A maternidade é tudo e mais um pouco

maternidade é tudo mães empreendedoras

Eu sou jornalista e escritora, trabalho com textos, matérias, crônicas, ficção e não ficção, reportagem, perfil, há 10 anos. Nesse tempo escrevi sobre muitos assuntos, durante parte desse tempo trabalhei em jornal impresso e vivia uma rotina diária de falar sobre temas que não tinha tanta familiaridade e que exigiam empenho para discorrer sobre eles. Então, há 3 anos, virei mãe e a chegada da minha pequena fez uma pequena revolução na minha vida. Entre elas está o fato de hoje, escrever principalmente sobre maternidade. Foi então que percebi que falar sobre maternidade é falar sobre tudo.

A maternidade está presente em todos os outros assuntos do mundo. Não estou exagerando, quer ver? Se falarmos de economia, vamos falar de orçamento familiar, escolas, roupas e chegamos a maternidade. Se falarmos de política, vamos falar de creches, licença maternidade, direitos das mães, etc. Se falarmos de empreendedorismo vamos falar de mães empreendedoras, claro! Se falarmos de saúde, vamos falar do parto, de alimentação saudável, tudo passando pela mesma figura: a mãe.

Percebem que as mães carregam em si o poder de interferir enormemente em todas as áreas? Sem falar do poder de educar uma geração que pode transformar o mundo ou terminar de acabar com ele. Tudo isso é falar sobre maternidade.

O que acontece é que dificilmente enxergamos isso no dia a dia porque o cotidiano da maternidade não é glamouroso. Se você é mãe, sabe do que estou falando. Sabe das noites sem dormir, da raiva em repetir o mesmo pedido ao seu filho inúmeras vezes, a vergonha de viver uma crise de birra em público. Esse dia a dia desgastante, muitas vezes deixa a visão da nossa responsabilidade nublada. E ainda para piorar, quando chega o dia das mães vivemos uma enxurrada de frases prontas que não ajudam em nada nossas aflições reais.

Mas eu gosto de todos os dias lembrar dessa importância silenciosa e poderosa que temos em mãos. Essa transformação verdadeira e sutil, que podemos promover. Gosto de pensar que nossos pequenos podem ser futuros líderes, cientistas, políticos decisivos para um amanhã incrível. Gosto de pensar em como cada dia posso estar marcando a vida de uma pequena menina que está ali em volta de mim enquanto faço almoço.

Ser mãe, viver e construir uma maternidade significativa não é tarefa fácil, mas acredito firmemente que nada é por acaso. Se você é mãe, se está criando um ou mais  filhos nesse mundo caótico que vivemos, é porque você é especial e pode fazer a diferença para eles e para o mundo.

Vamos falar sobre maternidade? Sim! Muito! Porque maternidade é tudo e mais um pouco e o mundo anda precisando de mães que falem, pensem e vivam a maternidade com serenidade e coragem. Mães que se apoiem e floresçam. Vamos fazer isso juntas?

grace barbosa mães empreendedoras

Grace I. Barbosa é mãe da Julia, jornalista, escritora, editora da Mãezíssima e colunista convidada Mães Empreendedoras.

Fonte de imagens: Google

Editora: Maria Cristina Bernardo

Gostou do artigo? Está precisando de ajuda para começar seu negócio? Quer ajuda para divulgar sua empresa? Conheça as soluções para as Mães Empreendedoras:

Cursos para Mães Empreendedoras 

Envie um e-mail para mim: maria@maesempreendedoras.net.br

Fonte de imagens: Google

Clique aqui e receba dicas e conteúdos pra te ajudar com seu negócio e ainda conheça nossas empresas parceiras do Clube Mães Empreendedoras.

Anúncios

O que você achou? Deixe seu comentário aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s