Aprenda a fazer o Canvas do seu negócio

bmg

Você já deve ter ouvido falar em Canvas, certo? Mas você sabe mesmo como essa ferramenta funciona e como deve utilizá-la?

Tenho percebido que muitas empreendedoras apresentam dúvidas quando o assunto é planejar seus negócios. Para planejar um negócio temos  que pensar em qual será o nosso diferencial, o público que queremos atingir e como vamos estruturar essa ideia para virar um negócio de verdade, construir um modelo e pensar nas estratégias.

O Canvas é uma das ferramentas que mais vem sendo utilizada para planejamento. A metodologia foi apresentada no livro Business Model Generation, de Alex Osterwalder e Yves Pigneur. Ele é uma espécie de modelo de negócios simplificado.

Modelo de negócios é como sua empresa cria, entrega e captura valor. Ou seja, como sua empresa resolve um problema para o cliente e como e quanto irá cobrar desse cliente.

O Canvas é então um painel que vai permitir você enxergar seu negócio como um todo. Ele não substitui totalmente o plano de negócios mais completo, mas é uma ferramenta mais fácil de ser utilizada no dia-a-dia e para negócios que estão começando. Principalmente na fase de tirar a ideia do papel. Mas é importante ficar claro que só fazer um Canvas não basta.

Você precisa pensar em como realizar esses pontos, quais estratégias usar de acordo com a realidade do seu mercado, sua capacidade de investimento, a estrutura que você tem disponível. Pra te ajudar nisso, desenvolvi um programa chamado Oficina de Ideias que você pode conhecer clicando aqui.

Agora que você conhece mais sobre pra que serve o Canvas é hora de aprender como utilizar.

Canvas Mães Empreendedoras
Business Model Canvas (clique na imagem para ampliar)

Primeiro, é importante saber que há uma sequência para preencher o quadro. O lado direito do Canvas mostra as partes mais emocionais e visíveis aos clientes. O lado esquerdo mostra a parte mais objetiva e interna da empresa.

O primeiro passo é definir a proposta de valor, tarefa que nem sempre é fácil. Porque pra inovar temos que romper um pouco com o modelo sempre igual, pensar na solução ideal para os clientes  e achar nosso diferencial. Em seguida a definição do segmento de clientes, outro ponto muito importante do seu quadro. São os problemas e necessidades dos clientes que devem orientar sua proposta de valor. A partir daí, devemos seguir para os outros pontos.

 Canvas Mães Empreendedoras

Agora, pra te ajudar a fazer o Canvas do seu negócio, vou te ensinar algumas perguntas-chave para cada uma das janelas do seu quadro. 

Preste bastante atenção para respondê-las. Não faça com pressa. Imprima o quadro, use post-its para escrever. Concentre-se no que é principal para o seu negócio.

1. Proposta de Valor: Qual será o valor principal entregue para o segmento de clientes? Quais são os problemas e necessidades dos clientes que a empresa ajuda a resolver? Quais são os produtos e serviços que você vai oferecer?

2.Segmento de Clientes: Para quem está sendo criado valor? Quem são os clientes mais importantes?

3. Canais: Através de quais canais o segmento de clientes será alcançado?

4. Relacionamento com Clientes: Como pretende se relacionar com os clientes? Que tipos de relacionamentos o segmento de clientes espera da empresa?

5. Receitas: Quais são as fontes de receita do seu modelo de negócios?

6. Recursos principais: Que recursos são essenciais para a realização da sua proposta de valor?

7. Atividades principais: Que atividades são essenciais para a realização da sua proposta de valor?

8. Parceiros principais: Quem são os parceiros-chave? Quem são os fornecedores-chave?

9. Estrutura de Custos: Quais são os custos mais importantes do modelo de negócios?

Desenvolva suas ideias e faça acontecer. Mãos à obra.

Gostou do artigo? Está precisando de ajuda para começar seu negócio? Quer ajuda para divulgar sua empresa? Conheça as soluções para as Mães Empreendedoras:

Cursos para Mães Empreendedoras 

Envie um e-mail para mim: maria@maesempreendedoras.net.br

Sobre a autora

Maria Cristina Bernardo

 

Mãe do Guilherme, do João e da Júlia. Pedagoga, Especialista em Sustentabilidade e Gestão de Pessoas, Blogueira . Mãe empreendedora que vem enfrentando há 9 anos todos os desafios de trabalhar em casa.

 

Fonte de imagens: Google

Clique aqui e receba dicas e conteúdos pra te ajudar com seu negócio e ainda conheça nossas empresas parceiras do Clube Mães Empreendedoras.

Anúncios

O que você achou? Deixe seu comentário aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s