Dividir as tarefas em casa faz bem pra toda a família

A divisão de tarefas na família impacta diretamente na vida das mães empreendedoras. Montar um negócio em casa envolve se organizar para empreender ao mesmo tempo em que dá conta da rotina dos filhos e da casa. Nesse ponto, sem dúvida uma estrutura de apoio faz muita diferença.

Algumas mães empreendedoras contam com a ajuda das avós, de babás. Mas muitas estão grande parte do tempo sozinhas. No entanto, cada dia mais os pais vêm participando ativamente da educação e cuidado dos filhos. Um benefício que se reflete na relação de todos e impacta muito positivamente na rotina de quem empreende em casa. Dividir as tarefas em casa faz bem pra toda a família.

Em matéria publicada  no portal M de Mulher,  foram levantados dados de uma pesquisa recente feita por pesquisadores da Universidade do Estado da Georgia, nos Estados Unidos, para investigar a relação entre os cuidados com os pequenos e o bem-estar emocional e sexual de casais. Os cientistas apresentaram o trabalho no 110o  Encontro Anual da Associação Sociológica Americana, que aconteceu entre os dias 22 e 25 de agosto de 2015, em Chicago.

No trabalho, os estudiosos avaliaram 487 casais heterossexuais, todos com filhos. Os participantes foram divididos em três grupos: no primeiro, as mulheres eram as responsáveis por todos ou pela maior parte dos cuidados com as crianças; no segundo, os homens eram encarregados de tomar conta dos pequenos; e, na última turma, as tarefas eram bem divididas.

Os cuidados com as crianças também foram separados em três categorias: atenção física e emocional para com o filho, interação com a criança e supervisão/monitoramento. A relação do casal foi analisada de acordo com o grau de satisfação de ambos frente ao relacionamento e à periodicidade com que entravam em conflito. A frequência com que tinham relações sexuais e como se sentiam em relação a isso também foi levada em conta.

Os resultados apontaram que, nas relações em que os homens tomavam a frente dos cuidados com o filho e naquelas em que pai e mãe se dividiam, o grau de felicidade de ambos os sexos com o relacionamento e até a vida sexual era maior. Já nos casos em que a mulher era responsável por no mínimo 60% das tarefas e obrigações para com a criança, os relatos de insatisfação eram mais frequentes.

“Concluímos que ser um pai presente é muito importante para os homens. Caso contrário, nós não veríamos um nível tão grande de satisfação. Essa pesquisa mostra que dividir os cuidados com os filhos com um parceiro faz bem para os dois sexos”, afirmou Daniel Carlson, líder do estudo americano.

Para as crianças o resultado também é positivo. Os pesquisadores pretendem continuar a pesquisa descobrindo mais claramente os motivos por trás desse aumento de satisfação. Mas acho que a gente já consegue imaginar por que, não é?

Gostou do artigo? Está precisando de ajuda para começar seu negócio? Quer ajuda para divulgar sua empresa? Conheça as soluções para as Mães Empreendedoras:

Cursos para Mães Empreendedoras 

Envie um e-mail para mim: maria@maesempreendedoras.net.br

Sobre a autora

Maria Cristina Bernardo

 

Mãe do Guilherme, do João e da Júlia. Pedagoga, Especialista em Sustentabilidade e Gestão de Pessoas, Blogueira . Mãe empreendedora que vem enfrentando há 9 anos todos os desafios de trabalhar em casa.

 

Fonte de imagens: Google

Clique aqui e receba dicas e conteúdos pra te ajudar com seu negócio e ainda conheça nossas empresas parceiras do Clube Mães Empreendedoras.

Anúncios

O que você achou? Deixe seu comentário aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s