8 perguntas para organizar a sua casa e desapegar de vez

A organização da casa é sem dúvida uma das grandes dificuldades das mães empreendedoras. Principalmente quando você trabalha em casa e tem que se dividir nas atividades do negócio e da rotina da casa.

Para se organizar não tem jeito, a gente tem que se livrar daquilo que não usa. Eu mesma acabei de passar por uma super arrumação por aqui. Imagina só trabalhando no meu mom office, em um apartamento pequeno e com dois filhos!! Tenho mesmo que me organizar. Fora que organizar é sempre uma forma de se renovar. Por isso, pesquisei técnicas para arrumar e manter a casa e a vida mais organizada.

E o verbo da vez é desapegar!Só quando a gente se livra do que não gosta ou não está mais em uso é que conseguimos colocar tudo em ordem. Evitamos bagunça, desperdício de tempo e de dinheiro. E tudo isso colabora para a nossa produtividade diária.

Uma dica boa é usar alguns livros para te ajudar. Tem dois que gosto muito e são super recomendados. O livro A Mágica da Arrumação, da japonesa Marie Kondo e o livro Vida Organizada da blogueira Thaís Coutinho. Eles têm dicas e técnicas práticas e muito úteis mesmo pra quem vive querendo se livrar da bagunça (eu!). Vale a pena a leitura!

magica da arrumaçãovida organizada

Como falei, o desapego é muito importante para essa organização. Uma prática chamada “declutter” mostra que se livrar do que não usamos nos ajuda a buscar uma vida mais simples e feliz. Com apenas 15 ou 20 minutos por dia e disciplina é possível eliminar o acúmulo da casa.  E você não precisa jogar tudo fora. Afinal, temos que pensar no planeta. Você pode vender, trocar, doar ou reciclar.

Para colocar em prática o desapego, você pode se fazer algumas perguntas e buscar ser bem sincera com você.  Conheça as oito perguntas fundamentais para você fazer a você mesma antes de começar a organização da sua casa:

1. Eu usei isso no último ano?

Se a resposta for não, é hora de desapegar.

2. Se eu fosse fazer compras agora, iria comprar isso?

Se você não compraria, não guarde.

3. Não jogo isso fora porque não quero desperdiçar dinheiro?

Pense nisso: você desperdiçou dinheiro ao comprar algo que não usa.

4. Estou guardando isso por valor sentimental?

Seja rigoroso e tenha uma caixa de recordações pequena para guardar alguns itens. Se preferir, tire uma foto das coisas que for jogar fora, assim que você pode guardar para sempre.

5. Eu tenho outro item com a mesma finalidade?

Se sim, então se livre de um deles.

6. Eu tenho um plano realista para usar isso?

Tenha um plano concreto e com prazo para usar o item. Se não usar dentro desse prazo definido, jogue fora.

7. Isso me serve? Combina com a minha casa?

Pense bem sobre o que manter – o seu espaço é sagrado. Você pode amar as peças, mas se a roupa não serve mais ou o item só ocupa espaço, desapegue.

8. Se eu consertar esse item quebrado, vou usar?

Conserte agora. Ou se não consertar nas próximas duas semanas, jogue fora. Durante o processo, pode aparecer um bloqueio sobre o desapego, e isso é normal. Mantenha o foco e aproveite esse novo hábito que, com a prática, fica cada vez mais fácil de executar.

Gostou do artigo? Está precisando de ajuda para começar seu negócio? Quer ajuda para divulgar sua empresa? Conheça as soluções para as Mães Empreendedoras:

Cursos para Mães Empreendedoras 

Envie um e-mail para mim: maria@maesempreendedoras.net.br

Sobre a autora

Maria Cristina Bernardo

 

Mãe do Guilherme, do João e da Júlia. Pedagoga, Especialista em Sustentabilidade e Gestão de Pessoas, Blogueira . Mãe empreendedora que vem enfrentando há 9 anos todos os desafios de trabalhar em casa.

 

Fonte de imagens: Google

Clique aqui e receba dicas e conteúdos pra te ajudar com seu negócio e ainda conheça nossas empresas parceiras do Clube Mães Empreendedoras.

Anúncios

2 comentários em “8 perguntas para organizar a sua casa e desapegar de vez

O que você achou? Deixe seu comentário aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s