15 ideias de negócios para mães que querem trabalhar em casa

Procurando um jeito novo de ganhar dinheiro e montar seu negócio em casa? Nesse artigo você vai encontrar uma lista com 15 ideias de negócios que você pode começar desenvolvendo seu trabalho em casa sem gastar muito dinheiro.

Você precisará ser determinada, fazer um bom planejamento (eu posso te ajudar com a consultoria Oficina de Ideias) e trabalhar bastante. Mas a recompensa pode ser incrível se você topar a aventura de se tornar uma mãe empreendedora.

15 ideias de negócio para mães empreendedoras

  1. Manutenção e limpeza domiciliar

A recente mudança da legislação encareceu e complicou a contratação de empregados domésticos, mas também criou oportunidades para empreendedoras que agenciam diaristas ou oferecem serviços especiais como a faxina express executada por mais de um profissional com duração entre 2 e 4 horas para residências e escritórios. Serviços como pintura, pequenos consertos e restauração de móveis também podem ser comercializados neste modelo.

  1. Brechó de roupas e brinquedos usados

Toda mãe de filhos pequenos já se desesperou com a quantidade de roupas e brinquedos que as crianças precisam e com a rapidez que eles precisam ser substituídos. A internet pode ser uma boa ferramenta para fazer uma grana extra ou criar uma nova ocupação. Sites de venda de artigos usados e grupos especializados em redes sociais como o Facebook podem ser um bom ponto de partida. Suas amigas que também são mães e o grupo de Whatsapp da escola do seu filho podem ser suas primeiras clientes e fornecedoras.

  1. Secretária-remota

Advogados, vendedores, médicos e muitos profissionais que trabalham por conta própria precisam de ajuda para organizar suas agendas e intermediar o contato com os clientes. Tudo o que você vai precisar é de um computador e um telefone. É uma relação onde todos ganham. Seus clientes terão a vantagem de não assumir os encargos de um funcionário e você poderá atender vários clientes ao mesmo tempo.

  1. Paisagismo e jardinagem

Flores e jardins são a paixão de muitas pessoas, mas exigem um conhecimento e dedicação para que não se transformem em fonte de stress e frustração.Saber criar um belo jardim, escolher as plantas certas para apartamentos sem muito sol e os cuidados necessários para mantê-las são habilidades que podem se tornar uma carreira muito charmosa. Cuidar das plantas de pessoas que viajam também pode ser uma oportunidade.

  1. Kit presentes

Sim, são elas mesmas. As boas e velhas cestas. Apesar de não serem nenhuma novidade com uma boa dose de criatividade e talento de vendedora você pode dar uma modernizada nestas velhas conhecidas e fazer quase tudo com elas. Parentes, amigas, namorados, mães de primeira viagem, colegas de trabalho… Quem não gosta de receber um presente feito com carinho e imaginação. O segredo é sair do lugar comum e criar novos temas e combinações. Rock n Roll, Sexy, Riponga, Aromaterapia, Vegana… Não tem limite para a criatividade!

  1. Design gráfico

Designers e pessoas com aptidão para as artes visuais podem se dar muito bem no mercado online. Há muita demanda para a criação de sites e logotipos, edição de fotos, produção de material gráfico como cartões e panfletos etc. Uma boa ideia é oferecer esses serviços como uma agência online ou mesmo como freelancer.

  1. Aulas de dança

Se você tem a dança como paixão, gosta de ensinar e se dá bem para lidar com o público, seu futuro pode estar na carreira de instrutora de dança. As oportunidades para você são quase infinitas. Samba, Sertanejo, Tango, Zumba… há aulas de quase tudo. E você pode dar aulas particulares ou em grupos; na sua casa, no seu condomínio, na casa dos clientes em academias, praias e praças.  Especializar-se em uma faixa etária como idosos ou crianças também pode ajudar na divulgação.

