Aprenda a criar metas inteligentes para seu negócio

Você está sempre ouvindo sobre a importância de criar metas para seu negócio, não é?  Eu falo disso sempre com minhas alunas na Oficina de Ideias, porque sem metas não sabemos aonde queremos chegar. Neste artigo você vai aprender o que são metas e como construir metas inteligentes para seu negócio.

As metas são os pequenos objetivos que traçamos para acompanhar a evolução do nosso negócio. Elas servem pra guiar nossas ações e tarefas no dia-a -diaPorque existe uma diferença grande entre trabalhar, trabalhar e ver aonde chega e definir aonde se quer chegar e trabalhar para isso.

Com metas estabelecidas fica mais fácil concentrarmos nossas atividades no que realmente importa e isso ajuda também em um dos grandes desafios das mães empreendedoras, que é a gestão do tempo. Outro ponto importante é que fica mais fácil perceber quando o negócio não está indo bem e também comemorar as suas conquistas. Como é boa a sensação quando estamos alcançando nossos objetivos e nosso trabalho está rendendo frutos, não é mesmo?

Você deve definir metas para cada área da sua empresa. Você vai ter metas de marketing, metas financeiras, metas de vendas. As metas são super importantes para você definir como vai se comunicar com seu cliente, por exemplo. Não importa o tamanho do seu negócio ou a área em que você empreende.  Por isso, nem pense em parar de ler o artigo aqui pensando que não é pra você ;)

Um pequeno negócio de produção de brigadeiros, por exemplo, precisa definir as metas de quantas unidades de doces pretende produzir e vender em um mês, de quantas ligações de orçamento pretende receber, de quantos clientes quer atender, do quanto pretende faturar. Assim, você vai focar no que precisa fazer para alcançar esses objetivos.

Mas para criar metas eficientes para seu negócio, é preciso que elas sejam inteligentes. Uma meta inteligente, ou SMART, é aquela que segue 5 pontos que vou detalhar pra você a seguir:

Meta

1 – Específica (Specific)

Especificar uma meta significa saber detalhes, para que ela fique bem clara. Para bater uma meta você precisa saber o que é esperado, o porquê da sua existência (seu propósito, sua finalidade), quem são os envolvidos, o que precisa para alcançá-la.

2 – Mensurável (Measurable)

O que não se mede não se controla. Ou seja, se sua meta não puder ser medida você não vai saber como alcançá-la e não vai poder controlar os resultados como empreendedora.

Em vez de ter como meta  “atingir mais clientes”, você deve definir uma meta que pode ser medida claramente como “aumentar em 30% o número de clientes que chegam ao carrinho na minha loja virtual”.

3 – Atingível (Attainable)

De nada adianta uma meta tão alta que é impossível de ser alcançada, porque se torna inútil. Também não é eficiente uma tão baixa que não vai exigir nada de você e vai trazer uma falsa sensação de dever cumprido. Evite o difícil e o fácil demais!

Procure uma meta que seja atingível, realista, mas que também exija um esforço e seja um avanço para seu negócio. Isso inclusive ajuda a ser manter estimulada em seguir em frente e não se acomodar.

4 – Relevante (Relevant)

Uma boa meta é aquela que vai ajudar no desenvolvimento da sua empresa, que é relevante, ou seja, aquela que representa um passo a mais para seu negócio.

Alguns pontos para saber se sua meta é mesmo relevante: impacto em quanto você vai faturar, no número de clientes e vendas, se é adequada para o momento do seu negócio e se faz sentido em conjunto com as outras que você definiu.

5 – Temporal (Time-bound)

Metas são passos intermediários no planejamento, então se você não organizá-las por tempo, com certeza o seu planejamento final será  prejudicado.

 “Uma tarefa sem prazo é uma tarefa que nunca será feita”!

Para ser produtiva na sua rotina diária, suas metas precisam ter um tempo definido para serem alcançadas e você deve se organizar para saber quais os passos que precisa dar para conquistá-las.

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Sobre a autora

Maria Cristina Bernardo

 

Mãe do Guilherme, do João e da Júlia. Pedagoga, Especialista em Sustentabilidade e Gestão de Pessoas, Blogueira . Mãe empreendedora que vem enfrentando há 9 anos todos os desafios de trabalhar em casa.

 

Fonte de imagens: Google

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