3 atitudes básicas para fazer uma boa parceria

Boas parcerias podem fazer muita diferença na vida das empreendedoras, abrindo mais possibilidades para o negócio.  É muito importante se relacionar com outras pessoas que complementem suas ações e agreguem valor ao seu negócio.

A parceria é uma forma de colaboração mútua, onde os parceiros buscam realizar um objetivo em comum com atividades específicas. A parceria é uma troca.

O bom é que uma parceria de trabalho muitas vezes se torna alguém com quem você pode dividir ideias e opiniões, te ajudando a ter mais inspiração e tomar algumas decisões no planejamento do seu negócio. Para empreendedoras que trabalham em casa é uma forma também de não se sentirem sozinhas.

Você pode estabelecer uma parceria temporária, para uma ação ou projeto específico, ou mais estruturada para atender uma área do seu negócio. Por exemplo, ter uma parceria de marketing que vai te ajudar a trabalhar a comunicação da sua empresa pode também te ajudar a explorar novos mercados.

Mas para a gente fazer uma boa parceria acho muito importante destacar 3 atitudes básicas:

1-Feche uma parceria com propósito

Boas parcerias têm propósitos comuns. Procure pessoas e negócios que tenham a ver com seus princípios e valores. De nada adianta estabelecer uma parceria com alguém com quem não nos identificamos ou pior com alguém que age de um jeito que não aprovamos. Pode ser que no início fique tudo bem, mas ao longo do tempo a relação vai se desgastar e vai ficar cada vez mais difícil fazer uma boa troca com seu parceiro.

 2-Conheça você mesma

Saber o que você faz de melhor é importante para fechar uma parceria. Faça uma auto-análise do seu comportamento, das suas habilidades e competências. Assim, você vai saber como poderá contribuir com o outro.

Identifique também o que falta no seu negócio, quais os conhecimentos que precisam ser agregados. Dessa forma, você vai saber o que pode usar melhor desse contato com seu parceiro.

3-Não devolva o pote vazio

Sabe aquela história da nossa vó que diz que nunca devemos devolver o pote de doce vazio. É bem por aí. Se você recebeu de alguém um pote com um doce delicioso que você comeu no lanche, nada mais justo que devolver esse pote com uma fatia de bolo para o café.

É uma atitude em que os dois ganham, se sentem felizes e reconhecidos pelo outro. Como empreendedoras devemos buscar nunca devolver o pote vazio para as pessoas com as quais nos relacionamos. Nada de querer ganhos só pra você.

A parceria busca vantagem para os dois lados, os dois crescem. E não há nenhum mal nisso. A vantagem não precisa ser sempre financeira, mas algo que gere valor. Uma troca de contatos, de divulgação às vezes pode ser muito mais valiosa que dinheiro. O importante é que a gente combine com nosso parceiro de forma clara como essa relação vai acontecer.

Se praticar essas 3 atitudes, não tenha medo. Aproveite as boas parcerias e faça seu negócio crescer ainda mais!

Gostou do artigo? Está precisando de ajuda para começar seu negócio? Quer ajuda para divulgar sua empresa? Conheça as soluções para as Mães Empreendedoras:

Cursos para Mães Empreendedoras 

Envie um e-mail para mim: maria@maesempreendedoras.net.br

Sobre a autora

Maria Cristina Bernardo

 

Mãe do Guilherme, do João e da Júlia. Pedagoga, Especialista em Sustentabilidade e Gestão de Pessoas, Blogueira . Mãe empreendedora que vem enfrentando há 9 anos todos os desafios de trabalhar em casa.

 

Fonte de imagens: Google

Clique aqui e receba dicas e conteúdos pra te ajudar com seu negócio e ainda conheça nossas empresas parceiras do Clube Mães Empreendedoras.

Anúncios

O que você achou? Deixe seu comentário aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s