  1. Assessoria jurídica

Advogadas podem usar a internet para conseguir novos clientes e se comunicar com eles. Quando surgir a necessidade de uma conversa pessoal você poderá utilizar os serviços de diversos escritórios de co-working que cobram um pequeno valor por hora de uso ou escolher uma cafeteria bem bonita e sossegada para o encontro.

  1. Cuidadores de idosos

Muitas pessoas idosas precisam de cuidados e acompanhamentos especiais. Casas de repouso são opções caras e que não atendem as necessidades de muitas famílias. Profissionais de saúde como enfermeiras e fisioterapeutas ou pessoas om treinamento adequado podem atuar neste segmento. Você pode agenciar outros profissionais, acompanhá-los em passeios e atividades do dia-dia ou recebê-los em sua própria casa durante um período do dia. Nunca é demais lembrar que este é um trabalho que exige muita responsabilidade e amor ao próximo.

  1. Spa & Estética

Cuidados com a beleza e com o bem estar são itens de primeira necessidade de muitas mulheres. O preço alto de salões e clínicas de estética e a dificuldade de se encontar bons profissionais possibilitou o nascimento de muitas empreendedoras. São manicures, cabeleireiras, maquiadoras, massagistas e terapeutas que atuam na sua própria casa ou onde suas clientes precisarem de seus serviços.

  1. Educação Musical

Canto, violão, guitarra, bateria… Podemos aprender muito com os instrutores de música. Aulas de musicalização para crianças também são muito procuradas. Muitas de nossas cidades não possuem escolas de música e aquelas que oferecem alguma opção podem ser distantes ou caras demais para algumas pessoas.

  1. Decoração e organização

Os inúmeros programas de televisão e blogs que falam de decoração e organização de ambientes demostram que há muito interesse neste tema. Auxiliar na realização de pequenas reformas, na seleção de móveis e na organização de armários e cômodos são serviços muito procurados e podem ser realizados em qualquer cidade com pouquíssimo investimento por parte a empreendedora.

       13. Gastronomia

Se você domina as panelas e o fogão e não tem medo de trabalho a gastronomia pode ser uma ótima fonte de renda. A realização de jantares, aulas de culinária, degustação de vinhos e cervejas, venda por encomenda e muitas outras oportunidades existem para você. A realização de festas, piqueniques e outros eventos gastronômicos também são atividades que uma boa chef pode transformar em negócio.

  1. Cuidadores de animais

Essa é uma opção bem legal para aquelas que são loucas por animais. Criar um hotelzinho para bichinhos em casa. Quando os donos precisarem se ausentar você pode cuidar dos bichinhos deles e há também espaços parecidos com parques de diversão com brinquedos e tudo mais. Você pode oferecer o serviço direto aos donos ou fazer parcerias com hotéis, academias e outros estabelecimentos.

  1. Digitalização e organização de documentos

Empresas, profissionais e muitas famílias são atormentadas com uma quantidade absurda de documentos que precisamos guardar e localizar. O espaço é muito caro em muitos lugares e a perda de um documento importante pode trazer muita dor de cabeça e prejuízo. Por isso, muitas empreendedoras se especializaram na organização, digitalização e guarda de documentos.

Gostou do artigo? Está precisando de ajuda para começar seu negócio? Quer ajuda para divulgar sua empresa? Conheça as soluções para as Mães Empreendedoras:

Cursos para Mães Empreendedoras 

Envie um e-mail para mim: maria@maesempreendedoras.net.br

Sobre a autora

Maria Cristina Bernardo

 

Mãe do Guilherme, do João e da Júlia. Pedagoga, Especialista em Sustentabilidade e Gestão de Pessoas, Blogueira . Mãe empreendedora que vem enfrentando há 9 anos todos os desafios de trabalhar em casa.

 

Fonte de imagens: Google

Clique aqui e receba dicas e conteúdos pra te ajudar com seu negócio e ainda conheça nossas empresas parceiras do Clube Mães Empreendedoras.

Anúncios

6 comentários em “15 ideias de negócios para mães que querem trabalhar em casa

O que você achou? Deixe seu comentário aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s