6 passos para definir seu nicho de mercado

Você sabe qual é o seu nicho de mercado?

Essa é uma pergunta nem sempre fácil de responder. No começo, como mães empreendedoras, muitas vezes temos medo de definir um nicho. Essa é inclusive uma dificuldade que soluciono junto com as participantes na Oficina de Ideias. Muitas empreendedoras pensam: mas será que assim eu não vou perder clientes? Mas acredite, a resposta é não.

Escolher um nicho vai ser muito importante para o seu planejamento e para toda a sua estratégia de comunicação e marketing. Nenhuma empresa consegue vender pra todo mundo. Quem tenta vender pra todo mundo, não vende pra ninguém.

Existem dois mercados básicos para os quais você pode vender: consumidores e as empresas. Por exemplo, se você está vendendo roupas infantis a partir de uma loja virtual, seu mercado-alvo são os consumidores diretos e você tem um negócio “B2C” (business to consumer). Já se você estiver vendendo roupas para que sejam revendidas por outras lojas, o seu mercado- alvo são as empresas e você tem um negócio “B2B” (business to business). Em alguns casos você pode vender para os dois mercados.

Sabendo já pra que mercado você quer vender, precisa então escolher um nicho.  Nicho é a fatia de mercado que você quer atingir. Essa fatia vai ter características próprias e bem definidas.

A criação de um nicho é a chave para o sucesso de muitas grandes empresas. A Cacau Show e a Kopenhagen por exemplo. Ambas vendem chocolates, mas com nichos diferentes: a Cacau Show atende um mercado mais popular e a Kopenhagen um mercado de luxo.

Muitas pessoas falam em achar o seu nicho. Mas isso pode fazer você cair num grande erro, afinal não se trata de encontrar algo que está escondido ou um tesouro. A boa notícia é que bons nichos podem ser criados e quanto mais foco você tiver no seu negócio melhor. 

Para criar  o seu nicho você pode seguir algumas etapas que vão te ajudar muito.

Conheça agora os 6 passos para definir o seu nicho de mercado:

Passo 1-  Seja específica

Com quem você quer fazer negócio? Seja o mais específica que puder. Identifique os locais e quais empresas e clientes você gostaria que seu negócio alcançasse. Se você ainda não sabe com quem quer fazer negócio, você não vai ter como entrar em contato com esse cliente.

Atualmente a tendência é explorar pequenos nichos.  Dizer que seu público são mulheres não é específico o suficiente. Você precisa definir por exemplo “mulheres entre 25 e 34 anos, da classe C, que morem na região Sudeste e que tenham filhos pequenos”.

Passo 2- Tenha foco

Você não pode vender tudo pra todo mundo e precisa ter foco. Se você vende roupas femininas no varejo isso não é seu nicho, mas sim seu segmento de mercado. Seu nicho pode ser “roupas de festa para mulheres”.

Passo 3- Descubra o que o cliente precisa

Um negócio de sucesso tem uma regra de ouro: Faça para os outros o que eles gostariam de fazer por eles próprios. Não faça pra você. Faça pensando em pra quem você quer vender.

Quando você olha o mundo da perspectiva do cliente você pode identificar o que ele deseja ou precisa. A melhor forma é conversar com os clientes e descobrir seus maiores interesses.

Passo 4- Analise seu nicho

É importante fazer uma análise e se perguntar:

Esse nicho é compatível com meus objetivos pessoais e profissionais?

Existe alguém interessado em pagar pelo que estou oferecendo?

Sou exclusivo?

Posso gerar diferentes formas de ganhar dinheiro atuando com esse nicho?

Passo 5- Defina os produtos

Depois da análise, aqui você deve definir mais detalhes dos produtos que quer oferecer.

Passo  6- Teste sua ideia

Agora é hora de testar! Deixe que as pessoas tenham a oportunidade de comprar e usar seus produtos ou serviços. Distribua amostras, faça um pré-lançamento. Pergunte o que os clientes acharam.

Com essas informações ajuste o rumo, mude o que for necessário e destaque o que seu negócio tem de melhor.

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Sobre a autora

Maria Cristina Bernardo

 

Mãe do Guilherme, do João e da Júlia. Pedagoga, Especialista em Sustentabilidade e Gestão de Pessoas, Blogueira . Mãe empreendedora que vem enfrentando há 9 anos todos os desafios de trabalhar em casa.

 

Fonte de imagens: Google

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