Empreendedora ou chefe de si mesma?

Quando estamos começando um negócio, com a cabeça cheia de dúvidas, pensamos em criar algo que seja positivo para nossas vidas, com mais significado pessoal. Pensamos em fazer o que amamos, em uma rotina diferente da que vivenciamos em nossos empregos e que nos possibilite ter maior realização pessoal.

Já pensou que ótimo executar um trabalho sem os inconvenientes da rotina de uma empresa, do chefe e do crachá? Esse é o sonho de muitas pessoas que resolvem montar um negócio.  Só que com o passar do tempo e pensando assim, acabam se frustrando porque na intenção de não ter mais chefe, caem em um armadilha e acabam se tornando chefes de si mesmas. Vou te explicar melhor o que quero dizer com isso.

A chefe de si mesma é aquela que começa um negócio por paixão, pensando na liberdade e em tudo que sempre quis fazer na empresa e não podia. Sua empresa tem um caráter técnico, ela se esforça em executar com perfeição. Seu foco é no produto.

Essa atitude acaba tornando seu negócio muito personificado e cheio de tarefas. Não pode deixar de trabalhar nenhum dia, acumula todas as funções, resolve tudo. E se trabalha em casa então, o que era pra ser uma libertação, acaba se transformando em um pesadelo porque não ganha o suficiente, trabalha muito e é extremamente crítica e exigente consigo mesma. A chefe de si mesma não tem um negócio, ela tem o pior emprego do mundo!

Mas se você realmente quer ser empreendedora é preciso mudar a perspectiva. Empreendedora é aquela que vai enxergar sua empresa como um todo. Seu foco não está no produto, mas no negócio em si.  

Pensa em como acontece o modelo de negócio, faz seu planejamento e mesmo que no primeiro momento saiba que vai ter que executar todas as funções, organiza sua estrutura para que daqui a um tempo outras pessoas possam estar executando essas tarefas. Define estratégias, cria metas, o que tem que ser feito e com que objetivo.  A empreendedora tem uma visão de futuro.

E aquela ideia de liberdade e realização vai acontecendo pra valer. Não que isso vá acontecer de uma hora pra outra ou sem esforço, muito pelo contrário. Mas de um jeito diferente.Você não vai ter apenas um produto bem feito, mas um negócio bem feito.  E isso faz toda a diferença!

Ser empreendedora permite que aquilo que você está criando vá além de você mesma, que sua ideia, seu negócio deixe um legado de verdade.

E você? Quer ser empreendedora ou apenas chefe de si mesma?

Reflita e faça sua escolha!

Gostou do artigo? Está precisando de ajuda para começar seu negócio? Quer ajuda para divulgar sua empresa? Conheça as soluções para as Mães Empreendedoras:

Cursos para Mães Empreendedoras 

Envie um e-mail para mim: maria@maesempreendedoras.net.br

Sobre a autora

Maria Cristina Bernardo

 

Mãe do Guilherme, do João e da Júlia. Pedagoga, Especialista em Sustentabilidade e Gestão de Pessoas, Blogueira . Mãe empreendedora que vem enfrentando há 9 anos todos os desafios de trabalhar em casa.

 

Fonte de imagens: Google

Clique aqui e receba dicas e conteúdos pra te ajudar com seu negócio e ainda conheça nossas empresas parceiras do Clube Mães Empreendedoras.

Anúncios

5 thoughts on “Empreendedora ou chefe de si mesma?

  1. Puxa… Será esse o motivo de não ter conseguido progredir então?! Gostaria de fazer do artesanato meu empreendimento, mas meu perfeccionismo me atrasa, me poda, cada vez que pego uma encomenda desisto um pouco… Muito bom texto… Agora vou refletir muito. Onde posso ler mais sobre o assunto.
    Muito obrigada!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Renata. Que bom que o texto está te ajudando a fazer essa reflexão. Para empreender é importante buscar ter essa visão do todo, do futuro e não se prender apenas nas tarefas do dia-a-dia do negócio. Continue acompanhando a Mães Empreendedoras por aqui. Beijos,

      Curtir

O que você achou? Deixe seu comentário aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s