia a dia da maioria das pessoas não mudou muito. As pessoas acordam, pegam o celular, tomam café, se apaixonam, ouvem música…

Roupas, sapatos, alimentos, bijuterias, choppinho, chocolate, escova progressiva… Continuamos consumindo tudo isso. Podemos ter mudado a marca, a quantidade, o lugar; mas a maioria dos produtos continua tendo seu público.

#2 Seja a protetora da sua cliente – Ajude sua cliente a fazer bons negócios. Dê dicas, ensine a usar seus produtos, recomende itens mais baratos… Faça de tudo para que ela fique satisfeita com a compra.

Não tente empurrar qualquer coisa, nem diga que ela ficou linda quando isso não for verdade. Isso pode te fazer vender um item, mas também perder a cliente quando ela perceber que você não foi honesta.

#3 Ganhe mais vendendo barato – Existe um tabu em relação a vender barato. Muitas empreendedoras acreditam que preço baixo significa pouca valorização do trabalho e passa uma imagem ruim.

Não acredite nisso. Seu preço tem a ver com seus custos, com o público que quer atingir, com a concorrência. Uma boa estratégia pode mudar seu negócio. Quando a grana encurta as pessoas deixam de fazer grandes despesas, mas aquelas pequenas compras continuam e até aumentam. Buddy Valastro, o famoso confeiteiro, disse que quando a crise estourou nos EUA a venda de suas lojas aumentou. Ele percebeu que as famílias não frequentavam mais restaurantes, mas passaram a comprar mais cupcakes para as crianças.

Pense em como seus produtos podem substituir itens mais caros e crie uma estratégia de preços que te permita ganhar mais na quantidade. Elabore um plano de comunicação que faça sua clientela perceber as vantagens de escolher seu produto. O produto barato é acessível a mais pessoas.

#4 Mantenha o Status (O segredo do pop-chic) – Vender barato não significa descuidar da imagem. Muitas marcas investem em produtos com conceito popular-chique “pop-chic”. Estes produtos tem estilo, design, qualidade e… preço acessível.

A diferença deste tópico para o anterior é que aqui falo de produtos com preço acima da média, mas ainda assim acessíveis a muita gente. São paletas artesanais de R$10, biojóias da Amazônia de R$30, manicure com massagem e taça de espumante por R$50 etc.

#5 Divulgue seus produtos – Mães empreendedoras devem estar sempre ligadas na comunicação da sua empresa. Você tem que usar tudo o que estiver a sua disposição. E hoje há muitas formas de divulgar o seu negócio que custam muito pouco. Os serviços de Marketing Digital para Mães Empreendedoras podem te ajudar oferecendo vários serviços para melhorar sua divulgação.

Use a internet:  Crie site, blog, conta no Facebook, Instagram… Tudo aquilo que for compatível com seus produtos. Digo isso por que não existe nada que sirva da mesma forma para todos. Cada produto ou serviço precisa da uma estratégia de comunicação apropriada.

#6 Negocie sem medo – Muitas empreendedoras tem receio de negociar, mas essa é uma prática antiga que traz bons resultados para você e não custa quase nada.

Se você é uma destas faça cursos, peça dicas às amigas e leia bastante sobre o assunto. Você também pode participar do nosso grupo no Facebook e trocar experiências com outras mães empreendedoras que estão na mesma situação.

#7 Ponha a mão na massa – Nunca esqueça: produtos não são comprados, são vendidos por alguém. E na sua empresa este alguém é você. Não descanse. Corra atrás, ligue, mande e-mail, acompanhe as redes sociais, anuncie, bata na porta…Não se abale com as negativas! A matemática está a seu favor. Se a cada 10 contatos só uma pessoa comprar; faça 300 contatos e você poderá vender 30.

Realmente não existe trabalho mais difícil que vender. Não dá pra enrolar, vendeu ou não vendeu. Mas quando você começa a ficar boa nisso, toma gosto pela coisa. Cada negócio fechado te dá uma felicidade e depois quando o negócio engrena, os clientes começam a voltar e você vai ficar orgulhosa de você mesma.

#8 Pense diferente – Reinvente seus produtos e a forma como são vendidos. Não se limite a fazer o que todos estão fazendo. Tente coisas novas. Agrupe produtos diferentes em combos temáticos, ofereça um serviço premium, venda para um público mais diverso, faça promoções divertidas etc.

#9 Venda para outras empresas – Vender para outras empresas ( negócios B2B) pode ser uma boa opção para ganhar mais. Preste atenção nas margens de lucro e nos prazos definidos. Faça sempre um contrato por escrito.

Negociar com empresas muito maiores do que a sua pode ser difícil e requer experiência; comece por empresas pequenas e médias próximas a você.

#10 Simplifique o pagamento – Facilite a vida de quem compra de você. Torne a compra rápida, fácil e prazeroza. Não exija cadastros desnecessários, elimine filas e burocracias do gênero.

Seja agradável e ofereça formas adequadas de pagamento. Nunca utilize contratos que mantenham o cliente à força. E não faça cobranças desleais ou ilegais.

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Envie um e-mail para mim: maria@maesempreendedoras.net.br

Sobre a autora

Maria Cristina Bernardo

 

Mãe do Guilherme, do João e da Júlia. Pedagoga, Especialista em Sustentabilidade e Gestão de Pessoas, Blogueira . Mãe empreendedora que vem enfrentando há 9 anos todos os desafios de trabalhar em casa.

 

Fonte de imagens: Google

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